O conceito e a importância da contabilidade
Relatório de pesquisa: O conceito e a importância da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cjoliveira • 1/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 387 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Diante de um cenário de mercado altamente competitivo, as empresas necessitam cercar-se de todas as ferramentas disponíveis para se firmarem, buscarem novos horizontes comerciais e ainda almejar um crescimento, maximizando seus lucros.
Trataremos de uma das ferramentas que tranquilamente podemos afirmar que é uma aliada da alta cúpula da administração da empresa, para se lançarem com firmeza no mercado e almejarem bons e quem sabe ótimos resultados, que é a Gestão e Orçamento Empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
A Contabilidade teve início a partir da necessidade do homem controlar o seu patrimônio. A quantidade de gado, os dias de trabalho que tinha de crédito ou débito, a quantidade de mantimentos para consumo, a quantidade de mantimentos para plantio e a quantidade de impostos que tinha que pagar.
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas. (MARION, 1984, p. 24).
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o “patrimônio” das empresas (pessoa jurídica) e dos cidadãos (pessoa física) , portanto o seu objetivo é o “patrimônio” e a sua Finalidade é controlar o “patrimônio”. Em outras palavras ela deve analisar, mensurar, registrar e controlar o “patrimônio”, fornecendo constantemente informações sobre o “patrimônio” aos seus usuários.
O “patrimônio” de acordo com os aspectos contábeis é tudo aquilo que tem apreciação econômica, ou seja, tem um valor monetário, pode ser mensurado, avaliado e que tenha aspecto qualitativo e quantitativo. O conjunto de bens, direitos e obrigações é o que forma o “patrimônio”.
Os “bens” são as coisas que tem utilidade e satisfazem as necessidades das pessoas ou empresas e se dividem em categorias que são os bens tangíveis e os bens intangíveis, móveis e imóveis.
Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados (caros, televisão, computador), os intangíveis são os que não podem ser tocados (programa de computador, marcas e patentes).
Bens móveis são aqueles que podemos trocá-los de lugar, pois não tem fundações que os fixam ao solo, já os bem imóveis, são aqueles que estão fixados ao solo o são o próprio solo como no caso de terrenos, sítios e fazendas.
Os “direitos” são tudo a aquilo que temos “a receber” como alugueis a receber, impostos a recuperar, investimentos a resgatar, adiantamentos a fornecedores, que formam as nossas “contas a receber”.
Já as “obrigações” são dívidas contraídas nas compras a prazo de materiais de estoque, materiais de consumo, insumos ou ainda alugueis a pagar, financiamentos obtidos e ainda salários a pagar, impostos a pagar, dentre outros, que formam as nossas “contas a pagar”.
Na representação gráfica do “patrimônio”, os bens e os direitos ficam do lado esquerdo, enquanto que as obrigações ficam do lado direito, isso por mera convenção, pois na Inglaterra, as obrigações vem do lado esquerdo e os direitos vêm do lado direito do gráfico.
BENS + DIREITOS OBRIGAÇÕES
BENS
DIREITOS OBRIGAÇÕES
Dentre as várias informações que a Contabilidade oferece, está a da riqueza líquida de uma pessoa ou empresa, denominada de Patrimônio Líquido, que é obtido somando-se os bens e os direitos e subtraindo-se as obrigações.
Patrimônio Líquido = Bem + Direitos - Obrigações
Portando a riqueza de uma pessoa ou empresa não pode ser medida apenas somando os Bens e os Direitos. Deve-se levar em conta também as obrigações. Vejamos a empresa A com poucos bens e direitos e poucas obrigações
...