TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE MADEIRAS DE CONTRUÇÃO

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  2.479 Visualizações

Página 1 de 5

INTRUDUÇÃO

        A madeira é um dos materiais de construção mais antigos do mundo, devido ao fácil acesso e trabalhabilidade. Com o passar dos anos foi se aperfeiçoando o modo de trabalhar com ela, surgindo novos tipos e produtos para garantir o melhor estado de conservação.

        A madeira conta com vários tipos de defeitos, incluindo a inflamabilidade, que é um dos principais. Fungos, bactérias e umidade também fazem parte de seu repertório de defeitos.

        A necessidade de incluir madeira em quase todos os lugares, fez surgir vários tipos, cada um é utilizado da melhor forma no lugar que lhe cai melhor.

Então, com este trabalho, tenho como objetivo, mostrar os diferentes tipos de madeira que estão a disposição para usarmos da melhor maneira.

TIPOS DE MADEIRAS DE CONTRUÇÃO

Dentre as madeiras utilizadas na construção, elas podem ser classificadas em duas categorias:

*Madeiras maciças:

  1. Madeira bruta ou roliça;
  2. Madeira falquejada;
  3. Madeira serrada.

*Madeiras industrializadas:

  1. Madeira compensada;
  2. Madeira laminada;
  3. Madeira recomposta.

MADEIRA ROLIÇA

É empregada em forma de tronco, utilizada em estacas, escoramentos, postes colunas etc. muitas vezes nas construções provisórias, no Brasil sendo mais frequente o uso por eucalipto e pinho-do-pará. As peças roliças possuem diâmetro variável, em forma de tronco de cone, porém, para efeito de calculo utiliza-se o diâmetro igual ao do terço da peça.

[pic 1]

MADEIRA FALQUEJADA

A madeira falquejada é obtida por corte com machado. É usada em estacas, cortinas cravadas, pontes, etc. Dependendo do diâmetro dos troncos podem ser obtidas seções maciças de grandes dimensões, como 30x30 ou até mesmo 60x60 (cm), as partes laterais cortadas serão consideradas perdas, a seção que constitui a menor perda de material é o quadrado de lado b=d/ raiz de 2. A seção retangular escrita de maior módulo de resistência é a de lado b=d/ raiz de 3.

[pic 2]

MADEIRA SERRADA

As madeiras serradas possuem uma serie de fatores para chegar em seu estagio final, possuindo a madeira aquelas características de retração citada anteriormente, ficam vários critérios pra se obter uma madeira com qualidade final, sendo que a mesma deve-rá ser cortada apenas na maturidade, e de preferência na época de seca, quando a madeira está o mais seca que na época de chuvas, que trás patologias como as fendas criadas justamente pela secagem rápida demais da madeira quando cortada, então, mesmo depois do corte existe uma serie de ações que devem ser tomadas para evitar o empeno das peças.

[pic 3]

O melhor método de secagem consiste em empilhar as peças, colocando separadores permitindo circulação de ar em todas as faces da madeira, protegendo da chuva em locais bem ventilados, sendo que o tempo da secagem natural é de um a dois anos em processos naturais, deixa tão claro como é importante proteger as peças durante o manuseio das mesmas tanto na construção como nos depósitos, pois requer tempo para uma madeira de qualidade.

Para dimensões mínimas da seção transversal de peças de madeira serrada usadas em estruturas a NBR 7190, vem estabelecendo certas dimensões para evitar fendilhamentos ou flexibilidades exageradas.

[pic 4]

MADEIRA COMPENSADA

A madeira compensada é formada pela colagem de três ou mais laminas, alterando as direções das fibras, podendo ter três ou mais lâminas, lembrando que sempre em numero ímpar. Geralmente para se obter estas laminas usa-se uma faca de corte num corte rotatório. Após o corte estas são submetidas a secagem onde ocorre bem mais rápido, pelo fato de serem bem finas.

As chapas compensadas não é um trabalho artesanal, e sim bem industrializado, são padronizadas com as dimensões de 2,50x1,25 com espessuras variando de 4 a 30mm, possuindo a mesma uma gama de vantagens sobre a madeira maciça:

  1. Fabricada em folhas grandes, com defeitos limitados;
  2. Redução do inchamento e retração;
  3. Mais resistente na direção normal as fibras;
  4. Reduz o efeito de trincas na cravação de pregos paralelos;
  5. Permite o emprego de madeiras mais resistentes apenas nas camadas necessárias reduzindo o custo;

E a desvantagem marcante está no preço elevado, que se levando em consideração os benefícios ainda sim é mais vantajoso, claro, dependendo do seu emprego.

[pic 5]

MADEIRA LÂMINADA E COLADA

É um produto estrutural, formado por associação de lâminas de madeira selecionadas, coladas com adesivo sob pressão, as fibras das laminas possuem sentidos paralelos entre si. As etapas para fabricação são as seguintes:

  1. Secagem das laminas;
  2. Preparo das laminas;
  3. Execução de juntas de emendas;
  4. Colagens sobre pressão;
  5. Acabamento e tratamento preservativo.

Antes da colagem as laminas secam em estufa, na preparação as laminas são padronizadas (plainadas e serradas), em seguida, são emendadas de necessário, logo, são coladas sobre pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (332.3 Kb)   docx (787.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com