OS TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE II
Por: kessiacampos • 4/12/2017 • Trabalho acadêmico • 5.916 Palavras (24 Páginas) • 411 Visualizações
SUMÁRIO
TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE II - QUESTIONÁRIO 2
CUSTOS 7
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE CUSTOS INDIRETOS 19
DEPRECIAÇÃO PELO MÉTODO ¨VALOR RESIDUAL¨ 23
DEPRECIAÇÃO PELO MÉTODO ¨LINEAR¨ 24
DEPRECIAÇÃO PELO MÉTODO ¨COLE¨ OU ¨SOMA DOS DÍGITOS¨ 24
DEPRECIAÇÃO DE BENS ADQUIRIDOS USADOS 25
TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE II - QUESTIONÁRIO
- A empresa Patrimônio S.A efetuou a depreciação utilizando os percentuais fiscais, ainda que soubesse que a vida econômica do bem era maior do que as taxas ficais. A decisão foi tomada em função das dificuldades em controlar as duas depreciações, o que levaria a empresa a ter custos de controle não suportáveis pelo porte e situação financeira da empresa, inviabilizando o negócio. Referida situação:
- Afeta diretamente a neutralidade na apresentação de uma demonstração contábil fidedigna, não sendo possível considerar a demonstração fidedigna.
- Altera a demonstração contábil de forma material, impedindo o reconhecimento como uma demonstração contábil fidedigna.
- Permite considerar a demonstração contábil fidedigna, uma vez que o custo para geração de uma informação com melhores qualidade não justificaria o benefício.
- Atende ao princípio da prudência, visto que a decisão de adotar a depreciação que atribui maior valor ao resultado permite a geração de uma demonstração conservadora mais fidedigna.
- Distorce a possibilidade do usuário em analisar a demonstração contábil, sendo necessário o ajuste para considerá-la fidedigna.
- Entre as características qualitativas de melhoria, a comparabilidade está entre as que os analistas de demonstrações contábeis mais buscam. Dessa forma, pode-se definir pela estrutura conceitual contábil que comparabilidade é a característica que:
- Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre elas nas demonstrações contábeis.
- Utiliza os mesmos métodos para os mesmos itens, tento de um período para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informação, quando para um único período entre entidade.
- Considera a uniformidade na aplicação dos procedimentos e normas contábeis, onde, para se obter a comparabilidade, as entidades precisam adotar os mesmos métodos de apuração e cálculo.
- Garante que usuários diferentes concluam de forma completa e igual, quando a condição econômica e financeira da empresa, sendo levado a um completo acordo.
- Estabelece procedimentos para a padronização dos métodos e processos aplicados em demonstrações contábeis de mesmo segmento.
- Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
Segundo pronunciamento do comitê de pronunciamentos contábeis (PCP), cujo teor foi aprovado pela resolução no 1.121/2008 do Conselho Federal de Contabilidade, e que versa sobre estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das Demonstrações contábeis, esta é a definição de:
( ) PASSIVO
( ) RECEITA
( ) DESPESA
(X) ATIVO
( ) PATRIMÔNIO LIQUIDO
- A fim de atingir seus objetivos, as demonstrações contábeis devem ser preparadas em conformidade com o regime de caixa. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando são recebidos ou pagos. Classifique essa posição como correta ou incorreta, fazendo um comentário sobre sua resposta.
Resposta: Incorreto, pois o correto é pelo regime de competência.
- São usuários das demonstrações contábeis citados na sua estrutura conceitual: ¨investidores; empregados; credores por empréstimos; fornecedores e outros credores comerciais; clientes; governos e suas agências; e o público¨. Classificar essa posição como correta ou incorreta, informando base legal sobre sua resposta.
Resposta: Correto, as informações são para os usuários em geral.
- De acordo com a estrutura conceitual contábil, considere:
- Todos os bens adquiridos pela empresa devem ser registrados no Balanço Patrimonial, nos grupos de ativos.
- As despesas devem ser reconhecidas no resultado da empresa, considerando-se a sua associação direta com a receita gerada.
- O conceito físico de manutenção de capital pressupõe a manutenção dos montantes financeiros dos ativos líquidos existentes no início do período e no final do período do Balanço Patrimonial.
Está correto o que se afirmar APENAS em
( ) I
( ) I e II
( ) I e III
(X) II
( ) III
- Em conformidade com o estabelecido pela Resolução CFC no 1.121/08, o conceito financeiro de manutenção do capital, no qual o capital é definido em unidades monetárias nominais, o ganho por manutenção e/ou estocagem de ativos, no período, só podem ser reconhecidos como lucro
( ) no momento em que ocorrer variação do indexador definido pela órgão regulador.
( ) de acordo com o regime de competência, independente da transferência para terceiros.
( ) ao final de cada período verificar pela variação de um indexador definido pela entidade.
(X) no momento em que estes ativos forem efetivamente vendidos a terceiros.
( ) ao final do período examinado, se ocorrer aumento no índice geral de preços.
- O procedimento contábil a ser adotado por uma entidade, quando a determinação de um valor a receber, decorrente de ação judicial, não apresenta condições da utilização de uma base confiável para mensuração do valor desse evento, é:
( ) estimar um custo provável para ação judicial e registrá-lo como ativo diferido.
(X) divulgar o fato nas notas explicativas ou em demonstrações suplementares.
( ) projetar um valor e registrar no patrimônio com Resultado de Exercícios Futuros.
( ) reconhecer o evento em conta de ajuste patrimonial no Patrimônio Líquido.
( ) estabelecer uma base para calcular uma provisão ativa e evidenciar o fato em demonstrações complementares.
...