PROFISSIONAL CONTABEIS DIREITOS DEVERES
Por: FLAVIO FLORES DANTAS • 22/4/2016 • Relatório de pesquisa • 764 Palavras (4 Páginas) • 741 Visualizações
ANO DE FUNDAÇÃO 19994
NOME: ALFATECH SERVIÇOS CONTABEIS S/A
SOCIOS: MÁRCIO LOPES E ROBERTO ALVES
QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS: 08
GRAU DE FORMAÇÃO DO ENTREVISTADO: 3º COMPLETO
- 3) COMO O CONTADOR VÊ O SEU PAPEL.….
R- O Contador é frequentemente visto como um profissional que apenas trazem impostos para os empresários pagarem. “Toda vez que alguém procura o serviço de um Contador, não procura por qualidade, e sim por preço, buscando verificar qual realiza o serviço mais barato e consegue tirar ou driblar mais os impostos para os empresários não pagarem”. Porém o que realmente acontece não é dessa forma. Via de regra, a procura pelos escritórios de contabilidade de pequenas e médias empresas volta-se principalmente para a apuração de impostos. E neste contexto, o contador passa a ser considerado meramente como o executor da prestação de serviço de escrituração dos livros contábeis e fiscais, emissor de guias e declarações. No entanto, a sua responsabilidade é muito mais abrangente do que inicialmente se imagina, pois ele é o principal canal de ligação entre a empresa e o fisco. O bom contador pode ter o papel fundamental nas decisões gerenciais da empresa, uma vez que tem os instrumentos necessários para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não somente a apuração dos resultados mensais, pois ele tem condições de auxiliar o empresário na definição e diretrizes do seu negócio. Ademais, ele pode evitar possíveis autuações fiscais e economizar dinheiro para empresa, a medida que venha a executar um planejamento tributário eficiente.
B)2)
R- Antes de existir a empresa é necessário que exista um contador, pois será ele quem irá criar e elaborar um registro correto das atividades financeiras da empresa junto aos órgãos do governo, entre diversas fases do âmbito corporativo. O contador deve organizar todas as ações para o cálculo dos diversos tributos inerentes à atividade empresarial tendo como base as legislações vigentes, sendo um suporte não só para a fiscalização, mas também para informar ao empresário sobre a estrutura e suas condições financeiras. Porem durante muitos anos foi papel do contador a tarefa de controlar o patrimônio da renda e do fluxo de transações de uma empresa sendo responsabilidade única o controle de da renda e do fluxo de transações desta. E para a pessoa física é apenas um mero matemático que faz declarações, contratos, acordos e outros trabalhos pequenos. Ou seja nos dias atuais ainda nos deparamos com pessoas sem conhecimento da profissão e responsabilidade contábil e que por muitas vezes nos tratando como desocupados que não têm tempo e servem para fazer tais coisas. Com o tempo e o passar dos anos isso vem mudando, ainda que lentamente a percepção social do contador está melhorando.
C)3)
Esta é uma dúvida comum a muitos prestadores de serviços, mas é ainda mais recorrente na cabeça dos profissionais liberais. Este setor inclui médicos, dentistas, advogados, consultores e muitos outros segmentos de atuação que apresentam dificuldade na hora de precificar seu trabalho. Infelizmente, não há um modo fácil de responder a esta pergunta. Más acima de tudo temos que nos dar o devido valor. Os profissionais de ciências contábeis assim como a de educação precede as demais, ou seja, nós precisamos em primeiro lugar aprender com nossos professores para ser aprovados no vestibular e formar em uma profissão,,,,,, assim acontece com qualquer empresa, antes mesmo de existir nós é que esboçamos e criamos elas. Com todas as suas previsões, lucros, e permanência no mercado!
...