Principais características da contabilidade gerencial
Artigo: Principais características da contabilidade gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glau.martinez1 • 4/4/2014 • Artigo • 961 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
A CONTABILIDADE
Sabemos que a Contabilidade existe desde os primórdios, devido à necessidade de se contabilizar as mercadorias utilizadas como barganha para a sobrevivência humana.
Com a Revolução Industrial, a necessidade de se ter um controle maior sobre os produtos fabricados, fez com que a Contabilidade se tornasse uma ferramenta essencial para o crescimento e sobrevivência das empresas, pois ela registra, demonstra, classifica, analisa e audita, todos os acontecimentos ocorridos no patrimônio da empresa, fornecendo informações sobre a composição do mesmo e suas modificações, dando base para os administradores tomarem decisões precisas.
“A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões”. ( Marion, 2008, p.23)
Utiliza-se como base de estudos, o patrimônio da empresa e todos os fatos acontecidos em determinado período, demonstrando o fluxo dos negócios empresarias.
Hoje em dia, a contabilidade é utilizada para passar informações precisas aos usuários, externos e internos, com o intuito de tomada de decisão.
“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.” (CVM 1986).
Basicamente, a contabilidade financeira fornece informações para os usuários externos, ou seja, os agentes que estão fora da entidade, mas precisam obter as informações financeiras da mesma. Ela se utiliza de dados econômicos e financeiros, que afetam diretamente o patrimônio da empresa, registrando, classificando, dando origem aos relatórios, que serão repassados aos usuários demonstrando os resultados econômicos e financeiros da mesma.
De acordo com a DELIBERAÇÃO CVM Nº 29, DE 05 DE FEVEREIRO DE 1986, usuários é toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar, e seu objetivo principal é o de permitir a cada grupo de usuários, avaliar a situação econômica e financeira da entidade, assim como prever sua situação futura.
A CONTABILIDADE GERENCIAL
A Contabilidade gerencial consiste na transmissão de informações necessárias à administração de uma empresa, complementando as informações já transmitidas pela Contabilidade Financeira.
O principal objetivo da Contabilidade Gerencial é fornecer informações aos usuários internos que utilizam-se de informações contábeis para o processo de planejamento e controle das operações, assim como para tomada de decisões.
De acordo com a Sergio de Ludícibus, a Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira, na Contabilidade de Custos, na análise financeira e de balanços, colocados de uma maneira diferente, de uma maneira mais analítica e detalhista, numa forma de classificação e apresentação diferenciada, podendo dessa maneira auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
Suas principais características são:
• Foco no processo decisório dos usuários internos, atendendo a todos que precisem de informações contábeis, independente da área e nível hierárquico que ocupa;
• Análise mais detalhada que a financeira. Enquanto a Contabilidade Financeira fornece aos usuários, relatórios sintéticos, como o balanço patrimonial, a Contabilidade Gerencial fornece relatórios mais detalhados de todas as operações realizadas;
• Ela complementa os relatórios financeiros e apresenta as informações contábeis de acordo com as necessidades dos gestores, que são adaptados de acordo com o usuário;
Mas para que isso aconteça, é necessário que se conheça as ferramentas desenvolvidas pela Contabilidade Gerencial, assim como, as teorias e os conceitos fundamentados.
CONTABILIDADE FINANCEIRA
A contabilidade financeira nada mais é do que a contabilidade tradicional, regida pelas normas e princípios da contabilidade, regulamentada pela legislação comercial e tributária
...