O PLANEJAMENTO ORÇAMENTARIO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO
Por: 497091 • 18/9/2022 • Seminário • 862 Palavras (4 Páginas) • 129 Visualizações
PLANEJAMENTO ORÇAMENTARIO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO
Aluna: Michely Teodoro Santo
Tutora Externa: Líria Angelica Silva Araújo
INTRODUÇÃO
O Planejamento Orçamentário é um dos alicerces para uma gestão empresarial solida e eficaz, onde tem como principal intuito antecipar resultados com base em variáveis pré-estabelecidas fazendo com que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir. Estas ‘antecipações’ devem ser as mais precisas e exatas possíveis, com base em informações solidas e resultados anteriores da empresa.
A correta utilização do planejamento orçamentário possibilita que a empresa otimize sua gestão financeira, visto trazer uma melhor visão e entendimento da situação econômica atual e futura do negócio.
Todavia, para execução do planejamento orçamentário, é necessário entender qual a necessidade de sua empresa. Com isso em mente, podemos por exemplo planejar a venda de serviços/produtos afim de garantir que não haja desencontro de caixa em uma situação desfavorável para a empresa, assim como planejar vendas futuras, custos de produção e capacidade para investimentos futuros, tudo alinhado a saúde financeira do negócio.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O preparo para situações adversas na gestão empresarial esta intrinsicamente ligada as previsões e antecipações simuladas através do plano orçamentário e financeiro.
[...]A incorporação do instrumento da simulação no planejamento financeiro e orçamentário é funda mental para o processo de avaliação final do plano orçamentário. Após o cálculo de todo o plano orçamentário, baseado nas premissas gerais e demais premissas assumidas, fazem-se as projeções das demonstrações financeiras e sua análise, procurando validar o plano orçamentário em relação aos objetivos e às metas decorrentes dos planejamentos estratégico e operacional. (PADOVEZE, 2010, P.261)
O plano orçamentário trás para a empresa, o estabelecimento de limites aceitáveis para variação futura de performance, ou seja, estabelece limites de variação futura de receitas e despesas, e determina se a mesma está em condições normais ou se é necessária uma atenção maior para com os indicadores.
Para Lunkes (2009), a tendência do “orçado” é ter um ciclo anual. Porém, dependendo do nicho de mercado da empresa, o planejamento orçamentário anual, pode ser um período muito longo. O objetivo desse orçamento é adicionar a cada final do período um novo orçamento de acordo com as necessidades da empresa.
Quando falamos em resultados, o planejamento orçamentário nos prepara para as variações que possam existir, afirmado por Passarelli (2003, p. 123), o controle orçamentário consiste em comparar os resultados orçados ou metas estabelecidas com os números reais apurados, com finalidade de aferir as variações, analisando as discrepâncias encontradas e adotando medidas para que a empresa possa, no mínimo, atingir o resultado planejado anteriormente.
Para que o plano orçamentário traga resultados satisfatórios para a empresa ao qual está sendo aplicado é necessário imprescindivelmente que também seja realizado o acompanhamento mensal dos resultados. Uma vez que esses resultados fujam do planejado através do plano, é necessário que uma nova análise de cenário seja realizada para adequação dos resultados esperados pela empresa e o acompanhamento do mesmo torne a ser realizado.
Ainda no que tange a elaboração do plano orçamentário, abaixo temos o fluxo básico;
[pic 1]
Figura 1 – Objetivos Básicos segundo ciclo administrativo
Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-orcamentario
Quando se tratando da análise de cenários, a mesma está também ligada a operação e objetivos da empresa, onde através de indicadores previamente identificados e com seus limites estabelecidos esses cenários são aprovados ou não, seguindo para o acompanhamento ou retornando a fase de elaboração do plano, respectivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com ênfase no peso das variações futuras, é considerado e determinado através do plano orçamentário um limite que será aceito, fazendo com que qualquer diferença abaixo ou acima do estabelecido possa ser considerado normal. Cada empresa deverá identificar seus respectivos indicadores e limites, para que não haja impacto na lucratividade caso os mesmos se mantenham nesses níveis estabelecidos.
...