PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO
Por: FBAS • 21/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.111 Palavras (9 Páginas) • 739 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO 5
2.2 O CONHECIMENTO ATUARIAL CONTRIBUI PARA GESTÃO EMPRESARIAL 8
2.3 ATUÁRIA UMA PROFISSÃO DO FUTURO. 8
2.4 RELAÇÃO ATUÁRIA COM O RISCO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES 9
3.CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
De modo geral, o atuário é conhecido como um profissional que analisa e quantificam os riscos presentes nas operações.
O objetivo é desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a constituição de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos.
O atuário é um profissional capacitado para trabalhar e gerenciar as diferentes atividades das instituições de previdência, seguros e outros ambientes empresariais do mercado financeiro.
Fundamentalmente o cálculo atuarial por meio do conhecimento histórico, de distribuições estatísticas e hipóteses, forma um valor presente de um conjunto de obrigações a pagar ou a receber em uma data futura.
A ciência atuarial é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatísticas são fundamentais para o desenvolvimento na gestão empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo que não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo não tendo bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir um historia...” Augusto Cury, Médico, Psiquiatra.
Segundo leitura textual fornecida e informações adquiridas de pesquisas pessoais, atuário é uma profissão pouco conhecida, porém de fundamental importância, pois é responsável para calcular e analisar riscos e é responsável também por gerenciar o risco e tudo que esta inerente a uma empresa. É necessário conhecimentos em matemática, finanças, economia, direito, contábeis, estatísticas, legislação, principalmente a que diz respeito à área no qual o atuário ira trabalhar, ou seja, é um profissional completo e complexo.
Para atuar como atuário é necessário ser graduado em ciências atuaria que tem como duração quatro (4) anos. No termino do curso é obrigatório fazer o exame de habilitação no IBA (Instituto Brasileiro de Atuaria) o órgão que regulamenta a profissão e o responsável pela emissão da documentação exigida junto ao órgão competente do Ministério do Trabalho e Previdência Social nos quais constará o registro profissional.
Como inúmeras profissões, o atuário requer ética profissional no desempenho de suas atividades, não seria bom que um profissional, por exemplo, se apossasse de bens alheios ou maquiasse resultados por razões particulares.
Segundo o art. 3º do código de ética do profissional Atuário: “ O Atuário deverá ter sempre presente a honestidade, a perfeição e o respeito à legislação vigente e deverá resguardar os interesses dos seus clientes, sem prejuízo de sua dignidade profissional”.
As áreas de atuação são empresas de seguro, bancos de investimentos, empresas de planos de saúde, e demais empresas especializadas em planos de previdência privada e também nos órgãos públicos responsáveis pelo gerenciamento da previdência social e ainda pode atuar na área da educação como professor.
Existem grandes expectativas quanto à profissão, estima–se que a profissão de ciências atuaria cresça consideravelmente no Brasil, segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Atuários, Flávio da Cunha Castro, há 900 atuários em atividade no Brasil. O salário inicial é de R$ 3 mil e pode chegar a R$ 20 mil após dez anos de serviço.
2.1 PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO
O profissional atuário, como vimos anteriormente tem a função de analisar e administrar riscos, nas diversas áreas nas quais atua.
Para Mendonça “qualquer atividade financeira que envolve risco deveria ter uma atuário” (apud SILVA, 2008, p. 1).
A profissão de atuário é regulamentada no Brasil pelo Decreto-Lei 806, de 04 (quatro) de setembro de 1969, e pelo Decreto 66.408, de 03 (três) de abril de 1970. Desce então esse profissional tem se dedicado a estudos quantitativos, financeiros e econômicos que lhe possibilitam assessorar os gestores dos negócios, com informações que permitem planejar e controlar, prever e se proteger dos riscos que ameaçam a integridade das pessoas e dos patrimônios a curto, médio e longo prazo.
O órgão que regulamenta a profissão do atuário é o IBA (Instituto Brasileiro de Atuária), é responsável também pela emissão do registro do atuário junto ao Ministério do Trabalho. Sem esse registro os profissionais não podem atuar.
Existem também outros órgãos regulamentadores da profissão como, por exemplo, a SUSEP, que regulamenta a área de seguros privados e FENAPREVI responsável pela criação de uma tábua biométrica que possui funções importantes com base informacional de estimativas e cálculos em várias áreas.
Para que, os serviços profissionais sejam fornecidos com qualidade e eficiência o profissional atuário precisa adquirir conhecimentos técnicos e teóricos em aplicações matemáticas, estatísticas, economia, probabilidades, finanças e ainda dispor de uma
...