PORTIFOLIO EM GRUPO - Semestre ciencias contábeis UNOPAR
Por: vilex001 • 17/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.822 Palavras (16 Páginas) • 1.235 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 a modalidade de tributação pelo lucro real
2.1 CONCEITO
2.2 FINALIDADE
2.3 OBRIGATORIEDADE
2.4 FORMAS DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL
2.4.1 LUCRO REAL TRIMESTRAL
.
2.4.2 LUCRO REAL ANUAL
2.5 Despesas e custos dedutíveis na apuração do lucro real
2.6 Lalur
3 parecer de auditoria
3.1 AUDITORIA CONTÁBIL – FRAUDE E ERRO
3.2 TIPOS DE PARECERES DE AUDITORIA – SITUAÇÕES EM QUE SÃO EMITIDOS
3.3 A IMPORTANCIA DA PERICIA CONTÁBIL PARA OS USUARIOS NO AMBITO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL
3.4 LAUDO DE INSTRUÇÃO E SEU EMISSOR
4 A IMPORTANCIA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
4.1 NATUREZA FISCAL E EXTRAFISCAL
4.2 ISENÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
5 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva analisar as demonstrações contábeis apresentadas pela empresa Alfa S.A. que tem como regime tributário a modalidade do Lucro Real.
Durante um processo de auditoria, a equipe solicitou o Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR e a referida empresa apresentou o 1º semestre de 2016.
Dentro do contexto desta análise, discorreremos os conceitos pertinentes ao assunto que cerca os ditames dos auditores referindo-se ao Planejamento Tributário e as estratégias que possibilitam o gerenciamento de impostos a serem pagos; Direito Tributário na modalidade do Lucro Real evidenciando os tributos de natureza fiscal e extrafiscal, a sua importância para o sistema tributário nacional e também a questão da imunidade e isenção fiscal que estão garantidos alguns contribuintes; Auditoria elucidando a questão de erros e fraudes e os tipos de parecer que são utilizados pelos profissionais da área; e a Perícia no que tange a importância para os usuários no âmbito judicial e extrajudicial bem como a conceituação do Laudo de Instrução e seu emissor.
a modalidade de tributação pelo lucro real
CONCEITO
Lucro Real é a base de cálculo do imposto sobre a renda apurada segundo registros contábeis e fiscais efetuados sistematicamente de acordo com as leis comerciais e fiscais. Segundo o artigo 247 do RIR/99 (BRASIL, 1999) lucro real é o resultado contábil do período de apuração ajustado pelas adições e exclusões, ou compensações autorizadas pela legislação fiscal. Portanto o lucro real é à base de cálculo do imposto de renda partindo do resultado apresentado na contabilidade, com os devidos ajustes.
FINALIDADE
A finalidade do Lucro Real é apurar a base de cálculo do imposto de renda das pessoas jurídicas que optarem por esse tipo de apuração. Ele é apurado a partir do lucro efetivo da pessoa jurídica, ou seja, do resultado das receitas, ganhos e rendimentos auferidos, deduzidos dos custos, das despesas e das perdas, demonstrados através da escrita contábil.
OBRIGATORIEDADE
Estão obrigadas a apurar o lucro real, conforme art. 14 da Lei 9.718/98(BRASIL, 1998), as pessoas jurídicas que se enquadrarem nas seguintes situações:
a) cuja receita total, no ano calendário anterior, seja superior a R$ 48.000.000,00, ou proporcional ao número de meses do período, quando inferior a doze meses;
b) cujas atividades sejam de instituições financeiras ou equiparadas;
c) que, autorizadas pela legislação tributária, usufruam de benefícios fiscais relativos à isenção ou redução do imposto;
d) que, no decorrer do ano calendário, tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, inclusive mediante balanço ou balancete de suspensão ou redução do imposto;
...