PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS
Por: marciasch • 23/8/2016 • Trabalho acadêmico • 5.261 Palavras (22 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS
2.1 JUSTIFICATIVA
2.2 HISTÓRIA
2.3 INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS
2.4 TRIBUTAÇÃO
2.5 LIVROS FISCAIS
2.6 ENCARGOS TRABALHISTAS
2.7 LIVROS CONTÁBEIS
2.8 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo principal, acompanhar o cotidiano das empresas prestadoras de serviços contábeis.
Para alcançar esse objetivo é necessário entender a evolução da contabilidade, desde seus primórdios ate os dias atuais, a necessidade humana e o aperfeiçoamento da profissão do contador.
Neste trabalho serão abordados todos os tributos devidos (federais, estaduais, municipais e contribuições sociais), por empresas tributadas pelo lucro real e as alíquotas estabelecidas para os mesmos.
Os encargos trabalhistas são outro ponto importante, pois não há como manter um escritório de contabilidade sem funcionários.
Também mostrara que é importante manter a escrituração dos livros contábeis e fiscais em ordem, pois os mesmos são obrigatórios e exigidos pelo fisco.
Neste trabalho haverá o acompanhamento das movimentações que acontecem diariamente no cotidiano das empresas prestadoras de serviços contábeis.
O objetivo principal do trabalho é mostrar a complexidade do trabalho desenvolvido pelos escritórios de contabilidade, e a importância do mesmo no processo de tomada de decisão o que garante a continuidade das empresas.
PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS
JUSTIFICATIVA
Considerando as informações obtidas durante o período de estagio e também o conhecimento adquirido sobre o ramo de contabilidade, a sua importância na contribuição para a construção de informações confiáveis, decidi escrever sobre a prestação de serviços contábeis,para assim entender a real importância da profissão dentro do mercado.
Essa atividade visa aprimorar os conhecimentos como profissional dentro do sistema contábil, e assim saber como o aprendizado teórico é desempenhado na pratica, principalmente por se tratar de um escritório de contabilidade, que atende varias empresas, de diferentes ramos.
Esta atividade envolve a apresentação de demonstrações contábeis, que possibilitam um controle eficaz e o fornecimento ao cliente de informações confiáveis referentes à situação patrimonial e financeira da empresa. Essas informações devem ser claras e especificas, pois são elas que auxiliam na tomada de decisão tanto em grandes como em pequenas empresas.
Portanto a pesquisa dessa atividade econômica me beneficiara como aluna e futura profissional, me trazendo grandes conhecimentos e aprendizados.
HISTÓRIA
Acredita-se que a contabilidade seja tão antiga como a origem do homem. A contabilidade surgiu junto com a necessidade humana de registrar, calcular e controlar os seus bens, então se pode afirmar que, ela esta inserida no cotidiano humano desde a pré-história.
Para Iudícibus e Marion (2008, p.30)
Aqui entra a função da contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Como o homem é naturalmente ambicioso, a Contabilidade existe desde o início da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 anos a.C.
Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
[...] É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o
aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias,os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens perante terceiros, porem, obviamente, tratava-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária (Sergio 1997, p. 30).
...