PLANO DE CONTAS Etapa Exemplo de Plano de Contas Fictício
Por: Julliana Santana Nantes • 24/11/2016 • Relatório de pesquisa • 586 Palavras (3 Páginas) • 500 Visualizações
PLANO DE CONTAS
Etapa 1 – passo 2
Exemplo de Plano de Contas Fictício
[pic 1]
Passo 3
O plano de contas é um conjunto de contas, conforme diretrizes e mormas relacionadas as funções da área de contabilidade, de maneira a organizar e detalhar todos os fatos ocorridos. Esta ferramenta é imprescindível no decorrer do desenvolvimento do processo contábil, ou seja, todas as empresas devem elaborar seu plano de contas, de acordo com as singularidades dos segmentos e de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade, tendo conhecimento pleno o porte da empresa, o ramo de atividade e todas as informações exigidas pelos usuários, vai definir um número menor ou mais de informações a constarem no plano de contas.
De acordo com o estabelecido na Lei n° 6.404/1976 as contas podem ser divididas em dois grupos, sendo eles:
- contas patrimoniais, que são utilizadas para o registros das movimentações existentes nos elementos de bens, direitos, obrigações e Patrimônio Líquido.
- contas de resultados ou contas de exercício, são registradas as despesas e as receitas. Abertas na escrituração contábil, no início do exercício social e encerradas no final. Assim possibilitando o conhecimento do resultado econômico da gestão do patrimônio, informando se houve lucro ou prejuízo.
Toda movimentação que uma empresa faz sendo em dinheiro, cheque, transações bancárias e etc, são registradas na contabilidade, que usam agrupadores de operações para facilitar reconhecimento das informações.
O plano de contas sintético demonstra as movimentações de maneira mais simplificada, onde as contas não possuem subgrupos, relatando assim os números de forma generalizada, sem detalhamento das contas. Ex.:
[pic 2]
O plano de contas analítico trará mais detalhes sobre os lançamentos. Ex.:
[pic 3]
Em cada conta existem maiores informações, conforme exemplo descrito em despesas com pessoal, trás detalhes que nestas contas foram realizadas salários e férias.
Existe também o Plano de contas por centros de resultado, nele constará mais linhas de informações e detalhamento sobre cada conta, de acordo com o segmento e trabalho que a empresa realiza, ou seja, se a entidade é separada por setores, podemos apresentar com maior riqueza de detalhes neste plano de contas. Ex.:
[pic 4]
Servindo para que o contabilista possa registrar todos os eventos pela gestão do patrimônio, o objetivo do conjunto das contas utilizadas pela contabilidade da empresa é que darão auxilio para as tomadas de decisões, para saber nestes casos exemplificados como está o quadro de colaboradores, quais gastos estão tendo, se a empresa pode efetuar novas contratações ou cortes. Se fosse a classificação de um estoque, saber se exite a necessidade de novas compras, ou negociações para rebaixa de preço buscando redução do estoque. Esta obervação e análise é muito importante pois todas as ações são realizadas conforme a realidade e possibilidade da empresa.
...