PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: Elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária
Por: crizamara • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 9.386 Palavras (38 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS:
Elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto
de extensão universitária.
[pic 2]
MANAUS-AM
02/06/2014
CASSIO FERRAZ. RA 7981716988
CRIZAMARA CARNEIRO RA 1299994837
IOLANDA FREITAS. RA 7581656597
IVANILDA LIMA. RA 8324774952
MARILENE CAVALCANTE. RA7983725171
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS:
Elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto
de extensão universitária.
[pic 3]
MANAUS-AM
02/06/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Etapa 1 – PLANEJAMENTO
Abrangência do planejamento
ETAPA 2 – PROJETO DE EXTENSAO UNIVERSITARIA (SOCIAL)
Caracterização do Projeto
ETAPA 3 – DIREÇÃO
ANÁLISE CRÍTICA DOS ARTIGOS
A ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO
ETAPA 4 – O TRABALHO DO GERENTE EXECUTIVO/ APLICAÇÃO DE FERRAMENTA NA GESTÃO DE PROCESSOS DAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
PASSO 2
ADMINISTRADOR NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO
IMPLICAÇÕES ÉTICAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este desafio da Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Processos Administrativos têm por objetivo o estudo e a pesquisa sobre as PREMISSAS de um processo administrativo: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.
As etapas propostas e compostas no decorrer deste desafio, nos ajudarão com o auxílio de leitura de artigos que serão lidos e discutidos entre o grupo sob o entendimento de cada integrante, serão somados a elaboração de relatórios solicitados sob o entendimento comum e a interpretação correta dos autores desses artigos,além, de pesquisas em outros livros.
O mais será agregado de pesquisas feitas individualmente, e conversadas em grupo sob a orientação do que é proposto no desafio da disciplina.
Faremos um planejamento realizado no nível institucional da empresa que recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.
A empresa não tem condições de processar e interpretar todos os dados e as informações que provêm do ambiente. Daí as duas dificuldades em se lidar com o plano estratégico: a dinâmica complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro. É preciso ter uma noção relativamente firme para se lidar com essa complexidade e seus desdobramentos pela frente.
Veremos na sequencia características mais aprofundadas sobre os tipos de Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.
Intuímos, no final, a prática deste aprendizado em nossas vidas profissional, pessoal e em sociedade.
Seguimos com nosso trabalho.
Etapa 1 – PLANEJAMENTO
As empresas não funcionam na base da pura improvisação. O planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. É um modelo teórico para a função futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.
O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. Uma total inversão daquilo que era feito antigamente nas empresas.
Em um extremo, o planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não tomadas por algum estupor à situação – atitude denominada “paralisia pela análise”. No outro extremo, os administradores podem ser levados à preocupação quase exclusiva com problemas imediatos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização – atitude denominada “extinção pelo instinto”. Os dois extremos devem ser evitados. O administrador deve ponderar continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando a mudança. “Todo negócio e toda organização devem ser capazes de efetuar as mudanças a fim de sobreviver. Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança de uma maneira positiva e proposital”.
Abrangência do planejamento
O planejamento é elaborado de maneiras diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:
- Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização com um sistema único e aberto. Suas principais características são:
- é projetado para o longo prazo: tendo seus efeitos e consequências estendidos por vários anos à frente;
- envolve a empresa como uma totalidade: abrangendo todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização;
- é definido pela cúpula da organização: situada no nível institucional e corresponde ao plano maior a que todos os demais planos estão subordinados.
- é voltado para a eficácia da organização: no alcance de seus objetivos globais. Apresentar resultados é o sentido da excelência organizacional.
- Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são:
- é projetado para o médio prazo: geralmente correspondendo ao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, doze meses.
- envolve cada departamento ou unidade da organização: abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais;
- é definido no nível intermediário da organização: para cada departamento ou unidade da empresa;
- é voltado para a coordenação e a integração das atividades internas da organização.
- Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade especificamente. Suas principais características são:
- é projetado para o curto prazo: para o imediato e geralmente lida com o cotidiano e a com a rotina diária, semanal ou mensal.
- Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente: preocupa-se com o alcance de metas especificas;
- é voltado para eficiência: na execução das tarefas ou atividades. Fazer bem feito e corretamente. Isso compõe a chamada excelência operacional.
ETAPA 2 – PROJETO DE EXTENSAO UNIVERSITARIA (SOCIAL)
Arrecadação de gêneros de primeira necessidade para entidades filantrópicas
Caracterização do Projeto
Em reunião, optamos por implantar um projeto para a arrecadação de vários gêneros de primeira necessidade, pois trata-se de uma escola infantil particular, porém, totalmente, gratuita para a comunidade local. A faixa etária, atendida, é a partir dos 04 anos. O ensino é do Jardim ate o 5° ano. Atualmente, estão matriculadas 170 crianças no total.
...