Planejamento e Orçamento
Por: John Thalles • 19/9/2016 • Projeto de pesquisa • 3.237 Palavras (13 Páginas) • 251 Visualizações
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ[pic 1]
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC |
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
TÍTULO: Planejamento Estratégico e Orçamentário como ferramenta de gestão: Estudo de Caso. |
LINHA DE PESQUISA (Vigente na UNIFOR) | PRAZO PREVISTO DE REALIZAÇÃO Início: 10 / 08 / 2015 Término: ____/____/____ |
ORIENTADOR: Diana Macedo Matos |
NOME DO ALUNO: John Thalles Souza Melo |
PALAVRAS CHAVE: Planejamento; Estratégia; Orçamento |
OBJETIVOS: Geral: Falar sobre o planejamento estratégico como ferramenta de gestão por meio de um estudo de caso. Específicos:
|
DELIMITAÇÃO DA PESQUISA E IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA: Tendo em vista que ainda nos dias de hoje é possível haver críticas ao uso do orçamento nas empresas, não se tem dúvida que tal modelo usado para controle financeiro e administrativo se impõe a todas as entidades, e em muitos casos tende a ser o principal instrumento de gestão. Uma das grandes vantagens que se pode obter através do processo orçamentário é obrigar a empresa e, consequentemente, seus gestores a trabalharem sempre com uma visão de perspectiva de futuro. Ou seja, os dados históricos somente têm valor se forem úteis para o processo decisório da companhia. Porém, cada empresa desenvolve a sua cultura orçamentária, visto que, algumas preferem modelos bastante participativos, enquanto outras adotam modelos com um certo grau de centralização. A fonte do plano orçamentário é o planejamento estratégico, do qual se extraem as metas que devem ser incorporadas nas diversas peças orçamentárias. O orçamento conclui o processo geral de planejamento empresarial, tendo em vista que trabalha com os dados de um horizonte temporal de curto prazo (geralmente um ano), e por esse motivo é caracterizado por ser imprescindível no processo de gestão. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o orçamento em uma abordagem detalhada, partindo da inserção do orçamento no processo de gestão até a elaboração do plano orçamentário. Todas as peças orçamentárias serão abordadas de forma analítica, e serão mostrados os pontos cuja observação se faz necessária ao tipo de entidade específica em estudo. Assim, de acordo com os objetivos, procura-se discorrer sobre os seguintes problemas de pesquisa: Quais os conceitos e definições fundamentais do orçamento, seus principais objetivos, tipos e características? Quais os processos necessários para a organização de um sistema orçamentário? Quais os principais benefícios e vantagens do planejamento estratégico e orçamentário? Qual a metodologia de planejamento orçamentário da empresa em estudo? |
JUSTIFICATIVA: Atualmente, o orçamento é um instrumento de extrema importância para o planejamento e controle dentro das organizações, pois o mesmo estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão gastos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir ou comprar mercadorias e o quanto deseja vender num certo período para que seja possível alcançar a receita proposta e a partir daí, poderá analisar quais recursos, despesas e custos serão disponibilizados para que seja alcançado o resultado planejado. As constantes mudanças que estão ocorrendo no mundo corporativo, muitas delas produzidas pela globalização, estão exigindo das empresas, cada vez mais aperfeiçoamento dos processos de planejamento, controle e avaliação. Essas exigências surgiram da necessidade de tomar decisões rápidas e com melhor qualidade tentando dessa forma, assegurar o atendimento de seus objetivos. A prática do orçamento empresarial nas empresas é uma das técnicas administrativas bastante utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais. Pode-se dizer que o orçamento deve ser vinculado a objetivos e estratégias. Contudo, a fim de que isto seja feito, objetivos e estratégias precisam ser comunicados para os responsáveis pelos orçamentos quando eles estiverem elaborando e gerenciando suas projeções. O orçamento também pode ser utilizado como ferramenta de auxílio no momento em que a organização pretende captar recursos no mercado financeiro para investimentos, por exemplo, verificando o momento mais apropriado para tal. Se a empresa não tivesse um orçamento estruturado, seria comum a empresa adquirir um empréstimo e consequentemente pagar juros até que tal investimento fosse totalmente implantado na empresa. Portanto, no mundo corporativo atual e globalizado, o orçamento tem papel fundamental sendo dinâmico e tendo como virtude a projeção de seus valores.
|
...