PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS
Por: Jéssica Almeida • 3/10/2019 • Seminário • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 182 Visualizações
PPLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo, explicar o que é e como se faz, uma citação e referência de um trabalho acadêmico. Neste trabalho, utilizamos o tema plágio, para exemplificar os tipos de citações. Visto que, verificamos que todos os autores utilizaram as regras estabelecidas pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ABNT é um órgão privado, sem fins lucrativos, destinadas a padronizar as técnicas de produções de textos acadêmicos e científicos feitas em nosso país. Sendo assim, foi utilizado a metodologia segundo a ABNT. Vimos que, as citações servem para sustentar as ideias apresentadas auxiliando no desenvolvimento do raciocínio. Entretanto, as referências servem para facilitar o acesso a obra que foi pesquisada. Para fazer um trabalho acadêmico é indispensável utilizarmos citações, pois são elas que irão sustentar as nossa ideias e, como vimos, as referências, são obrigatórias, para que não se torne plágio. Todavia, quando não citamos algo, isto se torna plágio, pois não estamos identificando o autor da ideia apresentada.
Palavras-chave: Plágio, ABNT.
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos abordar o tema plágio, nos exemplos de citações, no qual será explicado cada tipo de citação, e também, como se faz uma referência.
O plágio, é quando copiamos ou assinamos uma obra de outra pessoa. Visto que, pode acontecer tanto em trabalhos acadêmicos, quanto em livros, matérias de revistas, fotografias, músicas, ou seja, o plágio pode acontecer em qualquer natureza.
À partir deste tema, construímos os exemplos de citações, no qual notamos a importância da citação no trabalho acadêmico, pois é ela que sustenta a ideia proposta no trabalho. Veremos também, que as referências têm as suas regras e a sua importância no trabalho.
No trabalho acadêmico, é importante apresentar ideias de outros autores, para provar que a ideia apresentada no trabalho, tem fundamento. Sendo assim, usamos as citações com esse objetivo, e as referências, com o objetivo de disponibilizar o leitor ao acesso da obra pesquisada.
Para desenvolver este trabalho, foram feitas várias pesquisas em livros e na internet. A partir destas pesquisas, construímos nossa ideia e montamos este trabalho, afim de apresentar um trabalho com coerência e com o objetivo de auxiliar outros leitores.
2. CITAÇÃO
Citação é quando mencionamos uma outra fonte, ou seja, quando informamos quem disse ou escreveu algo.
Para fazermos uma citação, é indispensável conter o sobrenome do autor, ano e página.
As citações servem para sustentar as ideias, auxiliar no desenvolvimento do raciocínio, identificar o autor da ideia apresentada e facilitar para o leitor o acesso original do texto.
Existem três tipos de citações, são elas:
Citação direta;
Citação indireta;
Citação da citação.
2.1 CITAÇÃO DIRETA
Na citação direta, ocorre a transcrição do texto original que está sendo consultado. Neste caso, existem os seguintes tipos de citações diretas:
2.1.1 CITAÇÃO DIRETA CURTA
Neste tipo de citação, não pode exceder três linhas e para indicar a citação, deverá ser inserido aspas no começo e no final do texto citado.
Exemplo:
2.1.2 CITAÇÃO DIRETA LONGA
Neste caso, existem as seguintes regras: exceder três linhas, ser destacadas do texto com o recuo de 4cm da margem esquerda, ser apresentada em parágrafo próprio, conter a fonte menor que a do restante do texto, sem aspas e ter o espacejamento simples.
Exemplo:
2.2 CITAÇÃO INDIRETA
A citação indireta, é conhecida como paráfrases, pois são quando escrevemos um texto mais claro e objetivo do que o texto que foi consultado, ou seja, é um texto escrito com as mesmas ideias, porém em outras palavras.
Na citação indireta, é exigido informar o sobrenome do autor e ano da obra. Visto que, é opcional informar a página.
Exemplo:
2.3 CITAÇÃO DA CITAÇÃO
A citação da citação, é quando citamos algo que já foi citado e não temos acesso ao texto original.
Este tipo de citação pode ser direta ou indireta.
Neste caso, entre a referência do texto original e a referência da citação consultada, deve-se usar a palavra apud ou escrever citado por. Visto que, a palavra apud significa citado por.
Exemplo:
3 REFERÊNCIA
As referências, servem para identificar as fontes consultadas, possibilitando o leitor a ter acesso a obra do texto mencionado. Pois é um conjunto de elementos descritivos retirado de um documento para auxiliar na identificação.
Esses elementos descritivos, podem ser essenciais e complementares. Os elementos essenciais, são informações indispensáveis à identificação do documento, estando estritamente vinculadas ao suporte documental e variando conforme o tipo de documento. E os elementos complementares, são as informações extras, que permitem melhor descrever os documentos.
Conforme a NBR 6023 (2002, p. 3), as referências devem ser “[...] alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento [...].” Além disso, a versão atualizada da NBR 14724 (2011, p. 10) orienta que “as referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si, por um espaço simples em branco.
Para elaborar uma referência, é necessário seguir as normas da ABNT, pois cada tipo de referência tem a sua maneira de ser elaborada. Segue o exemplo, de referência de livro do meio impresso e do meio
...