PLANO DE CONTROLADORIA - CONTROLE DE RECEITAS
Por: Daniel Carvalho • 18/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.123 Palavras (9 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 8º SEMESTRE
PROJETO INTEGRADOR II – N1
PLANO DE CONTROLADORIA
CONTROLE DE RECEITAS
Tutor EAD
Suellen Targa
CAMPO GRANDE/MS
ABRIL/2017
1 - MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO
Modelo de gestão é um conjunto de normas e princípios que orientam os gestores na escolha de alternativas melhores, que levem a entidade a cumprir sua emissão com êxito. A cultura organizacional vista como a somatória de crenças, valores, visão, missão, metas e objetivos, vivenciados pelas pessoas dentro da empresa, sofrem ação direta do modelo de gestão por parte dos gestores. Na Pica- Pau, a gerência sempre se preocupou com esse tema e criaram os princípios da empresa:
- MISSÃO: Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- VISÃO: Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
- VALORES Comprometimento com os clientes; agilidade e pontualidade nos serviços oferecidos pela empresa; qualidade nos serviços prestados, proporcionando aos clientes conforto e segurança; respeito na organização, criando um ambiente harmônico entre gestores e colaboradores; ética e transparência na realização dos serviços prestados; melhoria contínua.
- METAS E OBJETIVOS: A Pica - Pau tem o objetivo de ter um departamento de Controladoria eficaz, para isso, tem metas muito bem estabelecidas. A empresa contratará no mês de Junho/ 2017 mais um funcionário, onde o mesmo e os demais irão participar de cursos na área, além da implantação de um novo software, o Linux e de um novo sistema, o Santri, que juntos trarão maior agilidade nos processos, mais facilidade e clareza nas informações, maior interação entre os departamentos, e maior controle por parte da liderança, almejando ter o departamento estruturado no máximo até Agosto de 2017.
Na atualidade as principais diferenças observadas entre as empresas, é o modelo de gestão, que se relaciona diretamente com a cultura organizacional, impactando no desempenho da organização. O modelo de gestão representa determinações, vontades e expectativas do gestor, demonstrando como são direcionadas as coisas dentro de uma empresa.
É um dos instrumentos mais significativo dentro de uma organização. Têm como fundamento as crenças e valores da liderança da empresa, com isso, os gestores da Pica- Pau entenderam a importância da cultura organizacional em relação ao modelo de gestão, e a necessidade de se estreitar os laços em relação a esses temas tão importantes.
1.1 - CARACTERÍSTICAS DO MODELO DE GESTÃO
As principais características do modelo de gestão são:
- Principal formador de cultura organizacional;
- Determina as linhas de poder;
- Indicam as principais formas de ação na empresa;
- Demonstram a importância das coisas, ao estabelecer os critérios da análise de desempenho.
O modelo de gestão se relaciona diretamente com o sistema organizacional, estabelecendo processos que deixem a empresa com objetivos bem estabelecidos. Um bom modelo de gestão deve ser aquele que caminha com a cultura organizacional, se estruturando através do processo de gestão baseado num planejamento estratégico garantindo a continuidade da empresa e num planejamento operacional, buscando a eficácia necessária à continuidade e do controle no acompanhamento dos resultados.
O processo de gestão é extremamente relevante principalmente na faze de planejamento operacional, usando ferramentas de sistema para a análise de possíveis alternativas que aperfeiçoarão os resultados na implementação das atividades.
Ele serve de base para as decisões que os gestores da Pica- Pau venha a tomar de maneira assertiva, implementando através da execução, que é a interação das áreas, que precisarão trabalhar juntas, o comprometimento dos funcionários envolvidos, e a resolução dos problemas que serão encontrados nesse caminho rumo à implantação do setor de Controladoria da empresa.
2 - A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
A auditoria interna é um importante instrumento de controle administrativo, e na Pica-Pau não há auditoria também. Em conversa com os gestores, viu-se o risco que a empresa corre pela falta de controles adequados acarretando em erros e desperdícios. A necessidade que as entidades têm de um auxílio da auditoria interna que repassa informações corretas da situação patrimonial e financeira da empresa é grande. A falta desse auxílio pode fazer a empresa deixar de captar recursos. A auditoria Interna é o ato de se avaliar de maneira independente, dentro de uma organização, os controles contábeis, almejando auxiliar a administração.
Os gestores da Pica- Pau sabe que eles não podem supervisionar pessoalmente todas as atividades da empresa, sendo necessária então, a auditoria interna de maneira periódica. Essa auditoria deve ser realizada por um profissional não subordinado àqueles cujos trabalhos examinam, além de que o auditor não pode desenvolver atividades que possa um dia examinar. A auditora interna deverá examinar a integridade, conformidade e eficácia dos controles internos, informações fiscais, financeiras, contábeis e operacionais da empresa.
Para a realização da auditoria, o auditor consultará e receberá informações precisas sobre o planejamento estratégico da empresa, e em cima dessas informações irá elaborar um plano anual de atividades. Irá verificar os registros contábeis, se as diretrizes almejadas pela gerencia estão sendo factíveis, e verificar os recursos e aplicações dos recursos gastos. Deverá indicar também, quais áreas serão prioridades em serem auditadas, lembrando que esse auditor deverá ser registrado como funcionário da Pica-Pau.
...