O Procedimentos Contábeis básicos segundo o método das partidas dobradas
Por: RafaelaAlves01 • 22/2/2018 • Resenha • 587 Palavras (3 Páginas) • 1.187 Visualizações
Contabilidade Introdutória
Capitulo 3: Procedimentos Contábeis básicos segundo o método das partidas dobradas.
3.1 Contas
Em um balanço é produzido após cada operação de uma empresa, mas em geral é difícil de se controlar instantaneamente cada movimento. Exemplo: salário de divididos aos empregados a cada minuto. Mas muitas empresas contentam-se apenas com balanços periódicos que são produzidos através de registros mensais ou trimestrais ou até mesmo anualmente.
3.2 Razão
Antigamente os registros eram marcados em um livro chamado de razão, depois passaram a ser registradas em diversas folhas soltas e hoje são mantidos em uma memória de computador, independente de onde seja registrado todos Ainda permanecem com a mesma denominação "razão", onde se é importante apenas registrar toda movimentação de ativo, passivo ou do patrimônio líquido.
Para cada registro existe uma conta separado para. Exemplo: Dinheiro em mãos é denominado de caixa. Pode haver mais de um lançamento na mesma conta.
Podemos agrupar em uma mesma conta pequenas despesas sem grandes valores, podemos chamar de "despesas gerais"
Essa pratica aconselha uma planilha organizado com a denominação do nome da conta e o número ou código da mesma.
Para simplificar tudo dito a cima utilizamos uma representação gráfica chamada de razonete.
3.3 Débito e Crédito
O lado esquerdo da conta entram os débitos que é denominado de lançamento a debitou ou apenas débito e no lado direito entram os créditos que é denominado de lançamentos a crédito ou simplesmente crédito. E os lançamentos dizemos que está "debitando ou creditando" da conta.
Os leigos na contabilidade acreditam que debito é ruim e crédito é bom, isso ocorre pois denominações em contabilidade são específicas.
A diferença entre os débitos e créditos é chamada de saldo, caso seja um valor negativo fica um saldo devedor se positivo um saldo credor.
3.4 Lançamentos a debito e a crédito das contas
Todos lançamentos ocasionam um aumento ou diminuição do ativo, do passivo e do patrimônio líquido. Temos os dois lados da conta para creditar ou debitar e temos a conclusão se vai ser debitou ou crédito a partir da natureza da conta.
3.5 Contas de Ativo
Todos ativos ficam do lado esquerdo do balanço e devem ter saldos devedores.
Não existe bens e direitos negativos portanto as contas de ativo possui um saldo devedor ou nulo. Para a conta de ativo (bens ou diretos) tenha saldo devedor é necessário que ela seja registado desta forma
3.6 Contas de passivo e de patrimônio líquido
3.6.1 De passivo
As contas de passivo permanecem sempre ao lado direito do balanço, sempre terão natureza credora e deve ser demonstrada desta forma
3.6.2 De patrimônio líquido
Contas de patrimônio líquido também irá ocupar o lado direito do balanço e terá um funcionamento igual o do passivo sendo assim:
Quando o patrimônio líquido for negativo ficará do lado esquerdo do balanço junto com ativo ou subtraído do passivo com um saldo devedor. Para deixar o saldo credor se deve aumentar fazendo lançamentos a crédito.
Qualquer aumento no patrimônio líquido será regido por aumento a crédito e diminuição a debito. Logo:
1.Uma empresa possui ou não Passivo(obrigações); não existem dívidas negativas.
...