PORTFÓLIO ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA SAÚDE DA COMUNIDADE
Por: Edna Ferreira Cardoso • 5/10/2019 • Resenha • 3.945 Palavras (16 Páginas) • 129 Visualizações
PORTFÓLIO
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA
SAÚDE DA COMUNIDADE I
MACAÉ, RJ
2018
Pedro Felipe Cardoso
PORTFÓLIO
Trabalho apresentado como um dos meios avaliatórios para a obtenção de aprovação na disciplina Saúde da Comunidade I, no curso de enfermagem e obstetrícia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Aloísio Teixeira.
Macáe, RJ
Sumários
- Introdução:
Meu nome é Pedro Felipe Cardoso, tenho 25 anos e estou cursando o curso de Enfermagem de Obstetrícia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé. O portfólio é um dos requisitos para formação de nós alunos do curso e contribuem para nossa formação.
Esse estágio promoveu todo meu conhecimento prático e teórico envolvendo conceitos do PSE acuidade visual e outros conceitos aproveitados na teoria. Esses conceitos me fizeram me fizeram experienciar novas teorias e conceitos para mim como futuro enfermeiro.
As experiencias vivenciadas nesse relatório foram ótimaas poism
2. Ambiência externa (20/08/2018)
Às 9h:35 min, eu, minha turma e as professoras saímos do polo Ajuda para fazer a ambiência do bairro onde se encontram as escolas que iríamos fazer o campo prático. No caminho foi possível observar que o bairro possuía esgoto a céu aberto, calçadas degradadas que dificultavam a mobilidade e provavelmente é um problema para portadores de necessidade especiais locomotoras. Senti falta de sinalizações como placas e faixas de pedestres, tendo em vista que existem escolares se locomovendo em certos horários no bairro, mostrando uma falta de estrutura no bairro.
Nossa primeira parada foi no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e demos uma leve conferida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ambas instituições ocupam o mesmo espaço. O CCI tem como objetivo promover o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dos idosos. O CCI realiza várias atividades entre esses idosos, sendo elas: Estimulação cognitiva (da memória), Artes cênicas (teatro), Serviço de psicologia, Atendimento serviço social, Dança sênior, Artesanatos variados, Pintura em tecidos, Patchwork (trabalhos com tecidos), Bordados (livres), Confecção de bonecos, Artesanato em jornal, Academia e Fisioterapia. Ao chegar no espaço foi possível ver uma turma terminando a aula de Yoga. Fomos atendidos pela psicóloga Katy e pela servidora da parte administrativa Nádia que nos explicaram todo o funcionamento, desde a idade inicial para adentrar o espaço –58 anos--, e nos mostraram o ambiente, salas de fisioterapia, artesanato, etc. O CCI é muito importante pois segundo o artigo “Prevalência de depressão em idosos que frequentam centros de convivência” as atividades realizadas nesses espaços levam a diminuição da sintomatologia depressiva dos idosos.
Após sairmos do CCI nos direcionamos a Estratégia Saúde da Família que fica na parte inicial do “morro” onde se localizavam as escolas que fizemos campo prático. A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao chegarmos na
ESF foi possível ver que uma gestante de 5 meses estava conversando com o enfermeiro chefe sobre iniciar o seu pré-natal, foram feitas algumas perguntas referentes a quantidade de pessoas atendidas naquela ESF, sobre vacinação no bairro e o enfermeiro foi bastante esclarecedor e nos mostrou a realidade das pessoas que moram num bairro não centralizado.
Subimos o morro e encontramos a Casa do Caminho, uma ONG kardecista sem fins lucrativos que promove ações de assistência social a comunidades carentes de Macaé, RJ. Continuamos o caminho e observamos externamente o Colégio Municipal Renato Martins, no caminho entre a Casa do Caminho e o Colégio não existe asfalto, podendo ser um grande problema em dias de chuva com a formação de lama e nos dias de sol com o excesso de poeira que pode afetar os escolares com alergia respiratória. Não existem calçadas nesse caminho, fazendo com que os alunos andem na rua no mesmo espaço que os ônibus escolares e carros que passam por aquela localização, podendo causar acidentes.
3. Evento de prevenção de acidentes na escola e no trânsito (24/09/2018)
Segundo a Carta de Ottawa, o conceito de saúde da OMS insiste em que "a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida". Afirma, ainda, que "as condições e requisitos para a saúde são: paz, educação, habitação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade" (OMS, 1986). Tendo em vista esses conceitos utilizamos o da educação para aplicar oficinas e atividades lúdicas entre os escolares do Colégio Municipal Elza Ibrahim para que eles assimilassem os acidentes e pudessem evita-los.
Semanas antes do evento a nossa turma foi dividida em comissões, e cada uma ficou responsável por uma atividade do evento. As comissões foram: Decoração, monitoria, recepção, mídia certificado e cronograma. Eu fiquei no grupo de monitoria responsável pela oficina de trânsito.
No dia 24/09/2018 chegamos ao polo Ajuda às 10 da manhã para arrumar todos os locais do evento. Após arrumarmos as salas e o auditório esperamos dar 13:30 receber os alunos, obviamente estávamos todos nervosos. Quando o horário chegou finalmente recebemos a primeira turma e iniciou-se as atividades. O grupo de recepção ficou responsável por receber os escolares e explicar como seria o evento, eles estavam bastante agitados e isso me deixou um pouco ansioso pois eu não havia lidado com tantas crianças ao mesmo tempo, mas assim que chegaram no auditório para assistirem a peça sobre acidentes os professores conseguiram controlá-los e eles prestaram atenção. Vale ressaltar que os alunos amaram a apresentação de teatro sobre prevenção de acidentes e eu também me diverti bastante.
...