OS ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO
Por: DaianiElias • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 218 Visualizações
Tabela 01: Comunicação.
ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO | IMPORTÂNCIA |
Emissor | É o remetente, ou seja, o que envia uma mensagem e pode ser uma pessoa, um órgão, uma empresa, um canal de televisão, um site na internet, e assim por diante. |
Receptor | É o destinatário da mensagem, para quem a mensagem foi enviada. Pode ser uma pessoa ou um público-alvo. |
Mensagem | O que é transmitido, o conteúdo. |
Código | Meio através do qual a mensagem é transmitida: fala, escrita, gestos, imagens, etc.. |
Canal | Meio pelo qual a mensagem pode circular: jornal, revista, TV, rádio, folheto, folder e o próprio ar. |
Contexto | Também chamado de referente, é a situação na qual emissor e receptor estão inseridos. |
A negociação é a forma que as partes encontram de minimizar ou eliminarem suas diferenças, sendo assim, tem por objetivo buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando o melhor resultado possível, ou seja, é o entendimento entre partes. Durante a negociação os envolvidos tem a oportunidade de apresentarem toda a sua argumentação e por fim, ter o produto final, a conclusão maior do que a soma das contribuições e argumentos individuais. Associar a negociação e comunicação é parte importante de grandes técnicas para uma conclusão bem, sucedida ao negociar. Sua principal importância reside na administração de conflitos, onde o planejamento e uso de estratégias deverá se beneficiar as partes interessadas, e, portanto, a comunicação e o respeito mútuo são peças fundamentais do sucesso na negociação.
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é conflitos, divergências, antagonismos de interesses, ideias e posições. O papel do negociador é exigir comprometimento de ambas as partes, analisar as vantagens, evitar discussão de pontos conflituosos para que ambos os lados saiam satisfeitos.
Para um processo se configurar como negociação é preciso que haja pelo menos duas partes envolvidas e um relacionamento voluntário e que esses interessados apresentem conflitos a respeito de um ou mais tópicos. É necessário que esse relacionamento objetive a divisão ou troca de recursos específicos ou resolução de assuntos entre os envolvidos. E por fim, por se tratar de uma atividade sequencial e não simultânea, é um processo onde devem existir demandas e propostas pelas partes, bem como as concessões e as contrapostas. Ainda é preciso compreender que dentro desse processo a visão sistêmica e a ética, são importantes no processo decisório.
O uso de técnicas de negociação se torna fundamental, nessa dimensão para que possamos compreender os processos que envolvem as negociações e quais as habilidades que devem ser usadas para obter sucessos nos acordos firmados entre partes.
O processo de negociação é extremamente complexo, visto que envolve pessoas e comportamento humano.
Os principais componentes do processo de negociação são as entradas, saídas e opinião.
Onde estão relacionados às diferenças individuais, valores pessoais envolvidos, interesses comuns, relacionamento humano, participação no processo, uso de informação e poder, comunicação, flexibilidade, conquistas das pessoas, concessões, satisfação das necessidades, decisão conjunta, acordo, solução do conflito, benefícios duradouros e visão estratégica.
De acordo com os estudos existem dois tipos básicos de negociação: competitiva e cooperativa. Onde a negociação competitiva é classificada como ganha / perde, nesse tipo uma parte é prejudicada e a outra obtém sucesso. Já na negociação cooperativa, classificada como ganha / ganha, o resultado é positivo para ambos os lados, ou seja, são encontradas alternativas de ganho comum que atendam os interesses das partes envolvidas.
Uma negociação ideal deve conter entradas positivas e saídas positivas, ou conhecida como saída ganha / ganha.
Compreende-se que a importância das técnicas de negociação para a estratégia das empresas esta no fato dela ser uma atividade geradora de oportunidades além de proporcionar a redução de custos, redução do estresse e melhorias nos relacionamentos. Logo a capacidade de negociação de um profissional ou empresa tende ser reconhecida pela sua facilidade ao atingir seus objetivos e superar seus concorrentes.
Na negociação temos três variáveis básicas: Poder, Tempo e Informação.
Sobre estas variáveis podemos dizer que quem tem o poder em uma negociação e possui sabedoria para usá-lo, geralmente controla o processo e invariavelmente atinge os seus objetivos. Este Poder não necessariamente deve ser entendido como uma força ou domínio no pior dos sentidos, mas uma condição, que pode ser momentânea ou não, dando o contexto de negociação, por exemplo, ter dinheiro para comprar determinado produto em uma loja, o simples fato de manifestar o interesse em comprar algo quando se entra em uma loja lhe dá um poder relativo. Porque se você manifestar um desejo incontrolável para ter o produto, o Poder pode passar para o outro lado.
...