O planejamento e a organização
Por: Marcianopika • 29/9/2015 • Projeto de pesquisa • 645 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
A ECONOMIA EM UMA TROCA DE REGIME TRIBUTÁRIO POSSIBILITA A ENTIDADE EM UMA TOMADA DE DECISÃO SOBRE INVESTIMENTOS? QUAIS OS CUIDADOS QUE A EMPRESA DEVE TOMAR AO IMPLANTAR INVESTIMENTOS?
O planejamento e a organização de todas as ações de uma entidade devem ser realizados constantemente, possibilitando assim uma visão da situação real e futura da empresa. O planejamento tributário vem sendo utilizado como uma importante ferramenta para a economia das empresas no mundo globalizado sendo caracterizado como uma necessidade nos dias atuais. No Brasil, a alta carga tributária dificulta a gestão da tributação por parte das empresas, colocando o país entre os que possuem maior índice de tributos no mundo ficando atrás apenas de países desenvolvidos. Diante disto, é importante que as empresas, adotem práticas que auxiliem na redução de pagamento de tributos de forma lícita, gerando economia e até mesmo possibilitando maior competitividade empresarial.
O planejamento tornou-se muito importante para todas as ações de uma empresa, podendo ser considerado inclusive necessário para a sobrevivência ou não da mesma. É através dele que se possibilita que as tomadas de decisões tenham fundamentação em dados retirados de uma visão atual da empresa e garantindo que novas práticas sejam inseridas no contexto empresarial.
Muitos empresários agregam o fracasso empresarial à grande carga tributária paga por eles, sendo importantíssimo o planejamento para a consolidação destas empresas no mercado, tanto empresas pequenas como grandes estão sujeitas aos mesmos tributos, o que muitas vezes prejudica os menores, em função de impedi-las de tornar - sem mais modernas e consequentemente mais competitivas e produtivas, gerando o aumento de empreendimentos informais, porém a carga tributária não é o único agravante no processo empresarial, a falta ou a má realização de um planejamento pode culminar no fracasso, sendo assim, a troca de regime tributário vai possibilitar também a organização avaliar e analisar as possibilidades de investimentos a serem realizados na empresa.
É possível compreender, que a escolha ou a troca do regime de tributação é buscar uma forma que ofereça os melhores resultados a organização, de maneira lícita e de acordo com a lei.
Em relação aos cuidados que a empresa deverá tomar ao implantar investimentos, a mesma deve-se focar nos objetivos da organização, ou seja, para onde a organização está indo no momento, quais os fatores ambientais críticos que a organização está enfrentando atualmente, e o que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais de forma mais efetiva no futuro. A análise dos fatores internos (pontos fortes) é vital para a avaliação e definição de estratégias para a organização, se os recursos financeiros estão adequados, se a organização está pelo menos um pouco isolada da forte pressão dos concorrentes, a capacidade de inovação de serviços e produtos, vantagens de custos e vantagens competitivas. Se tratando de pontos fracos, deve-se realizar uma análise da posição competitiva da empresa, ou seja, se está deteriorada ou não, lucratividade baixa, ficando para trás em pesquisa e desenvolvimento, contaminação com problemas operacionais internos, desvantagens competitivas, imagem de mercado fraca e demais fatores operacionais da entidade.
...