O PORTFÓLIO ANTROPOLOGIA
Por: Thiago Roberto Castro • 12/6/2019 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
THIAGO ROBERTO DE CASTRO
RA: 8039518
PORTFÓLIO 3° CICLO
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Antropologia, Ética e Cultura.
BATATAIS – SP.
2019
Descrição da atividade
Para a realização desta atividade, você deve assistir ao filme curta metragem Vida Maria (Márcio Ramos, 2006 – disponível em: Acesso em: 03 jul. 2018) e estudar a Unidade 5 do CRC. Em seguida, você deverá redigir um texto indicando as atitudes que poderiam ter sido tomadas pela personagem Maria José (do filme Vida Maria) para conseguir superar os desafios sociais e realizar os seus valores individuais mais nobres.
Referente ao curta-metragem “vida Maria”:
Maria José é uma menina tranquila e humilde que morava no sertão, todo dia ela pegava seu caderno e fazia caligrafia escrevendo seu nome. Mais sua mãe sempre gritava e interrompia, para fazer serviços domésticos ou serviços gerais do sertão. Maria José tinha um sonho que era aprender ler e escrever, mas sua mãe já tinha pensamento diferente, ela achava que sua filha teria o destino pronto como foi o dela e também estudar para ela não era o correto. Sua mãe tinha em mente que ela deveria passar o que ela tudo já passou e ser como ela e sua vó foi criada e assim sendo como um ciclo e ter o mesmo destino.
Entretanto Maria precisava ir à busca dos seus sonhos, portanto é uma pessoa que tem todos seus direitos para correr atrás. Existem várias possibilidades para ir à busca dos seus sonhos, mesmo tendo milhares obstáculos em frente. A vida de Maria estava muito complicada pelo o motivo dos seus pais serem totalmente diferentes, se ela tivesse nascida e criada com pessoas diferentes sua vida seria totalmente distinta, e o lugar onde morava não tinha muitas possibilidades para ir à busca dos seus sonhos. Portanto não é por causa dos desafios que vai enfrentar que ela deve colocar um limite em sua existência, se o objetivo dela é focar na educação em ler e escrever vai à busca deles nunca será tarde, com sua força de vontade de ir a buscar dos seus sonhos teria uma liberdade mais ampla.
Tendo em vista os aspectos observados, Maria teria que mostrar para seus pais que queria ir à busca dos seus estudos, porque nunca seria tarde para aprender mostrando que teria uma força enorme para correr atrás do seu foco. Assim dando uma vida melhor para eles e tendo um futuro brilhante para si própria através da educação
Referências Bibliográficas:
Livro: Antropologia, Ética e Cultura, Claretiano, 2010, unidade 5 <01/05/2019 ás 10:30hs>
https://www.youtube.com/watch?v=bvgN-OWhLGQ <01/05/2019 ás 11h>
...