Parque Científico e Tecnológico de Heidelberg
Por: Ignácio Acevedo Pucheta • 12/8/2018 • Artigo • 1.403 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
Parque Científico e Tecnológico de Heidelberg
Resumo: O Heidelberg Technology Park desenvolve histórias de sucesso na região de Rhein-Neckar, localizada no vale do rio Neckar ao sul da Alemanha, o parque foi desenvolvido através da combinação dos benefício da ciência, pesquisa, negócios e educação desde 1984.
O parque conta ao seu redor com a Universidade de Heidelberg Ruprecht Karl que é uma universidade pública alemã, tem um centro de pesquisa molecular, um hospital, centro de pesquisa sobre o câncer, e vários outros institutos médicos.
O parque tem uma iniciativa de startups de pesquisa, Os parceiros visam apoiar projetos iniciantes nas áreas de LifeScience, BioTech e outras áreas tecnológicas. Baseadas no conhecimento aumenta ainda mais a atratividade da Heidelberg como um local para startups, essa iniciativa tem como nome “A Heidelberg Startup Partners”.
Alguns desses parceiros são: DKFZ - German Cancer Research Center EMBLEMA IHK Rhein-Neckar Universidade de Educação SRH University Heidelberg Parque Tecnológico transferência de tecnologia Heidelberg Heidelberg University. Estes são os parceiros que fomenta e incentiva todas as startups que se encontram próximas ao parque e como bom centro tecnológico os empreendedores aspirantes podem se beneficiar do trabalho em rede com pessoas afins, bem como confiar em serviços de consultoria individuais.
Heidelberg é uma cidade de ciência e cultura com mais de 150 mil cidadãos, a cidade em si contém 56 Prêmios Nobel foram da cidade universitária mais antiga da Alemanha, com dez universidades e mais de 39.000 estudantes para pesquisadores que viveram e trabalharam em Heidelberg.
Palavras-chave: tecnologia; Centros de pesquisa; Technology Park; Alemanha; Heidelberg;
Introdução
O Heidelberg Technology Park abrange a combinação dos benefício da ciência, pesquisa, negócios e educação.
Neste artigo iremos apresentar como o Heidelberg Technology Park se destaca em seu habitat e como ele beneficia e sociedade, também será mostrado alguns programas de incentivo a startups, o parque conta ao seu redor com a Universidade de Heidelberg Ruprecht Karl que é uma universidade pública alemã e tem um grande incentivo do governo para seu funcionamento. O parque oferece também um grande auxílio a saúde.
Com o parque nesse habitat ele provocou desde o seus primeiros dias um grande avanço a região e ao seu redor. Fazendo com que a região de Rhein-Neckar cresça quase que exponencialmente tanto numa questão social como econômica, aumentando assim a qualidade de vida dos cidadãos.
A cidade em si conta com 56 Prêmios Nobel, fomentando ainda mais o crescimento do parque e da região. Ele foi planejado como um bioparque desde seu primeiro projeto, com 80.000 m² de área tem uma variação de mais de 90 empresas em vários ramos é um dos locais de biotecnologia mais importantes de toda a Alemanha.
O Heidelberg Technology Park oferece suporte não apenas a start-ups e spin-offs clássicos, mas também a conceitos inovadores de cooperação empresarial entre ciência, indústria e governo. Assim reforçando ainda mais o conceito da tríplice hélice.
Os principais investidores deste parque são a cidade de Heidelberg, a câmara de comércio e indústria de Rhein-Neckar e a Universidade de Heidelberg.
Desenvolvimento
O Heidelberg Technology Park desenvolve histórias de sucesso na região de Rhein-Neckar, localizada no vale do rio Neckar ao sul da Alemanha, o parque foi desenvolvido através da combinação dos benefício da ciência, pesquisa, negócios e educação desde 1984.
O parque promove rápido crescimento desta localização através de tecnologia de última geração com grande serviços de suporte e rede ativa. Os investidores desse projeto são a câmara de comércio e indústria de Rhein-Neckar e a cidade de Heidelberg.
Imagem 1 - Esboço geográfico do Heidelberg Technology Park e suas imediações
[pic 1]
Fonte- https://image.slidesharecdn.com/innovationtour3-140731045359-phpapp02/95
/biorn-innovation-tour-3-638.jpg?cb=1406782931. Acesso em: 12 jun. 2018.
O Technologiepark Heidelberg GmbH é um ponto central de contato entre todas as empresas da região. Como mostra na imagem 1 o parque conta ao seu redor com a Universidade de Heidelberg Ruprecht Karl que é uma universidade pública alemã, tem um centro de pesquisa molecular, um hospital, centro de pesquisa sobre o câncer, e vários outros institutos médicos.
Foi concebido como um bioparque desde o início, com uma área de 80.000 m² e mais de 90 empresas residentes a instalação de pesquisa e mais de 2.800 funcionários, é um dos locais de biotecnologia mais importantes de toda a Alemanha.
Com isso vemos que desde um princípio já se via que para ter sucesso na implementação do parque tinha que ser aplicado o conceito básico da tríplice hélice. A Tríplice hélice nada mais é que a relações verticais entre o governo, a universidade e a empresa e também relações horizontais em cada hélice, visando identificar soluções no desenvolvimento tecnológico. Como mostra na figura abaixo:
Fonte: http://www.amcconsult.com.br/gestao-da-inovacao-12-a-triplice-helice-da-inovacao/. Acesso em: 12 jun. 2018.[pic 2]
Com uma grande mistura de tecnologia ( biotecnologia, médica, da informação e comunicação) o parque tornou-se grande fonte de inspiração para a ciência e a indústria desde sua fundação. A Universidade de Heidelberg e instituições de pesquisa de renome tais como a Biologia Molecular Europeu Laboratory (EMBL), o Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ) e do Centro de Biologia Molecular (ZMBH) e do Centro de Química Orgânica da Universidade de Heidelberg (BZH) e do Max Planck Instituto de Pesquisa Médica formam uma concentração muito frutífera de ciências da vida.
O parque tem uma iniciativa de startups de pesquisa Os parceiros visam apoiar projetos iniciantes nas áreas de LifeScience, BioTech e outras áreas tecnológicas e baseadas no conhecimento e aumentar ainda mais a atratividade da Heidelberg como um local para startups essa iniciativa tem como nome “A Heidelberg Startup Partners”
Alguns desses parceiros são:
- DKFZ - German Cancer Research Center
- EMBLEMA
- IHK Rhein-Neckar
- Universidade de Educação
- SRH University
- Heidelberg Parque Tecnológico
- transferência de tecnologia Heidelberg
- Heidelberg University
Estes são os parceiros que fomenta e incentiva todas as startups que se encontram próximas ao parque e como bom centro tecnológico os empreendedores aspirantes podem se beneficiar do trabalho em rede com pessoas afins, bem como confiar em serviços de consultoria individuais.
...