O Relatório de Estagio
Por: Ary Freitas • 5/11/2023 • Trabalho acadêmico • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 54 Visualizações
REPOSIÇÃO DE PEÇAS POR IMPRESSÃO 3D
Bruno Barros¹
Eder Ferreira¹
Jean Oliveira ¹
Arisvaldo Freitas¹
Mikael Cunha¹
Igor Coelho²
RESUMO
Este paper aborda a aplicação da tecnologia de impressão 3D na fabricação de suportes personalizados para tubos de ensaio. A impressão 3D oferece uma abordagem inovadora para a criação de objetos físicos, permitindo a produção rápida, personalizada e econômica de peças complexas. Neste estudo, exploramos os benefícios e desafios da impressão 3D na fabricação de suportes para tubos de ensaio e discutimos as possibilidades de design e materiais disponíveis. Além disso, apresentamos um caso de estudo em que um suporte personalizado para tubos de ensaio foi projetado e impresso em 3D, demonstrando as vantagens dessa abordagem em relação aos métodos tradicionais de fabricação.
- Nome dos acadêmicos
- Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso (3646438) – Prática do Módulo I -04/07/23
INTRODUÇÃO
Desde de a descoberta do metal, antes do descobrimento das ligas é sabido que o metal tem vida útil.
(DIAS, [s.d.]) "Oxidação é o nome dado ao processo de perda de elétrons por um átomo,
grupo ou espécie iônica durante uma reação química. Ela é identificada a partir do aumento do NOX (número de oxidação) da espécie ou átomo quando se comparam reagente e redutor.
Figura 1- Oxidação: o que é, como ocorre a reação e exemplos
[pic 1]
Fonte: https://www.todamateria.com.br/oxidacao/
Oxidação não é algo novo, é inerente ao aço em sua forma construtiva pura e também é encontrado em nosso objeto de pesquisa que são os suportes para tubos de ensaio, objeto este comum em qualquer laboratório independente do seguimento,
Pensando a respeito, surge um questionamento, como melhorar e condição destes componentes?
Em se tratando de uma condição no âmbito molecular cogitamos substituir a matéria base. Por que não substituir o metal comumente utilizado por um polímero com as caraterísticas físico-químicas para o suporte de tubos de ensaios.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No mundo da indústria cada vez mais mecanizado, surge uma demanda cada vez maior para o mercado já muito explorado que é dos spare part´s. Mercado este que possui muitos gargalos e pensando nesta perspectiva temos tecnologias já bem difundidas, como a das impressões 3D.
A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, é basicamente um processo de produção de objetos tridimensionais criados por inúmeras camadas, permitindo a criação de objetos complexos com alta precisão e personalização, que são projetados através de programas e software de modelagem 3D.
(CUNICO ,2015) Essas tecnologias tem a adição de material e fabricação de objetos camada
por camada como conceito fundamental e comum, sendo ao longo dos anos difundidos por diversos nomes. Entre os principais nomes destacam-se: Fabricação de formas livres (Free-form fabrication), prototipagem rápida (Rapid prototyping), Fabricação por camadas (Layer manufacturing) e impressora 3D (3D printing).
Neste contexto, a fabricação de suportes para tubos de ensaio é uma aplicação relevante, pois esses suportes desempenham um papel fundamental em laboratórios e ambientes de pesquisa. A impressão 3D oferece a capacidade de criar suportes personalizados, adaptados às necessidades específicas dos usuários.
(NATREB, 2020) O estoque de peças de reposição possui grande importância, pois contribui
para a redução de diversos problemas no processo produtivo, dentre eles o atraso na produção e na entrega de pedidos, fato que pode gerar uma imagem negativa da empresa perante seus clientes.
Investir no estoque de peças de reposição garante a entrega de pedidos no prazo e evita
prejuízos financeiros e também para a imagem da empresa. Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância dos estoques de peças de reposição na manutenção de equipamentos.
Mercado este que possui muitos gargalos, como pudemos observar e sentir o risco potencial associado a fragilidade do modelo que utilizamos para lidar com tudo que necessita de reposição não somente peças como insumos de um modo geral, em um passado recente, no tocante a pandemia.
(NUNES, 2021) A escassez de diversos materiais está complicando o trabalho de revisão e
manutenção nas oficinas mecânicas de Rio Preto. Mas, apesar das dificuldades, os estabelecimentos estão em busca de soluções para atender a demanda de clientes que deve crescer agora no fim do ano.
...