Perspectiva Para Economia Brasileira
Por: naatybraga • 30/3/2020 • Trabalho acadêmico • 970 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
Perspectiva para a economia brasileira em 2020
- Elaborar um texto, explicitando os motivos apontados por Armando Pinheiro, que justificam a demora para a retomada do crescimento, pela economia brasileira.
Segundo Pinheiro (2020) existem quatro hipóteses dissertadas por analistas especializados que chancelam o retardo da demora do crescimento. O primeiro deles foi uma sequência de situações negativas desde 2017 até a data atual. Dentre elas, a delação da JBS, que causou o adiamento da reforma da previdência, além de prejudicar a agenda politica do então presidente Michel Temer; a greve dos caminhoneiros; o rompimento da barragem em Brumadinho; o resultado das eleições na argentina e o impasse comercial entre EUA e China.
A segunda hipótese é a má gestão da politica macroeconômica. Ocorre um impasse nesse quesito, pois há os que defendam a contenção massiva dos gastos públicos e quem é a favor do aumento dos gastos, pois isso incentivaria a retomada de obras paradas e, consequentemente, reduziria o desemprego.
O terceiro fator é a incerteza, tanto interna quanto externa. Recentemente as noticias do coronavirus na China tem abalado o mercado. Internamente, a incerteza começou com o impeachment de Dilma Rouseff e aumentou durante as eleições e a falta de alinhamento entre o executivo e o congresso.
A ultima hipótese é o desinteresse dos investidores no país. Os avanços necessários para atrair investimentos, segundo o artigo, ocorreram, mas de forma insuficiente para atrair os olhares do mercado no nível necessário para o Brasil. Esse fator se alinha também com a segunda hipótese, pois o próprio governo diminuiu a alavancagem com a redução de subsídios públicos, além da proteção. Pinheiro aponta que é preciso incentivar o ambiente de negócios com a redução da burocracia e com a reforma tributária, dentre outros fatores que atraiam a confiança dos investidores.
O autor diz que, quem deu mais ênfase a primeira e segunda hipóteses, tem mais otimismo na recuperação da economia nos próximos anos, pois foram eventos 2 isolados no caso da primeira hipótese, e, no caso da segunda, ocorreria aumento da demanda doméstica, uma vez que os juros estão baixos e há menos incerteza na sustentabilidade pública. Quem enfatiza mais a terceira e quarta hipóteses são mais pessimistas, devido à desaceleração da economia no âmbito mundial, protestos na América Latina e no Irã e avanços lentos nas reformas microeconômicas, como a tributária, por exemplo.
- Elaborar uma resenha do que foi discutido no programa Globonews Painel, de 12/01/2020 (de 1 a 2 laudas). O seu texto deverá abordar as seguintes questões, dentre outras (não precisa ser na ordem colocada abaixo):
O Globonews Painel discutiu o panorama da economia para 2020, e levantou os fatores que podem levar a crer em um cenário diferente do que ocorreu em 2019. O professor Eduardo Giannetti Pondera que a maior preocupação é com a repetição de cenário que ocorre hoje: expectativas altas no começo do ano e que não se realizam. Mas Gianetti acredita que o crescimento volta a ocorrer a partir de agora e nos anos seguintes, mas somente até ocorrer à situação de pleno emprego, com o país voltando à normalidade. Isso mostra que o crescimento da economia não é sustentável no longo prazo, pois ainda é preciso que ocorra a formação de capital (aumento de pessoas trabalhando e capacidade instalada), segurança jurídica e a reforma tributária.
Esses pontos colocados pelo professor são importantes, especialmente a segurança jurídica, pois traria de volta a confiança dos investidores, principalmente os externos. O país precisa mostrar para o mercado que está pronto para agir, especialmente nos momentos de crise, no que diz respeito à proteção do capital investido e nos planos de ação para responder aos imprevistos que virão no futuro, tais como a situação do prefeito do RJ que mandou destruir os postos de pedágio na linha amarela, rompendo unilateralmente o contrato com a empresa concessionária da via.
...