Produção Textual Contabilização da Empresa Projetada
Por: roberiolira • 16/5/2016 • Monografia • 4.180 Palavras (17 Páginas) • 387 Visualizações
PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA:
Prestação de Serviços Contábeis
JOSÉ ROBÉRIO FERREIRA DE LIRA
PESQUISA DE ATIVIDADE ECONÔMICA:
Prestação de Serviços Contábeis
Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para conclusão da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório.
Orientador: Prof.ª Vânia Machado.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 HISTÓRICO 4
4TRIBUTAÇÃO 6
5LIVROS FISCAIS 7
6ENCARGOS TRABALHISTAS 8
7LIVROS CONTÁBEIS 10
8DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS 11
9CRIAÇÃO DA EMPRESA 14
9.1 ESTRUTURA DE CAPITAL 14
9.2 ESTRUTURA FÍSICA 14
9.3 ESTRUTURA DE PESSOAL 15
9.4PROJEÇÃO DE COMPRAS 15
9.5PROJEÇÃO DE VENDAS 16
9.6PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 16
REFERÊNCIAS 1
8
1 INTRODUÇÃO
Com a globalização e os constantes avanços na economia torna-se cana vez maior a necessidade de conhecer a dinâmica dos negócios de forma a assegurar o crescimento e sobrevivência da atividade desenvolvida. Toda organização necessita de ferramentas que possibilitem a tomada de decisão para gerir seus negócios.
A contabilidade atualmente é a principal ferramenta das empresas. Pois detêm todas as informações que os gestores precisam para gerir seus negócios e administra-los de forma consciente e segura. Com a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões.
Como diz Crepaldi (2002, p. 16):
A contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem como finalidade controlar o patrimônio das entidades, apurar o resultado das entidades e prestar informações sobre o patrimônio e sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis.
Deste modo, a contabilidade é a ciência capaz de fornecer dados confiáveis e tempestivos sobre o andamento da instituição a todos os usuários da informação contábil.
Segundo nos mostra Marion (2009, p. 29):
O profissional contábil gerencia todo o sistema de informação, os bancos de dados que propiciam tomadas de decisões tanto dos usuários internos como externos. Toda sociedade espera transparência dos Informes Contábeis, resultados não só de competência profissional, mas, simultaneamente, de postura ética.
Focando em sua importância e com a finalidade de demonstrar tal atividade o presente estágio enfocará a atividade econômica de Prestação de serviços contábeis de CNAE 6920-6/01, sugerindo a ciração e desenvolvimento de uma empresa nesta atividade e abordando sua tributação, encargos e demonstrações pertinentes.
2 JUSTIFICATIVA
O estudo da área econômica de serviços contábeis partiu da necessidade de entender como funciona a prática contábil das empresas. Também trará grande reforço na aprendizagem e conhecimento desta área pelo estagiário. É uma forma de procurar informações e conhecimentos além dos obtidos em sala de aula, durante todo o curso, de uma forma mais dinâmica e eficaz, pois contará com um contato direto com a realidade do sistema contábil.
A área gerencial da contabilidade fez despertar o interesse pelo assunto e autores como, por exemplo, José Carlos Marion e Luiz Martins de Oliveira, ambos brasileiros, dos quais trago citações no presente estudo gerou a vontade de explanar sobre tal atividade.
3 HISTÓRICO
Afirma-se que uma noção da contabilidade tenha seus primeiros registros históricos datados de 4.000 a.C. Onde o ser humano com métodos rudimentares de controle de patrimônio utilizava-se de pedras com pontinhos vermelhos para promover a contagem de seus bens.
Segundo Oliveira (2000, p. 19):
Para mensurar, avaliar, e controlar seus bens pessoais desde os tempos remotos, os reis, faraós, comerciantes, agricultores, etc, utilizavam técnicas de registros, o que pode ser entendido como o início da contabilidade como hoje é conhecida.
Evidentemente que a contabilidade teve uma evolução lenta e até o aparecimento da moeda, seus métodos eram arcaicos e rudimentares. Quando o sistema de comércio era o sistema de troca e as anotações, por muitos já eram consideradas uma forma de contabilizar, mas era apenas uma forma simples de inventario físico, pois não era contabilizado em formas monetárias.
Com o surgimento da moeda as anotações ganharam valor e mediam não apenas quantidade de bens, mas também cálculos e projeções para manter e crescer o patrimônio.
Com o passar dos tempos e conforme as atividades econômicas se tornavam mais complexas, se tornou necessário que a manutenção e controle também evoluíssem. Em Roma por volta de 200 a.C. os registros do governo já eram feitos como receita de caixa, na forma que rendas e lucros, adquiridos com impostos, e as despesas adquiridas, como perdas, salários e diversões, fossem registradas e posteriormente analisadas.
Com o período medieval o governo e a Igreja passaram a desenvolver várias técnicas contábeis que trouxeram inovações aos métodos. Mas foi na Itália, com o termo Contabilitá, quea contabilidade passou a ser uma importante ferramenta.
Assim o desenvolvimento social, cultural e econômico da sociedade a contabilidade começa a evoluir. No período do Renascimento o Frei Luca Bartolomeo de Pacioli, grande estudioso Italiano, desenvolveu uma obra que mudaria toda a evolução histórica contábil O Método das Partidas Dobradas, o que lhe rendeu o título de “pai da contabilidade”.
...