O Planejamento e Orçamento
Por: Luis Vinicius Exposto • 4/4/2019 • Relatório de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
Após determinar os objetivos que sua empresa pretende alcançar, objetivos esses que devem ser específicos e controlados pela situação a qual a empresa se encontra, deve-se depois disso, estabelecer os atos a serem feitos, com um planejamento para chegar a esses objetivos.
Planejar é tentar definir e programar em um periodo de tempo determinado o orçamento disponivel da empresa, buscando sempre o objetivo que foi estabelecido.
Tendo em mãos as informações financeiras da empresa, e sua realida, esses planos permitem uma elaboração mais rapida e satisfatoria. A contabilitadade dessas informações é de extrema importancia, para o controle do orçamento da empresa, devemos levar em conta coisas como vendas futuras, situação do mercado, ambiente que a empresa esta, a veracidade dos registro ocorridos da empresa e etc.
A três maneiras de se firmas planos para a empresa, o planejamento estratégico, quando a tomada de decisão ocorre por problemas fora da empresa, externos, normamente para se pensar no mercado possivel para o produto dessa empresa. Há tamém o planejamento administrativo, que é feito para melhorar os recusos, sejam eles humanos, financeiros e fisicos da empresa, serve para reorganizar os sistemas da empresa. E o planejamento operacional, que busca dentro das operações da empresa a melhor maneira de se utilizar os recursos disponiveis, assim tento um aumento na eficiencias em um intervalo de tempo.
Outra maneira de planejamento é definir o periodo e o projeto que busca como objetivo, se planejar por periodo (seja ele por meses, anual, ou a cada 5 anos, por exemplo) é elaborar os orçamentos de curto e longo prazo, levando em conta os dados financeiros veridicos desse tempo determiniado. Por outro lado, o planejamento por projeto deve-se tratar diferente das outras coisas pra empresa, porque se deve levar em conta o perido até o fim do projeto, e como seram feitas a atividade da empresa até sua conclusão.
Esses planejamentos só são possiveis com a elaboração e o controle do orçamento da empresa, sendo importantissimo o controle dos recursos da mesma. Pois sabendo suas limitações, o alvo final do plano desejavel da sempre se torna possivel. Esses objetivos finais devem ser idealizados por datas, e por algo que se possa medir (horas de trabalho, unidade de produção, valor monetário e etc).
Logico que pode ocorrer mudanças nesses planos, seja por acontecimentos externos ou internos, assim o melhor é fazer novos orçamentos, para estabelecer notas metas, ou apenas superar as baixa no desempenho, por exemplo.
Para um bom uso do orçamento deve-se levar em conta diversas coisas, entre elas o sistema geral da empresa, seus administradores, o grau de incerteza das estimativas orçamentarias do periodo utilizado, a sofisticação dos procedimentos e a instabilidade do ambiente externo e interno da empresa. O melhor a se fazer é uma educação orçamentaria, que é a criação dentro da empresa de procedimento para levar a atitudes de aproveitamento do orçamento, criando uma mentalidade para melhorar o desempenho das tarefas feitas na empresa. Exemplos de maneira da implantação é começar por areas da empresa que já estão centradas, assim, a aceitadação pelas demais areas por ser mais facil, e também exercer interação entre os gerentes das linhas e o gerente de orçãmento, para que todos compreendam a realidade operacional, para que o orçamento seja realista com a situação atual da empresa.
...