Os Conceitos de Controladoria
Por: paulorkk • 8/10/2019 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
Atividade 1: Apresentação escrita.
Pesquisa sobre os seguintes tópicos:
a) definir o conceito de Controladoria no contexto de informação e decisão.
b) identificar a existência dos diferentes tipos de usuários externos e internos da informação contábil.
c) analisar a importância da Controladoria para a gestão econômica da organização.
2 páginas, no máximo.
Fonte: Arial 12
Fonte de pesquisa: exclusivamente bibliografia básica e complementar do curso.
A controladoria tem como objetivo contextualizar toda informação obtida através de seus mecanismos como os mais variados temas e auxiliar o gestor/líder a tomar a decisão mais apropriada para determinado objetivo.
Controladoria é identificado como ciência pois consiste num “mix” de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica para fins de gestão empresarial. Usando suas 5 fundamentais teorias para se obter a máxima eficiência e eficácia.
Teoria da Decisão: é a teoria que trabalha em função da tomada de decisão racional, por meio da formulação de hipóteses que sejam mais precisas possíveis.
Teoria da Mensuração: o objetivo da mensuração na contabilidade é gerar informações mais confiáveis possíveis para tomada de decisões mais precisas.
Teoria da Informação: A teoria da informação estuda o modo em que a informação é recolhida, armazenada e transmitida.
Teoria da Comunicação: Esta teoria é um conjunto de pesquisas realizadas por diversos pesquisadores que estudam como a comunicação humana, verbal e não verbal se evoluiu e como pode ser usada.
Teoria Geral dos Sistemas: É a teoria que trabalha o estudo interdisciplinar de diversos sistemas com o objetivo de descobrir padrões, regras que auxiliem e possam ser aplicadas em diversos campos do conhecimento.
Como pudemos observar, as 5 teorias estão interligadas em conjunto tornam a controladoria mais “apalpável” auxiliando o Controller desde a coleta de informações até o processamento e entrega ao gestor para tomada de decisão.
Estrutura:
A estrutura da controladoria se divide em 2 formas para atender as empresas de melhor e mais eficiente forma.
Estrutura contábil e fiscal: Controla os bens patrimoniais e dos direitos das empresas, além da área fiscal na forma de relatórios fiscais. Essa estrutura é mais conhecida como “contabilidade tradicional”.
Estrutura de Planejamento e Controle: compreende todo o resto, orçamentos, projeções, análise de desempenho, planejamento tributário, etc.
Ambientes:
A controladoria trabalha em 2 ambientes, são eles os ambientes internos e os ambientes externos.
Os ambientes internos trabalham dentro da empresa, gestores, departamentos, e funcionam mais como os mais próximos dos usuários da informação da controladoria.
Os ambientes externos são aqueles que utilizam o compilado de informações fornecidos pela controladoria e aproveitados pelos usuários externos, como governo, bancos e fornecedores.
...