O papel da contabilidade comercial na gestão empresarial
Por: PRISCILA1183 • 30/3/2017 • Projeto de pesquisa • 953 Palavras (4 Páginas) • 494 Visualizações
O papel da contabilidade comercial na gestão empresarial
Atualmente a sociedade vive em um mundo competitivo, a cada dia com novos desafios, por isso os gestores de empresas procuram sempre buscar por informações para tomada de decisões corretas. A contabilidade é uma ferramenta muitíssimo importante, pois possui da auxilio no controle de uma empresa apresentando as demonstrações contábeis e as diversas técnicas para analisa as informações contidas nos relatórios contábeis, proporcionando as empresas respostas para os questionamentos. A contabilidade comercial com suas informações confiáveis contribui na administração da organização, fazendo o controle das despesas, planejamento de investimentos futuros seja ele de equipamentos como: computadores, móveis, funcionários, também com suas demonstrações de balanço patrimonial que mostra a realidade da empresa se tratando das finanças antes de uma tomada de decisão.
As grandes empresas elegem a contabilidade como um precioso instrumento de apoio, pois proporciona dados para tomada de decisão. No entanto há empresas que não tem a mesma visão, não conseguem enxergar a contabilidade como apoio gerencial importante do seu negocio.
Tem muitas empresas que não possuem controle nas operações colocando a contabilidade como segundo plano, se preocupando apenas em responder ao FISCO e com impostos a serem recolhidos.
De acordo com Crepaldi (2008, p.5)“A contabilidade comercial é o ramo que tem por objetivo fornecer instrumento aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais”.
A contabilidade estar envolvida com a identifição de analise de dados, sendo utilizada no controle da tomada de decisão pela administração da entidade. As informações precisam ser exatas para que venha adequarem ao ambiente interno e externo das empresas e assim serem úteis nos processo de tomada de decisão, ganhando confiança dos gestores passando pra eles clareza.
Podemos citar algumas ferramentas contábeis utilizadas pelas empresas: Orçamento; fluxo de caixa; técnicas de analises de investimentos; analise das demonstrações; planejamentos tributários; gestão de estoques; controle contas a pagar; controle de contas a receber e; controle de bens do ativo imobilizado. Dentre uma que não foi citada acima é as demonstrações contábeis uma ferramenta que a contabilidade pode avaliar a situação da empresa, em aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros.
As demonstrações contábeis precisam sempre ser examinadas para que as analises das demonstrações tenha uma finalidade de detectar os pontos positivos e negativos do setor financeiro da empresa, necessitando das constantes comparações detalhada das demonstrações contábeis sobre a situação do patrimônio da empresa.
Conforme comenta Marion (2009.p.7)
As operações a prazo de compra e venda de mercadorias entre empresas os próprios gerentes (embora com enfoque diferentes em relação aos outros interessados), na avaliação da eficiência administrativa e na preocupação do desempenho de seus concorrestes, os funcionários, na expectativa de identificarem melhor a situação econômico-financeira, vêm consolidar a necessidade imperiosa da analise das demonstrações contábeis.
É muito importante conhecer as demonstrações contábeis e quais melhores formas pra analisá-las, pois cada uma tem suas particularidades diferentes utilizando sobre cada operação da empresa.
O Balanço Patrimonial
É uma demonstração contábil muito importante que apresenta o patrimonial da empresa. Com a LEI nº 11.638/07, gerou novas estruturas de balanço por isso é importante estar sempre atualizado com a nova legislação.
“O balanço em contabilidade é uma evidencia de equilíbrio de elementos patrimoniais através de: causas, efeitos, tempo, espaço, qualidade; ou seja, é uma demonstração gráfica dimensional de fatos patrimoniais.” SÁ(p.1)
...