Práticas Integradora Atividade
Por: alessionet • 7/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
SE - CC03 - Práticas Integradoras III
ATIVIDADE 1
1- O que podemos considerar como Pequenas e Médias Empresas (PMEs)?
As pequenas e médias empresas (conhecidas também pelo acrónimo PME) são empresas com caraterísticas distintivas, tendo uma dimensão com determinados limites de empregados e financeiros fixados pelos Estados ou Regiões administrativas. São agentes com lógicas, culturas, interesses e espírito empreendedor próprios.
PME significa Pequena e Média Empresa. É uma sigla frequentemente utilizada para classificar o porte de uma empresa em função do número de trabalhadores empregados e do rendimento anual auferido. Esse tipo de empresa ocupa um lugar importante na economia dos países através da geração de postos de trabalho.
As classificações do porte das empresas variam de acordo com o setor de atuação no mercado. As classificações atribuídas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) segundo o número de trabalhadores empregados são as seguintes:
INDÚSTRIA
- Microempresa - até 19 empregados
- Pequena Empresa - de 20 a 99 empregados
- Média Empresa - de 100 a 499 empregados
- Grande Empresa - 500 ou mais empregados
COMÉRCIO E SERVIÇOS
- Microempresa - até 9 empregados
- Pequena Empresa - de 10 a 49 empregados
- Média Empresa - de 50 a 99 empregados
- Grande Empresa - mais de 100 empregados
No Brasil, o SEBRAE é uma das entidades que presta apoio aos micro e pequenos empresários, incentivando o empreendedorismo e defendendo os interesses das micro e PMEs.
Anualmente a empresa Deloitte e a revista Exame PME fazem um estudo sobre “As PMEs que mais crescem no Brasil”, analisando milhares de empresas e compondo um ranking de 250 empresas.
2- Qual objetivo das demonstrações contábeis das PMEs?
O objetivo das demonstrações contábeis é oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (demonstração do resultado) e fluxos de caixa da entidade, que seja útil aos usuários para a tomada de decisões econômicas.
3- Características qualitativas da informação das demonstrações contábeis das PMEs.
A finalidade, ou propósito, das demonstrações contábeis é possibilitar aos usuários tomar algum tipo de decisão. Embora as demonstrações sejam preparadas para atender ao processo decisório do maior número possível de usuários, e com este escopo privilegia a posição econômica-financeira e patrimonial da empresa, por sua vez, cada usuário atém-se a tópicos específicos, tornando-se responsável pela suas decisões.
As características qualitativas estabelecem um conjunto de atributos que tornam as demonstrações financeiras úteis para a maioria dos usuários. A intenção é a preparação, sem viés, de maneira que não interfira na decisão. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
4- O que deve se divulgar quando a entidade penhora ativos financeiros como garantia para passivos ou passivos contingentes?
a) o valor contábil dos ativos financeiros penhorados como garantia;
b) os termos e condições relativos a esse penhor
5- Quais informações referentes aos seus ativos biológicos mensurados pelo método do custo a entidade deve divulgar?
a) descrição dos ativos biológicos;
b) explicação das razões do valor justo não poder ser mensurado de maneira confiável;
c) o método de depreciação utilizado;
d) vidas úteis ou taxas de depreciação utilizadas;
e) valor contábil bruto e a depreciação acumulada (juntamente com as perdas acumuladas por redução ao valor recuperável) no início e no final do período.
6- Conceitue ativo, passivo, patrimônio líquido, desempenho, receita, despesa, ganho e perda.
Ativo
O benefício econômico futuro do ativo é o seu potencial de contribuir, direta ou indiretamente, para com o fluxo de caixa e equivalentes de caixa para a entidade. Esses fluxos de caixa podem vir do uso de ativo ou de sua liquidação.
Muitos ativos, por exemplo, bens imóveis e imobilizados, têm forma física. Entretanto, a forma física não é essencial para a existência de ativo. Alguns ativos são intangíveis.
Ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é essencial. Assim, por exemplo, bens imóveis mantidos em regime de arrendamento mercantil são um ativo se a entidade controla os benefícios que se espera que fluam do bem imóvel.
Passivo
Uma característica essencial do passivo é que a entidade tem a obrigação presente de agir ou se desempenhar de certa maneira. A obrigação pode ser uma obrigação legal ou uma obrigação não formalizada (também chamada de obrigação construtiva). A obrigação legal tem força legal como consequência de contrato ou exigência estatutária. A obrigação não formalizada (construtiva) é uma obrigação que decorre das ações da entidade quando:
(a) por via de um padrão estabelecido por práticas passadas, de políticas publicadas ou de declaração corrente, suficientemente específica, a entidade tenha indicado a outras partes que aceitará certas responsabilidades; e
(b) em consequência disso, a entidade tenha criado uma expectativa válida, nessas outras partes, de que cumprirá com essas responsabilidades.
A liquidação de obrigação presente geralmente envolve pagamento em caixa, transferência de outros ativos, prestação de serviços, a substituição daquela obrigação por outra obrigação, ou conversão da obrigação em patrimônio líquido. A obrigação pode ser extinta, também, por outros meios, como o credor que renuncia a, ou perde seus direitos.
...