O conceito e aplicação do balanço patrimonial nas organizações
Artigo: O conceito e aplicação do balanço patrimonial nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessamarinck • 6/10/2013 • Artigo • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 875 Visualizações
7.0 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS.
7.0 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS.
A isenção deve ser autonômica, isto é, concedida pela própria pessoa política tributante. Mas há exceções:
A União, por meio de tratados internacionais, pode conceder isenções a tributos não federais, pois a rigor quem está concedendo isenção é o Estado Brasileiro, a ordem jurídica nacional. Há autores que entendem que não pode haver isenções heterônomas.
A União, por meio de lei complementar, pode isentar de ICMS as exportações para o exterior de produtos e serviços além dos mencionados no inciso X, a da CF (art. 155, §2º, XII, “e” da CF).
A União poderá, por meio de lei complementar, isentar de ISS as exportações de serviços (art. 156, §3º, II da CF).
4.0 BALANÇO PATRIMONIAL
O conceito e aplicação do balanço patrimonial nas organizações, sofreu mudanças devido as reformulações diante a lei 11638/07 e também a Medida Provisória 449/08. Este impacto perante a gestão patrimonial é relevante, pois trata certos aspectos de impairment de forma mais sábia, agregando o real valor a um determinado bem. Sempre que necessário, é possível executar testes para avaliar alterações no patrimônio, verificando se determinado ativo tem o valor de registro contábil compatível com determinado valor de mercado. Há também, certas mudanças no aspecto do demonstrativo contábil perante o balanço patrimonial, que é ressaltado tanta para o passivo quanto para o ativo, estes destacados como o “não circulante” da empresa e ao “circulante” da mesma.
No departamento responsável pela gestão contábil da empresa, é possível destacar que, como caracterização de “balanço” (com referência ao balanço patrimonial), temos as seguintes atribuições:
• As aplicações tendo equivalência às origens
• O Ativo tendo como base a soma do passivo com o patrimônio líquido
Balanço Patrimonial e as responsabilidades
De forma geral, o balanço patrimonial é necessário e indispensável a todas as empresas, com algumas exceções (pequenos empreendimentos, e empreendimentos rurais). A composição do balanço patrimonial é relativa aos ganhos da empresa, e suas responsabilidades de débito. De forma análoga, é definida como o cálculo da entrada de capital da empresa, e a saída, para pagamentos de serviços/aquisições/débitos em geral. Desta forma, através deste balanço, é medido o real patrimônio de um empreendimento. Este, que tem como base, os bens, direito e obrigações, como citado acima.
Características do Balanço Patrimonial
Em terminologia mais comumente abordada no Brasil, temos o balanço patrimonial como uma demonstração contábil, econômica e financeira de um empreendimento, esta que é relacionada a determinada data, diretamente ligada a situação patrimonial.
É interessante destacar que o balanço, era conhecido como sendo o “Balanço Geral”, que a partir de mudanças na legislação, passou a ser conhecido como o termo amplamente utilizado: “Balanço Patrimonial”. Esta mudança, teve como vantagem também a diferenciação entre o balanço financeiro, que é utilizado pelas entidades que não visam lucro.
O Balanço Patrimonial e o empreendimento
É interessante ressaltar que, conforme legislação, no balanço, a definição e classificação das contas deve ser feita segundo elementos do patrimônio que registrem, e agrupem de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira do empreendimento.
Em suma, o balanço patrimonial é o equilíbrio das partes, caracterizado como o equilíbrio do patrimônio, ou mesmo a igualdade patrimonial. Em relevância abstrata, o balanço patrimonial evidência a situação patrimonial de um determinado empreendimento em certa data. De forma intrínseca e evidente, o balanço é parte fundamental da gestão do patrimônio, e indispensável ao controle patrimonial eficiente.
5.0 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCICIO
A demonstração do resultado do exercício fornece um resumo financeiro dos resultados das operações financeiras da empresa durante um período especifico. Normalmente, a demonstração do resultado (DRE) cobre o período de uma no encerrado em uma data especifica em geral 31 de dezembro do ano calendário. Algumas grandes empresas, no entanto, operam em um ciclo financeiro
Também denominada Demonstração
...