PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: michele1004 • 29/5/2014 • Tese • 3.151 Palavras (13 Páginas) • 207 Visualizações
RESUMO Este trabalho tem como objetivo exemplificar as diversas formas de planejamento, direção e formas diversas de analisar uma instituição empresarial. São diversas formas de planejar onde o mesmo está presente desde a criação de uma empresa até o seu fim. Não devemos esquecer que o administrador reflete todas as suas decisões na administração onde a sociedade, os indivíduos e até o meio ambiente sofre impactos positivos e/ou negativos.
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Planejamento
2.1.1. Planejamento Estratégico
2.1.1.1. Planejamento Tático
2.1.1.1.1. Planejamento Operacional
3.
3.1
4.
5.
5.1
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
PLANEJAMENTO
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.
O planejamento estratégico apresenta três características principais:
1- É projetado em longo prazo,
2- Está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa,
3- envolve a empresa como um todo;
Ou seja, é projetado em longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado em longo prazo e macro orientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais.
O planejamento estratégico envolve seis etapas principais:
a) a determinação dos objetivos empresariais,
b) a análise ambiental,
c) a análise interna da organização e seus recursos,
d) a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas,
e) a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais,
f) o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.
O Balanced Scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.
PLANEJAMENTO TÁTICO
O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
As principais características do planejamento tático são:
a) o planejamento é um processo permanente e contínuo,
b) o planejamento é sempre voltado para o futuro,
c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão,
d) o planejamento seleciona entre varias alternativas disponível em um determinado curso de ação,
e) o planejamento é sistêmico,
f) o planejamento é interativo,
g) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos,
h) o planejamento é uma técnica cíclica,
i) o planejamento é uma função administrativa que interage com os demais,
j) o planejamento é uma técnica de coordenação,
k) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação.
Ou seja, é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. Nesse sentido, o planejamento tático apresenta características típicas, por ser um processo permanente e contínuo, está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisório, visa selecionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação.
O planejamento produz um resultado imediato que é um plano. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que, quando, como, onde e por quem. O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer quem deve fazer, quando ,onde, e muitas vezes como fazer.
A decisão é um processo sequencial e engloba seis elementos comuns: tomador de decisão, objetivos, sistema de valores, cursos de ação, estados da natureza, consequências.
As
...