VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL X VISÃO DO EMPRESÁRIO
Trabalho acadêmico: VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL X VISÃO DO EMPRESÁRIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaisPrado • 11/10/2013 • Trabalho acadêmico • 2.127 Palavras (9 Páginas) • 305 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações.........
2.1.1 Comentário do Grupo 5
2.2 QUESTIONÁRIO 2 - EMPRESA 6
2.2.1 Comentário do Grupo 7
2.3 VISÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL X VISÃO DO EMPRESÁRIO.................8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
As empresas para serem bem sucedidas, precisam de bons administradores, portanto a atividade interdisciplinar desse semestre tem como objetivo, levar o aluno a ampliar seus conhecimentos através da leitura, pesquisa e busca de novas possibilidades no Contexto Empresarial, desde o seu inicio, até os dias de hoje. Chama a atenção a figura do empresário, o artigo 966 do vigente código civil esclarece que empresário é aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços,o artigo 972 delimita este exercício profissional aos que estiverem no pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.
Em segundo momento exige mais da Contabilidade prática, como é visto no decorrer do Semestre de Contabilidade, o estudo do Patrimônio Líquido, Valores contábeis da empresa, as origens do Capital Social e Capital de Terceiros e finaliza ressaltando a importância do empreendedor para a economia.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações
• A visão holística da administração
Por motivos de uma visão holística da gestão organizacional, atualmente, a dicotomia da administração entre o produtivo e o humano está debilitada. Isso, porque não existe somente uma maneira de organizar e administrar, depende do ambiente pelo qual a organização se encontra.
A administração é muito importante nas organizações. No meado do século XX, graças a Peter Drucker, que foi o pioneiro no ponto de vista sobre gestão, a administração teve uma posição de destaque mundial. Após a sua visão e pensamento, a administração foi crescendo e foi consolidada como ciência organizada e estudada. A partir de então outros escritores e pensadores, começaram a criar as suas teorias e criando novos enfoques. Fayor, foi considerado o pai da administração, outro teórico importante na história, foi o Marx Weber. A maioria dos pensadores, formados e graduados, homens sábios e que fizeram uma revolução a partir de 1900. Com o tempo, com teorias mais bem elaboradas, os números de escolas administrativas na América aumentam.
Para o futuro, um grande dsddesafio na administração, é a integração completa entre a eficiência e a eficácia organizacional. A procura por eficiência, desde os tempos de Taylor, satisfaz os aspectos internos das organizações, com ênfase nos meios de produção, procurando a melhor utilização dos recursos disponíveis com vistas a maximização da relação custo-benefício.
• Administração, tecnologia e organizações
As organizações utilizam alguma forma de tecnologia para executar suas tarefas e atingir seus objetivos. Essa forma pode ser rudimentar, como por exemplo, as técnicas de extração de produtos agrícolas através de facões manuais, ou sofisticada, como operações bancárias via internet. A tecnologia nas organizações é um instrumente que permite, através da modificação da natureza e das características de bens materiais ou simbólicos, sua transformação em produtos e serviços.
A tecnologia em uma organização, está relacionada a tecnologia mecânica e aos meios mecânicos para a produção de bens e serviços com vistas a substituição dos esforços humanos.
Do ponto de vista administrativo a tecnologia é algo que se desenvolve internamente nas organizações. Sua formação é baseada em dois pilares, pelos conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre a execução de tarefas, e pelas manifestações físicas decorrentes, que são as máquinas, os equipamentos e as instalações. Estes dois pilares formam um complexo de técnicas que vão possibilitar a transformação dos insumos recebidos pela empresa e serviços produzidos e ofertados ao mercado.
As organizações devem estar preparadas para novas possibilidades de tecnologia, pois a cada dia ela vai sendo modificada. E um bom administrador está sempre disposto a aceitar as modificações, seja ela no produto, na tarefa, no procedimento ou no processo.
2.2 Patrimônio Líquido (valor contábil da empresa)
• Equação
Como o PASSIVO (Capital de Terceiros) e o PATRIMONIO LÍQUIDO (Capital Próprio) são as fontes de financiamento utilizadas na formação do ATIVO das entidades, é estabelecido uma relação entre esses elementos através da Equação Fundamental do Patrimônio, pelo qual é expressa:
A = P ± SL
Considerando:
A = Ativo;
P = Passivo Exigível;
SL = Situação Líquida, acrescida de “p”, “n” ou “c”, se a situação for Positiva, Negativa ou Compensada, respectivamente.
Mas:
Se A > P, então: SLp > 0 – Neste caso teremos um Patrimônio Líquido (PL);
Se A < P, então: SLn < 0 – Neste caso teremos um Passivo a descoberto (PD);
Se A = P, então: SLc = o – Neste caso não teremos saldo patrimonial.
A equação fundamental pode ser desdobrada em:
a) A = P + PL, se A > P
b) A = P – PLnou A + PD = P, se A < P.
• Contas que o compõe
As contas que compõem o Patrimonio Liquido devem
...