Planejamento de orçamento
Artigo: Planejamento de orçamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jusvmoraes • 28/10/2014 • Artigo • 389 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia. Os orçamentos coordenam as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes. A elaboração do orçamento ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção.
Nesse sentido, para uma melhor relação custo-benefício do orçamento devemos partir numa linha de raciocino que abranja a empresa de forma geral, como uma base, que chamamos de orçamento mestre. Este deve adicionar todos os orçamentos juntos para obter uma linha de fundo, que por sua vez, é usado para determinar o total de receitas e despesas de uma organização e sua rentabilidade. Isso ajuda os superiores saber exatamente o quanto eles são gastos na execução do negócio.
O conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é, nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas.
Entre esses benefícios contam-se os seguintes:
1. Os orçamentos fornecem um meio de transmitir os planos da administração a toda a organização.
2. Os orçamentos forçam os gerentes a pensar no futuro e planejá-lo. Na falta da necessidade de fazer orçamento, vários administradores gastarão seu tempo cuidando das situações do dia-a-dia.
3. O processo orçamentário proporciona um meio de alocação dos recursos às partes da organização em que eles podem ser empregados de maneira mais eficaz.
4. O processo orçamentário pode revelar potenciais gargalos antes que eles ocorram.
5. Os orçamentos coordenam as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes. A elaboração do orçamento ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção.
6. Os orçamentos definem as metas e objetivos que podem servir de níveis de referência para a subsequente avaliação de desempenho.
As empresas se beneficiam muito de um programa orçamentário. Embora as empresas possam obter certo grau de sucesso sem orçamentos, elas jamais atingirão as alturas a que poderiam chegar com um sistema coordenado de orçamentos.
...