O PRIMEIRO SEMESTRE
Por: Camilarxa • 18/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.038 Palavras (17 Páginas) • 82 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EMPREENDEDORISMO 4
2.2 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6
2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 9
2.3.1 Impactos Positivos 9
2.3.2 Impactos Negativos e como evitar 10
2.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 12
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Ao analisarmos a situação geradora notamos que pontos cruciais foram ignorados pelo proprietário do empreendimento, pontos que todos os dias exigem atenção de modo a alcançar inovações que mude completamente um produto, um serviço ou que agregue valor aos mesmos.
O proprietário deveria, no mínimo, acompanhar as mídias disponíveis que proporcionam grandes idéias ocultas que para muitos passam despercebidas. Ser empreendedor é ter atitude, e no caso do intra-empreendedorismo a mudança atitude, de grande relevância no cenário das pequenas, médias e grandes empresas. Dentro de suas definições, o empreendedorismo social nos chama a atenção, pois, criar ou inovar em um empreendimento de modo a ser autossustentável com geração de renda distribuível e com um olhar sobre aqueles que necessitam é uma tarefa bastante complexa
Deste modo se torna primordial superar as dificuldades encontradas na gestão, utilizando ferramentas eficazes e de fácil compreensão por parte dos investidores.
Junto a essas ferramentas, de modo incontestável, utilizamos vários pontos de apoio, a exemplo da ética profissional que nos traz uma consciência plena do modo de agir, tornando se uma base sólida para construir uma carreira profissional ou dar transparência e seriedade à atuação mercadológica de uma empresa.
Ainda neste contexto associamos as políticas que nos permeiam, as características da sociedade que nos abrange, e o modo de ser do homem em sua história evolutiva, que, ao unirmos em um só ideal converge para o sucesso.
DESENVOLVIMENTO
Foi nos apresentado a realidade de um empreendimento no ramo gastronômico, no qual seu empreendedor acomodou-se e não acompanhou as tendências mercadológicas, tecnológicas e humanas em seu ramo de atuação.
Diante deste cenário um pai apostando em seu filho Felipe tornou-se um investidor e adquiriu o empreendimento em questão, diante do horizonte promissor ele aposta no empenho, conhecimento e visão empreendedora de seu filho.
Filho este, que agora deverá utilizar de suas atitudes empreendedoras atreladas a ousadia e determinação em busca de tornar rentável e autossustentável o empreendimento que seu pai adquiriu.
Felipe tem grandes desafios pela frente, os pilares básicos como a estrutura física e humana encontram-se corroídas e deterioradas, pois há tempos não se investe em modernização de estrutural e muito menos na qualificação e motivação dos profissionais que ali atuam.
Com uma visão resumida ou por motivos que não ficaram claros na leitura o antigo proprietário não pensou em aumentar sua clientela e muito menos renovar ou até mesmo inovar seu cardápio, pontos cruciais para o crescimento e renda do empreendimento.
Outro ponto que Felipe deverá atuar com afinco são nas questões de mercadorias, balanços patrimoniais e fiscais, visto que o antigo proprietário era desleixado neste ponto. Sabendo dos riscos que envolvem alimentos estragados, e também a gravidade de documentos contábeis inconsistentes, ele deverá tomar atitudes drásticas para que sejam normalizadas essas questões.
EMPREENDEDORISMO
O modelo de negócios que será apresentado levou em consideração todos os fatores geradores positivos e negativos do empreendimento.
Tendo como base a localização do restaurante e o público jovem que ali frequentam, pensamos em um modelo de negócio versátil, modelo que possibilite várias interações no espaço presente do restaurante. Assim propomos que além do restaurante se crie uma área para festas e ou eventos.
Na reforma propomos reduzir o espaço dedicado ao restaurante de modo que compreenda um espaço suficiente apenas para refeições no almoço e não mais servir jantares.
Com essa proposta teremos condições de maximizar o ganho por metro quadrado uma vez que o espaço dedicado ao restaurante não exigirá um grande volume de mão de obra ou manutenção, entre outros. No espaço que será liberado com a reforma construiremos um salão que possibilite a locação direta, com valores agregados, trazendo comodidade ao locador e preços competitivos. Junto à locação do espaço serão oferecidos serviços de segurança, estacionamento com manobrista, área para acomodação de crianças com Babysitter, recepcionista, serviço de buffet e bartender. Serviços que juntos podem agregar até 100% no valor do aluguel além de se tornar um ponto chave de fidelização de clientes.
Na alteração para servir apenas almoço também teremos um redução nos estoques, evitando o desperdicio de produtos, e, o principal, passaremos a servir alimentos frescos comprados todos os dias, apenas a quantia necessária para o almoço e marmitas.
Com essa mudança também reduziremos o volume de compras tornando o controle de estoque simplificado e fácil. Será instalado um software gerencial com a adição de pdvs (pontos de venda) que facilitaram todo processo de pedidos, compra e gestão financeira do negócio.
...