O PLANO ORÇAMENTARIO: CONCEITO E ELABORAÇÃO
Por: Bianca Coutinho • 21/11/2016 • Artigo • 1.303 Palavras (6 Páginas) • 513 Visualizações
O PLANO ORÇAMENTARIO: CONCEITO E ELABORAÇÃO
MYLENA GONÇALVES MARQUES
RAIZA BALESTRERO
Resumo
O plano orçamentário se constitui de um planejamento estratégico de concordância com os objetivos da alta administração, de planos táticos dos grandes departamentos das organizações. Neste trabalho iremos falar sobre o plano orçamentário o conceito e as vantagens da elaboração do plano orçamentário. O planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. Assim conseguimos perceber que o planejamento orçamentário dá aos administradores a chance de conhecer seu estabelecimento e como ele chegou a esse saldo, o orçamento proporciona o trabalho em equipe, de certo que o gerente não terá a obrigação de fazer os diagnósticos sozinhos, ou ate mesmo tomar qualquer decisão por impulso, ele terá dados suficientes, para tomadas de decisões coerentes com o que pede o mercado no momento, ou seja, para saber quando, como e porque tomar tal decisão.
Palavras-chave: Planejamento. Objetivos. Orçamento.
INTRODUÇÃO
Verificamos que, mesmo com essa crise, as empresas que estão se sustentando no mercado hoje, o seu faturamento caiu muito, mas, como já têm um costume de planejamento conseguem perceber a importância de se fazer ajustes, seja no quadro de funcionários reduzindo-o, reduzindo os gastos, ou até mesmo reajustando as metas e planos já constituídos e esquematizados em outro período. Assim será possível chegar com mais rapidez ao seu objetivo que é o lucro.
Santos e Sanvicente conceituam planejamento dizendo:
“Planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro determinado, para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades”.
“No que se refere mais especificamente ao planejamento, a empresa deve contar com um procedimento sistemático regular, tanto quanto o permitam seus recursos, de coleta de informações sobre as condições do ambiente externo que a circunda. Essas informações não só permitem uma elaboração mais realista de planos como acionam medidas corretivas com maior rapidez do que se fossem comunicadas apenas pelos relatórios de controle orçamentário”.[1]
Não poderemos garantir que as empresas trabalham com um sistema base como o planejamento e controle à longo prazo, não será afetado com a crise, será sim da mesma forma ou ate mesmo mais que distintas empresas, mais a diferença é que ela ficará melhor organizada para fazer seus diagnósticos e tomar as decisões que serão mais admissíveis na ocasião. O planejamento permite que o gestor tenha uma visão no futuro, tomando as “rédeas” da empresa sabendo onde ele deve e quer chegar.
2 - PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Planejamento orçamentário é planejar com antecedência, olhando para o amanhã e ver quais as obrigações da empresa em relação às despesas, receitas, produção, matéria-prima, vendas, entre outros. É fazer uma prevenção e trabalhar para que isso aconteça. Planejamento orçamentário é também conhecido como planejamento financeiro.
Frezatti conceitua orçamento dizendo:
“Orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período e proporciona condições de avaliação do desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores”.[2]
Uma das propriedades marcantes do planejamento financeiro é a “administração com participação”, pois é uma forma de abranger todos os gerenciadores e encarregados de uma corporação a participar e interagir no processo de planejamento.
Welsch diz:
“A função de planejamento deve em termos de amplitude e intensidade de acordo com o nível da administração – a alta administração possui responsabilidade de planejamento muito mais amplas do que a administração inferior; apesar disso, cada nível deve ter responsabilidades de planejamento bem definidas”.[3]
3 – ELABORAÇÃO DO PLANO ORCAMENTARIO
Um orçamento é basicamente formado por um conjunto de valores individuais de cada unidade da empresa, envolvendo tanto decisões operacionais quanto financeiras e a implantação do sistema orçamentário muda muito de uma empresa para outra.
Welsch apud Lunkes, “destaca que o processo orçamentário exige da empresa um sistema de informação, com dados contábeis, históricos adequados e apropriados”.[4]
O objetivo principal do orçamento é o processo de formar e classificar objetivos para todas as áreas da empresa, para que todos trabalhem de forma que obtenham lucros.
Em linhas gerais, PADOVEZE traz os seguintes passos da execução do plano orçamentário:
1. Estabelecer a missão e os objetivos corporativos.
2. Estruturar as assunções ambientais; a partir destas, deter minar o fator limitante, normalmente vendas (é possível que em deter mi na dos empreendimentos o fator limitante seja a produção, tipo exploração de jazi das minerais etc.).
...