A ATIVIDADE INTEGRADORA
Por: Renan Mohana Medina • 13/8/2022 • Trabalho acadêmico • 1.343 Palavras (6 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
MARILEY DE FÁTIMA MARTINHAGO MINATO
ATIVIDADE INTEGRADORA:
A responsabilidade do cristão com a Criação de Deus: entre o descaso e a consciência
[pic 3]
Cornélio Procópio – Pr.
2022
MARILEY DE FÁTIMA MARTINHAGO MINATO
ATIVIDADE INTEGRADORA:
A responsabilidade do cristão com a Criação de Deus: entre o descaso e a consciência
Projeto integrador apresentado ao Curso de Teologia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil, como requisito parcial para obtenção da nota bimestral.
Professores: Camila de Lima
Oslei do Nascimento
Cornélio Procópio – Pr.
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DESENVOLVIMENTO 03
2.1. O posicionamento e as ações da sua denominação quanto à temática do meio ambiente (cuidado, exploração) 03
2.2. Os ensinamentos ministrados às crianças de sua instituição no que se refere ao respeito e cuidado com a Criação divina 04
2.3. A atual situação da fauna e flora no Brasil 05
2.4. O posicionamento de três líderes religiosos sobre a questão: Papa Francisco, Leonardo Boff, Roger Scruton 05
2.5. Sua apreciação (posicionamento pessoal) sobre o tema, tendo como base sua pesquisa 06
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 06
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 07
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o mundo está em grande mudança de época, com muitos conflitos religiosos, tempos difíceis e confusões, em relação ao teísmo, cientificismo e a crise do sujeito.
O Teísmo é o conceito filosófico que defende a existência de deuses, ou seja, entidades divinas superiores que teriam sido as responsáveis pela criação do Universo e todas as coisas que nele existem. O teísmo suporta a idéia da existência de um (monoteísmo) ou vários deuses (politeísmo), portanto não é considerado um tipo de religião. Este conceito se limita a classificar apenas aquilo que está relacionado com a existência de deuses.
Pode-se dividir o teísmo em três partes, o monoteísmo, o politeísmo e henoteísmo. Os teístas são formados tanto por cristãos, pois acreditam em apenas um único Deus; e por hindus, que crêem em vários deuses.
O cientificismo é uma postura filosófica que defende a idéia de que “a ciência é a melhor metodologia que existe para se conhecer o mundo e possibilitar o desenvolvimento tecnológico”. É a tendência intelectual de origem positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade, por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo.
Com crise do sujeito sua identidade cultural está se tornando diluída, os conflitos pessoais vão vindo à tona. A construção identitária que desencadeia conceitos e/ou opiniões para com si mesmos, como reflexo da atuação do ‘outro’ e para com o ‘outro’, quando não se identificam com suas origens, suas raízes, com seus companheiros, acabam tornando perdidos e sem identidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Teologia contemporânea; um diagnóstico da sociedade contemporânea sobre as questões: conflitos religiosos, ateísmo, cientificismo, e a Crise do sujeito
Verificando os cristãos de hoje e segundo Jesus, na qual disse que os dias que antecederiam a sua volta seriam marcados por “guerras e rumores de guerras” (Mateus 24.6). E os conflitos entre as nações dominam, realmente, os noticiários atuais. Mas assim como nos tempos de Micaías, o verdadeiro conflito é espiritual. Vivemos em uma época na qual os valores morais são subvertidos, onde a religião está sendo esquecida, onde conflitos religiosos está presente, onde as pessoas estão se perdendo e as guerras estão acontecendo. Comportamentos escandalosos são assumidos publicamente, e aqueles que os adotam procuram impô-los à sociedade. A verdadeira batalha é pelos corações e mentes dos homens. Ela não acontece em campos longínquos, e sim nas praças e ruas, nas salas de aula e escritórios de trabalho. E estamos todos envolvidos.
De acordo com Micaías há três formas de melhorias para os tempos difíceis, tais como:
- O cristão em tempos de guerra não se pode apegar a números, e sim a verdade;
- O cristão em tempos de guerra precisa conhecer e proclamar a palavra de Deus;
- O cristão em tempos de guerra deve estar disposto a pagar o preço de sua fidelidade.
2.2. Teologia contemporânea está ou não contribuindo para uma espiritualidade centrada no Evangelho
A teologia contemporânea contribui para uma espiritualidade centrada no Evangelho, já que essa teologia busca reaver a natureza e sentido da Bíblia como padrão de fé e prática da igreja. É o estudo de Deus no contexto atual e a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas no contexto que estamos inseridos.
Para o cristão que acredita na Bíblia, a teologia contemporânea é importante, pois traça o desenvolvimento das crenças na história recente. No entanto, é fundamental perceber que a teologia contemporânea geralmente se afasta da teologia cristã tradicional quando avalia a fé no contexto de vários movimentos sociais ou em comparação com outros sistemas de crenças.
2.3. A teologia contemporânea consegue responder e ser eficaz diante de uma sociedade e sujeito contemporâneo tão emblemático?
"Todos os fenômenos importantes da atualidade envolvem dimensões do desejo e da subjetividade" (GUATTARI & ROLNIK, 2013, p. 36). Esse novo cenário que é construído pela sociedade, diariamente, contribui para que o indivíduo vá se modificando gradualmente, contudo, faz-se necessário considerar, também, a sua parcela de influência sobre o todo.
...