O Preconceito e discriminação racial no Brasil
Por: Amanda da Rosa • 7/3/2018 • Trabalho acadêmico • 914 Palavras (4 Páginas) • 2.578 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Professor: Rosilene Moreira
Disciplina: Sociologia, ética e responsabilidade socioambiental.
Curso: Ciências Contábeis.
Polo: Taio
Aluna:Amanda Regina da Rosa RGM: 1035170
Data:
Orientação da atividade: Atividade 2 - Referente as aulas 5, 6,7e 8
ATIVIDADE 02
O sentido discriminador e indiretamente segregador que essas relações apresentam tendeu a ficar encoberto pelo discurso da ideologia dominante. Este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo; de outro mantém a profundidade das desigualdades sociais só explicáveis através da discriminação e do preconceito, cuja consequência mais imediata é a segregação social. (ULBRA, 2009 apud ADRIAN, 2013). Análise a afirmação acima e construa um texto com no mínimo 08 linhas sobre “Preconceito e discriminação racial no Brasil”. R: Desde a época da escravidão os negros eram separados dos brancos, descriminavam-se e separavam-lhes pela sua cor de pele. Apesar de a abolição da escravidão ter sido assinada pela princesa Isabel em 13 de Maio de 1888, a discriminação racial nunca teve fim.
[pic 2] 1. “A liberdade do indivíduo só se completa como liberdade do cidadão de um Estado livre e de direito. As leis, a Constituição, as declarações de direitos, a definição dos poderes, a divisão destes poderes para evitar abusos, e a própria prática das eleições periódicas aparecem hoje como questões éticas fundamentais. Ninguém é livre, numa ditadura; a velha lição de Hegel se confirmou até os nossos dias. ( VALLS, 1994) 2. A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite e a citação acima construa um texto sobre a ÉTICA na política. O texto deverá ter no mínimo 08 linhas. R: No Brasil atualmente a política se perdeu da ética. Os governantes eleitos pela população pensam apenas em se beneficiar dos cargos concedidos a eles, esquecendo de cumprir com as “promessas eleitorais” essas mesmas que só são feitas para que eles atinjam mandatos.
[pic 3] R: Promover a aceitação de uns aos outros, fazendo assim uma sociedade mais ampla, mais igual. 4- Os problemas ambientais são “efeitos ‘inesperados’ do modelo de desenvolvimento econômico dominante (capitalista – industrialista), que se ‘legitima’ atendendo as demandas de consumo da população, [que] continua aumentando dentro de um planeta com capacidade de sustentação limitada”. Por isso, no entendimento de Viola et al.(1998), a política ambiental, analisada em sentido amplo, não pode ser separada de uma discussão dos valores mais profundos que regem a sociedade humana. A partir da leitura do texto acima comente sobre a globalização, os seus impactos ambientais e o papel da sociedade na preservação do meio ambiente. R: A relação da globalização com meio ambiente tem a ver com os impactos que ela a globalização tem causado no meio ambiente. São os avanço das industrial e expansão do sistema capitalista. Com a industrialização aumento-se o consumo e a exploração dos recursos naturais. As transformações das industrias tem produzido um grande números de gases poluentes para a atmosfera e também para o solo. |
...