O Profissional Contabil
Por: Paulo Jose De Lima Rosa • 2/8/2021 • Trabalho acadêmico • 2.687 Palavras (11 Páginas) • 170 Visualizações
O profissional contábil deixou de ser um simples guarda livros, passando a ser essencial dentro das empresas. Há pouco tempo atrás, o contador fazia os registros de forma escrita não evidenciando a tecnologia.
Para Coelho (2000, pp.27 e 32)
Conforme Coelho (2000, p. 27), em 1870, reconhece-se oficialmente a associação dos Guarda-Livros da Corte, porém sem nenhum órgão regulador à ser seguido pelos profissionais, e sim apenas algumas leis com o intuito de melhorar e ampliar a organização da profissão contábil. Em 1931, o decreto Nº 20.158, instituiu o Curso Técnico de Contabilidade para formar guarda livros e Peritos Contadores. Em 1943, os cursos técnicos referidos foram transformados na categoria de cursos médios, garantido ao formando o título de Técnico de Contabilidade. Somente em 1945, foi instituído o Curso de Ciências Contábeis e Atuarias pela Lei nº 7988.
Conforme COELHO (2000, p. 32), no Brasil, o desenvolvimento da profissão contábil só passou a ter razoável evolução a partir de 1946, com a criação do Conselho Federal de Contabilidade.
O mercado a cada dia que passa está mais exigente, buscando profissionais bem preparados, ágeis, capacitados, atualizados, capazes de registrar corretamente a informação certa para a tomada de decisões. Para esse profissional conseguir manter-se nesse mercado é necessário estar cada vez mais qualificado, sempre em busca de novos aperfeiçoamentos, mas não só na área de sua atuação, como também em todas as áreas que estão relacionadas com a escolha profissional.
O profissional deve estar atento às constantes mudanças, procurando sempre novas informações, não se conformar tão somente com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e sim, deve pensar na educação como um processo contínuo e permanente, visando estar preparado para quando surgirem às oportunidades de realização profissional.
Para Marion (2003, pp.33-34):
O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. Deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa. Para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve também ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que acontece ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu país e no mundo. Deve ter um comportamento ético-profissional inquestionável, participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional e estar consciente de sua responsabilidade social e profissional.
Para tanto, a conduta ética do contabilista e sua responsabilidade social deve prevalecer sempre em seus posicionamentos profissionais. Pois deve ser considerado um profissional de maior relevância na sociedade, cujo trabalho quando realizado com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, possui forte influencia positiva no seio da sociedade, garantindo e respaldando as decisões que interferem frontalmente na vida das pessoas.
Qual a importância do profissional contábil para as empresas? O intuito, deste estudo é mostrar a importância do profissional contábil para as empresas, pois através de seu conhecimento busca-se orientar a empresa, gerar informações que facilitem as tomadas de decisões empresariais. Mostrando a melhor forma de analisar demonstrações contábeis dentre outras, podendo assim extrair informações relevantes ao funcionamento do negócio. O contabilista tornou-se um profissional relevante para a sociedade, seu trabalho quando feito com responsabilidade traz confiabilidade e sustentabilidade para as empresas.
A seguir, são apresentados o objetivo geral e objetivos específicos a serem alcançados através da realização deste projeto.
Avaliar a importância das informações do profissional contábil para a tomada das decisões empresariais. Definir quais as áreas das empresas que mais necessitam das informações contábeis. Apresentar a importância das informações contábeis para a empresa. Analisar o papel do contador na empresa.
- Referencial teórico
Dentro do referencial teórico analisado acerca dessa pesquisa, é possível apresentar e ressaltar conceitos relevantes sobre a importância do profissional contábil para o bom funcionamento das empresas.
- A importância do profissional contábil
Assim como a contabilidade, o contabilista acompanhou as mudanças no cenário em que está inserido. O contador, antigo “guarda-livros”, hoje assume o papel de um consultor gerencial, pois tem participado mais das decisões da empresa, não só com informações como também sendo parceiro dos gestores. Pode-se observar que a profissão contábil a cada dia que passa torna-se cada vez mais importante tanto para a sociedade quanto para as empresas. O papel do contador a cada dia que passa está sendo mais valorizado.
A contabilidade seguiu todo um curso de mutações com o surgimento de novas tecnologias que fizeram com que essa ciência fosse cada vez mais importante para a humanidade assumindo assim, um papel importantíssimo dentro das empresas junto aos gestores, devido a possibilidade de fornecer informações valiosas para a tomada de decisões no curto e longo prazo. Nesse sentido, o papel do contador é relevante, pois é ele que trabalha com os dados para o fim de gerar informações para as empresas (REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, 2007).
Desta forma, a profissão encontrou seu próprio caminho, tornando-se uma das mais antigas e respeitadas profissões regulamentadas do País, reunindo hoje cerca de 400 mil profissionais. Diante do exposto, verifica-se um notável crescimento e fortalecimento da profissão e conquistas alcançadas na luta da profissão contábil pelo merecido reconhecimento e valorização.
Deste modo, pode-se dizer que o profissional contábil é aquele em que a atividade consiste na prestação de serviços, fornecendo informações e avaliações principalmente de natureza física, financeira e econômica sobre o patrimônio das entidades, objetivando auxiliar no processo de tomada de decisões e sobre as tendências futuras das mesmas.
- O papel do profissional contábil
Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem história, sem identidade, sem planejamento, sem condições nenhuma de seguir adiante. As funções de um contador não se limitam apenas a apurar impostos e manter a contabilidade em dias, ele deve contribuir em todos os sentidos dentro de uma empresa, com esta visão o contador estará orientando o empresário a ter sempre ferramentas essências para a motivação de seu negocio. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar melhor o resultado e desempenho da empresa, não vendo apenas a apuração de resultados, mas sim como foi alcançado e de que maneira se pode melhorar desta maneira o contador estará se mostrando apto a orientar na tomada de decisões quando solicitado, para planejar, fazer previsões de vendas, ver se a empresa teve lucro ou não, pagamentos compromissados, impostos, despesas, dentre outras. Com estas informações em mãos o contador se sentirá seguro quando seus respectivos clientes o chamarem para tais avaliações fiscais que são feitas uma vez ao ano.
...