Planeamento do Controlo Orçamental
Por: Dalton Joaquim • 21/5/2019 • Trabalho acadêmico • 4.289 Palavras (18 Páginas) • 159 Visualizações
Índice
1. Introdução 2
1.1 Objectivos 2
1.1.1 Objectivos Gerais 2
1.1.2 Objectivos Especifico 3
1.2 Metodologia 3
2. Planeamento e Controle Orçamentário 4
2.1 Controlo Orçamental 5
2.1.1 Características de controle orçamental 7
2.1.2 Análise e Explicação dos desvios. 7
2.1.3 Existência de Centros de Responsabilidade 8
2.2 Objectivo do orçamento 8
2.3 Métodos de Orçamentos 9
2.3.1 Orçamento Contínuo 9
2.3.2 Orçamento Base Zero (OBZ) 10
2.3.2.1 Implementação do Orçamento Base Zero (OBZ) 11
2.3.3 Orçamento Flexível 11
2.3.4 Orçamento por Actividades (ABC) 12
3. Acção para o Futuro 12
4. Considerações finais 14
5. Referências Bibliográficas 15
Introdução
Neste contexto a necessidade de planeamento é cada vez mais determinante na continuidade das empresas e, entre eles, o planeamento e controle orçamental, como modelo de gestão, tem participação significativa no quotidiano das empresas. Os orçamentos têm o objectivo de fixar metas desejadas para diversos segmentos da empresa e os controles permitem avaliar se a situação actual favorece o atingimento dessas metas por meio da identificação prévia de necessidades de ajustes ou correcções de acções, objectivando alcançar as metas (ROSA e LIMA, 2013).
Um orçamento económico e financeiro adequado às necessidades da empresa permitem prever custos e receitas e projectar a lucratividade além de servir como monitoramento dos resultados esperados, por meio de controles orçamentários mensais e/ou trimestrais, que permitam comparar os resultados alcançados com os resultados previstos. As variações apresentadas devem ser analisadas a fim de identificar ameaças e propor mudanças para garantir uma implantação bem sucedida do planeamento financeiro.
Welsch (2010) ressalta que a elaboração do orçamento obriga a empresa a planejar economicamente, pois propicia a utilização de seus recursos disponíveis às actividades consideradas prioritárias garantindo o alcance das metas estabelecidas. Ainda segundo o autor, o orçamento favorece o progresso da empresa aos seus objectivos estabelecidos.
O presente estudo está estruturado, da seguinte maneira incluindo-se esta introdução elucida abordagens teórico-empíricas sobre os objectivos do Planeamento e Controle Orçamental e as principais metodologias relacionadas ao instrumento temático em análise, apresentam-se estudos actuais e similares ao tema, bem como apresentam-se conceitos e características do Controle Orçamental, é exposta também a apresentação e a análise dos dados. Por fim, são apresentadas as considerações finais e as recomendações da pesquisa.
1.1 Objectivos
1.1.1 Objectivos Gerais
- Avaliar a utilização do Planeamento e Controle Orçamental nas organizações;
1.1.2 Objectivos Especifico
- Verificar a implantação do planeamento e como são definidos esses planos nas empresas;
- Identificar as situações do Planeamento e Controle Orçamental nas organizações;
- Descrever os objectivos e os métodos usados no controle orçamental nas empresas;
- Identificar o crescimento do controle orçamental na Acção para o Futuro nas empresas.
1.2 Metodologia
Geral A obtenção de dados para o enquadramento teórico do tema, é essencialmente composto por bibliografias, sendo as bibliotecas a fonte mais habitual na obtenção de informação. Procurou-se a pesquisa bibliográfica que consistiu na busca de informações bibliográficas, selecção de documentos que se relacionam com o problema de pesquisa e o respectivo ficha das referências para que sejam posteriormente utilizadas.
- Planeamento e Controle Orçamentário
Por meio do planeamento económico e financeiro, consubstanciado no orçamento empresarial, com apoio no controle orçamentário são possível prever as operações das empresas de forma geral, bem como, em particular, seus resultados esperados, com base em informações económicas e financeiras de cada área da empresa. Uma empresa que esteja introduzindo um programa de planeamento e controle de resultados deve considerar sua estrutura organizacional e o conjunto de níveis de autoridade e responsabilidade para maior precisão e organização dos processos de planeamento e controle de resultados. As comparações entre os resultados planejados e reais não possuem significado algum quando as classificações de custos e receitas utilizadas no planeamento de resultados e nos sistemas contábeis não são as mesmas (WELSCH, 1983, p.54).
Planeamento e controle de resultados são definidos como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planeamento, coordenação e controle da administração (SILVA e GONÇALVES, 2008), portanto o orçamento é parte fundamental do planeamento empresarial.
Na fase de planeamento são realizadas as previsões e os planos estratégicos e tácticos, são consideradas decisões de responsabilidades do que fazer, como fazer, quando e quem deverá fazer. A execução é a etapa do processo de gestão na qual as acções acontecem. O controle é um processo contínuo que avalia os resultados e promove acções correctivas. Essas fases e interacções com demais subsistemas são a base para o modelo gerencial de gestão económica.
Welsch (2010) define orçamento como um plano administrativo que contempla todas as fases da operação para um período futuro. Na edição de 1983, Welsch ainda destaca que o planeamento requer o comprometimento definido da administração para atingir os objectivos futuros propostos, caso contrário não se obterá êxito.
Sanvicente e Santos (2008, p.14) “destacam que o orçamento tem a finalidade de projectar os resultados das actividades previstas e verificar em que medida o resultado decorrente dessa projecção se compara aos objectivos de rentabilidade fixados pela alta administração da empresa”. Ainda, segundo os autores (2008): Por meio do planeamento orçamentário é possível prever os resultados esperados nas demonstrações financeiras. A possibilidade de indicar a existência de problemas e servir como ferramenta para encontrar soluções é outra possibilidade de uso para deste recurso.
...