TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Orçamentária

Por:   •  14/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentação teórica de planejamento orçamentária

Entenda a importância do planejamento orçamentária para seu negócio  

Um empresário conta com diversas ferramentas para manter a estabilidade financeira em seu negócio. Alguns exemplos simples são demonstrativos financeiros, que ajudam a verificar a saúde econômica no momento atual. Para quem deseja ir além e se planejar para o futuro também existem opções e o planejamento orçamentária é uma delas.

Ao utilizar essa ferramenta, será possível não só entender o cenário econômico em que o negócio se encontra, mas também prever de forma segura como o mercado estará nos próximos 12 meses. Dessa forma, é simples entender quais pessoas precisam ser dados para desenvolver a empresa nas áreas estratégicas durante esse período.

Quer saber como utilizar o planejamento orçamentária para trazer ainda mais sucesso para seu negócio? Saiba mais sobre ele a seguir!

A preparação para o futuro com a ferramenta correta

Imagine se você tivesse o poder de adivinhar o futuro. Com certeza seria, seria muito mais fácil tomar as decisões corretas e fazer o negócio prosperar, não é mesmo? Afinal, você saberia exatamente os períodos em que deveria economizar e quais as fases ideais para fazer investimentos.                     Apesar do poder da adivinhação ser inalcançável, não é tão difícil assim conseguir prever o que acontecerá dentro do período de um ano em um negócio. Basta ter uma boa experiência na área e guardar a documentação contábil dos anos anteriores de sua empresa.

O planejamento orçamentário é uma espécie de demonstrativo contábil feito ao contrário, ou seja, antes dos lançamentos realmente acontecerem. Para não ser simplesmente um chute, precisa ser baseado em informações relevantes – como histórico de gastos e receitas mensais.

Quando utilizado de forma correta, o planejamento do orçamento ajuda o empresário a enxergar como será feita a aplicação de recursos para atingir um objetivo dentro do próximo ano. Ele é utilizado como parâmetro mês a mês para o atingimento de metas, mas pode ser bem mais útil do que isso.

Fundamentação teórica do planejamento estratégico orçamentária

A atitude de decidir pode ser considerada como uma das cotidiana (BANA e Costa ajudar ENSSLIN et al., 1999 p.l- 2). Diariamente, as pessoas se deparam com processos decisório variados que podem envolver diferentes níveis de responsabilidades. Em outras palavras, as situações decisórias no âmbito profissional, podem afetar toda uma organização no âmbito social, podem afetar toda a sociedade, e já no âmbito familiar afetam pessoas que decidiu ou os seus. Neste sentido, constata-se que decidir torna-se parte integrante da vida de todas as pessoas (ENSSLIN, 1999).

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (**)

Atualmente, crescem exponencialmente os desafios que administradores vêm enfrentando para manter as organizações competitivas, percebe-se que as tomadas de decisões são básicas para o sucesso ou o fracasso desta (PORTER, 1996, P.1.2). Segundo Mintzberg (2000, p.18). O mundo real exige pensar a frente e também alguma adaptação durante o percurso.

ENFOQUES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (***)

O Conceito de estratégia está intimamente ligado aos conceitos de decisão (Ensslin et., 2001), alvos (Mintz Berg 2000), competência e competitividade (Peter, 1996). Segundo Mintz Berg (2001, p.19.), não existe uma única definição universal para conceituar Estratégia. Alguns autores o termo incluindo metas e objetivos como parte da estratégia, em quantos fazem uma firme distinção entre eles.

FALHAS ENCONTRADAS NA SISTEMÁTICA DO PLANEJAMENTO (***)

Durante a implantação do programa do planejamento estratégico, algumas falhas não devem ser cometidas, pois comprometerão o processo de identificação e avaliação dos objetivos estratégicos e organização.

FALTA DE PARTICIPAÇÃO (***)

Segundo Peter Senge (1990, p.27- 37), a estratégia também é afetada pelo conhecimento, motivo pelo qual todas as áreas da organização devem ser envolvidas e estimuladas no processo de identificação dos objetivos estratégicos da organização.

FALTA DE OBJEVIDADE (***)

O modelo que aborda a postura estratégica da organização deve ser flexível, permitindo que os valores subjetivos sejam contemplados no processo de avaliação dos Objetivos estratégicos (ENSSLIN et al., 2001, p.9-11).

FALTA DE CONTROLE (***)

A abordagem estratégica deve ser dar suporte suficiente para um controle e avaliação dos Objetivos Estratégicos da organização (PETER,1996, P.31-33). Além de criar perfil da organização á luz dos seus objetivos a metodologia deve permitir a sua hierarquização, bem como a harmonização intercritérios. Desta forma o gerente pode dar forma foco aos valores potenciais da organização, valorizando o seu modelo mental. Dentro do contexto que explora está deficiência, Mintz Berg (1994, p.201-202) menciona que o planejamento Estratégico ao invés de tornar-se um instrumento integrado para direcionar a organização a seu futuro desejado, pode transformar-se em uma ferramenta que intimida o controle das decisões, das estratégias, do presente, do futuro, das ações, do gerenciamento dos empregados, do mercado e dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com