PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Por: Vanesa Santos • 20/11/2020 • Relatório de pesquisa • 1.910 Palavras (8 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
SAPIRANGA/2019
Nº. | NOME | RA |
01 | Vanesa Dos Santos | 1967350 |
02 | ||
03 | ||
04 | ||
05 | ||
06 |
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata de um estudo de caso, proposto pela UNIP -Universidade Paulista. Tem como objetivo de estudo relacionar na prática a metodologia das disciplinas estudadas no bimestre, confrontando realidade com a teoria. Sendo adotada uma pesquisa de campo através de visitas técnicas para coleta de dados.
O objeto de estudo a ser analisado é a empresa RODRIGO DOS SANTOS MERGENER ME, CNPJ: 22.054.723/0001-06, sediada na Rua Siro Godoy da Silveira, número 247, Firenze, Campo Bom/RS.A empresa analisada está no mercado desde o ano de 2014, prestando serviços de intermediação de vendas e instalações de TV a cabo e telefonia. Seu principal fornecedor e cliente é o Grupo CLARO/NET e EMBRATEL.
Atualmente a empresa conta com um quadro de funcionários composto por vinte seis vendedores externos que atuam em todo vale do Sinos e grande Porto Alegre, quatro Call Center atuantes em todo o Brasil, doze técnicos de TV a cabo atuando nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Torres.
No primeiro tópico a ser analisado de Economia e Mercado falaremos sobre a microeconomia e macroeconomia, oferta e demanda. Como a empresa utiliza essas ferramentas para um melhor desenvolvimento da empresa.
Segundo tópico trataremos dos Recursos Materiais e Patrimoniais demostrando através da empresa objeto, a importância de um bom gerenciamento dos estoques, eliminando os desperdícios de tempo e material utilizado.
Terceiro tópico abordaremos a necessidade da Matemática Aplicada para os empresários, como se torna indispensável o seu uso no dia a dia da empresa e na tomada de decisão, demonstrando o cálculo de comissionamento utilizado.
E por fim teremos uma breve conclusão da análise, com a apresentação de sugestões de melhoria.
ECONOMIA DE MERCADO
O estudo de Economia de Mercado nos reflete o cenário local ou até mesmo regional da economia, faz com que utilizemos os dados para prever o impacto do produto ofertado e sua demanda. Tornando possível uma melhor tomada de decisão, alavancar as vendas da empresa ou até mesmo evitar um desequilíbrio no setor financeiro da empresa.
Segundo Manzalli e Ditticio (2018, p. 39): “[...] A Economia foi definida como a ciência que trata do conflito entre os recursos escassos das sociedades e das necessidades infinitas dos indivíduos, antes, agora e no futuro. [...]”.
A empresa objeto de estudo, Rodrigo dos Santos Mergener ME. Utiliza se da Teoria Microeconômica para um melhor entendimento da economia local, visando compreender qual a necessidade do cliente, a intenção de compra que ele tem no momento.
Segundo Silva e Luiz (1996, p.146): “[...] A Teoria da Microeconomia estuda o comportamento individual do consumidor e do produtor de forma isolada [...]”.
Sendo assim, sabendo qual a intenção da compra e poder aquisitivo do cliente. Os vendedores e Call Center partem para a análise da oferta. ” Qual o melhor produto a ser ofertado a este cliente? ” Exatamente este questionamento é feito porque a empresa representa os produtos do maior grupo da América Latina, CLARO/NET e EMBRATEL, podendo por exemplo ofertar ao seu cliente tanto a Internet da NET ou da Claro, garantindo a este cliente o melhor preço, qualidade e produto.
A demanda representa a intenção de compra pelos consumidores, variando em razão de preços de mercadorias, qualidade, gosto e renda disponível pelos seus compradores. Sendo a oferta apenas o desejo da venda. (MANZALLI e DITTICIO, 2018, p.73 e 74)
Sabemos que além da análise da microeconomia de forma individual para conhecer a necessidade do cliente e procura do produto é necessário que as empresas analisem também a macroeconomia, ou seja todos os tipos de problemas que possam interferir no crescimento da empresa.
A macroeconomia compreende a análise de todos os tipos de mercados, os principais problemas estudados nesta teoria são o desemprego, a inflação, efeitos das políticas, crescimento econômico e distribuição de renda. (MANZALLI e DITTICIO, 2018, p.77)
Durante o desenvolvimento do trabalho de campo, ficou claro que a empresa em estudo não se preocupa com os problemas da macroeconomia citados acima, pois este controle é feito por seu principal cliente e fornecedor o Grupo CLARO/NET e EMBRATEL. Que faz o estudo do poder aquisitivo de cada região, nível de inflação, controle da taxa de cambio e efeitos da política.
Quem decidi o preço da venda dos produtos, novas áreas a serem ofertadas os produtos e o tipo de cliente a ser abordado para uma futura venda é o grupo. Cabe a empresa apenas acatar as decisões que o grupo propõe sem questionamento dos efeitos das decisões tomadas.
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A empresa é vista como um sistema, ou seja, um conjunto de recursos a ser gerenciado e cada recurso tem a sua função e um único objetivo em comum a ser alcançado. E para alcançar tal objetivo necessita da gestão de alguns recursos tal como a administração de recursos e materiais, abordada aqui no estudo de caso.
Não importa o tamanho, a atividade desenvolvida pela empresa ou o mercado, deve se buscar o melhor gerenciamento de seus recursos. O planejamento e controle do estoque é fundamental no recurso de materiais
A administração de recursos materiais nada mais é do que o gerenciamento do estoque da empresa (produtos prontos e auxiliares) tem por objetivo manter o material necessário na quantidade e hora certa, para ser utilizado ou vendido. (CAVALEIRO,2011, p.12 e 17)
A empresa objeto de estudo tem como único fornecedor de materiais o Grupo CLARO/NET e EMBRATEL, todo material destinado ao processo de instalação de internet, TV a cabo e telefonia, vem exclusivamente do grupo. Ficando o transporte do material sobre a responsabilidade da empresa, que deve retirar o material no CD - Centro de Distribuição, do grupo. A empresa em estudo utiliza os veículos e o tempo dos técnicos para a retirada do material. O que de fato gera um atraso na agenda dos técnicos onerando o custo da empresa.
...