Os Gastos diretos e indiretos da sociedade com seus empregados e computados na DRE
Por: Tamiris Lana • 12/4/2018 • Trabalho acadêmico • 5.520 Palavras (23 Páginas) • 206 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de integralizar horizontalmente e aprofundar o conhecimento nas seis disciplinas do período: Contabilidade de custos, Contabilidade Geral III, Logística das Organizações, Psicologia aplicada as Organizações, Matemática Financeira e Microeconomia, permitindo uma visão sistemática e interdisciplinar da atividade contábil.
O trabalho apresenta como é a contabilidade da indústria de transformação e a logística do processo fabril. No que tange os objetivos específicos em cada disciplina:
- Contabilidade de Custos, constituir uma empresa cujo objetivo social seja um indústria de transformação, estruturada com o capital próprio e com o capital de terceiros, registrar os fatos ocorridos apurando os custos da produção de cada período, venda de produtos, custos dos produtos vendidos, contabilização dos impostos, bem como realizar uma revisão bibliográfica de todos esses itens Contabilidade Geral III, realizar uma revisão bibliográfica sobre os demonstrativos contábeis, bem como contabilizar e elaborar todos os demonstrativos da industria a ser constituída.
- Contabilidade Geral III, realizar uma revisão bibliográfica sobre os demonstrativos contábeis, bem como contabilizar e elaborar todos os demonstrativos da indústria a ser constituída.
- Logística das Organizações, demonstrar todo o processo produtivo fabril, o sistema ERP adotado, as decisões de um projeto de produção, o organograma composto tanto pela parte administrativa quanto operacional, bem como a sua revisão de literatura.
- Psicologia aplicada as Organizações, evidenciar como é composto o capital intelectual das pessoas, nas etapas da constituição da empresa, descriminando o tipo de profissionais envolvidos e ect.
- Matemática financeira, destacar um dentre os imobilizados da empresa, onde terá que elaborar uma planilha de amortização, utilizando um sistema nacional financeiro.
- Microeconomia, identificar qual o tipo de bem que a empresa vende, classificando-o quanto a sua elasticidade, estrutura de mercado e a importância da economia para a empresa.
O presente trabalho é norteado pela problemática: Como é a contabilidade de uma indústria de transformação e a logística do processo fabril?
Deste modo, o trabalho justifica-se pela carência de vivenciar fora do meio acadêmico como funciona uma indústria de transformação, proporcionando uma visão um pouco restrita do real funcionamento da mesma.
A pesquisa partiu do método indutivo como base lógica da investigação e faz uma abordagem qualitativa acerca do tema proposto. Quanto aos fins à pesquisa foi exploratória, busca-se ter conhecimento suficiente para a criação de uma empresa. Os meios utilizados para a pesquisa foram: bibliográfica e de campo. Utiliza-se o acervo bibliográfico da PUC Minas, títulos particulares dos autores acessíveis ao público em geral e redes eletrônicas.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Demonstrações Contábeis
De acordo com a NBC T1 as Demonstrações Contábeis são “parte integrantes das informações financeiras divulgadas por uma entidade.” (BRASÍLIA, 2008)
Para atingir seu fim, que é o de assegurar o controle do Patrimônio e fornecer informações e orientação sobre sua composição e variações, a Contabilidade faz demonstrações desse patrimônio e de suas variações, dos pontos de visita sintética e analítica, através de técnicas especiais que obedecem aos princípios contábeis. O inventário é um exemplo de demonstração analítica, ao passo que o Balanço Patrimonial é uma demonstração sintética. (...)
Qualquer representação de um fenômeno patrimonial que contenha dados extraídos dos livros contábeis pode ser chamada de “demonstração contábil”, podendo ser analítica, sintética, geral ou parcial. (FRANCO, 1996, p. 139)
As demonstrações contábeis “representam peças em forma técnica que evidenciam fatos patrimoniais ocorridos em determinada gestão administrativa. As demonstrações são elencadas na Lei das Sociedades Anônimas (S/A)” (BARRETO, 2008, p.134)
Conforme o art. 176 da Lei das S/As, sobre as Demonstrações Contábeis:
Ao fim de cada exercício social, a Diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício; & Artigo alterado pela Lei nº 9.457/97.
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício;
IV - demonstração dos fluxos de caixa; e
V - se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (BRASIL, 2007)
Essas demonstrações, portanto, são de total importância para a empresa, pois são informações da empresa onde evidência em forma quantitativa os bens, direitos, obrigações e toda uma estrutura econômica-financeira.
2.1.1 Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é “a demonstração financeira que evidencia resumidamente o Patrimônio da entidade, quantitativa e qualitativa.” (RIBEIRO, 2001, p. 43)
É importante salientar que o balanço patrimonial pode ser considerado como: “demonstrações instantâneas (de um dado momento), estáticas (como se encontraria, se estivesse parado o patrimônio) e de equilíbrio entre debito e credito das contas que representam os elementos que compõem a riqueza patrimonial.” (SÁ, 2006, p.34)
“Tanto quando que o estado procedente de estrutura similar, o balanço não e mais que uma partida dobrada de maiores proporções formada por uma serie de partidas individuais.” (WITTNER, 1961, p.160) (tradução nossa) ¹
Pode-se verificar que o balanço patrimonial tem o objetivo de informar a situação de uma entidade em um momento especifico em que ela se encontra assim facilitando para seu entendimento.
O ativo pode ser subdividido em:
ativo circulante que são os recursos disponibilizados ou aquele que se espera disponibilizar em um ano ou menos. Realizável em longo prazo são os recursos que serão disponibilizados somente após o encerramento do exercício posterior à data de determinada demonstração. Os bens de propriedades da empresa não-circulante são contabilizados no ativo permanente. (JÚNIOR; SÁ, 2007, p.9)
...