Produção individual unopar globalização
Por: cilinha_tere • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.089 Palavras (13 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE
[pic 4]
Teresópolis
2015
FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades interdisciplinares.
Teresópolis
2015
Sumário[pic 5][pic 6]
1 - INTRODUÇÃO
2- O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE
3-UMA BREVE ANALISE DO MERCADO CONSUMIDOR
4- OS ASPECTOS ECONÔMICOS NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL
5 -SOCIEDADE DOS PRODUTORES X SOCIEDADE DOS CONSUMIDORES: UMA VISÃO BASEADA EM BAUMAN
6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
7- BIBLIOGRAFIA
1- INTRODUÇÃO
O termo Globalização surgiu em meados do século XIX com o fim da Segunda Guerra Mundial, termo um tanto recente para um fenômeno que vem sendo construído ao longo dos anos, que modificou e continua trazendo fortes influencias sobre a sociedade moderna, ou seja, nós somos que somos agentes sociais, também somos os atores desta história, que ainda está se desenrolando.
Estamos vendo de perto os efeitos da globalização em nossa sociedade o que abre espaço para discussões e opiniões divergentes a seu respeito. Para muitos a globalização trouxe avanços imensuráveis no que se refere às informações, hoje pessoas podem se comunicar facilmente em qualquer ponto do globo terrestre e as informações viajam à velocidade de apenas um clique, dessa forma dificilmente as noticias são retidas, as pessoas têm fácil acesso a elas, podendo assim formar opiniões. Outro ponto positivo diz respeito relacionado aos meios de transporte que viabilizam a movimentação rápida não só das pessoas, mas também dos bens de consumo, ou seja, o mercado não se limita apenas a área territorial de uma empresa, tanto o mercado fornecedor como consumidor é ilimitado.
Também há aqueles que defendem de maneira veemente que a globalização trouxe mais malefícios do que benefícios. Os protetores da natureza insistem em dizer que esse aumento de consumo ligado ao fenômeno Globalização fez com que houvesse o aumento da exploração dos recursos naturais de maneira desordenada: desmatamento, poluição do ar e do solo, utilização em massa das fontes não renováveis, o que de certa forma não está incorreto.
Culturalmente falando, as mudanças também foram muito visíveis, hoje em dia há a disseminação de idéias e de comportamentos que influenciam fortemente os indivíduos, principalmente os mais jovens – também os mais integrados aos novos modelos comportamentais – fazendo com que a cultura característica de um determinado povo ou país perca espaço para a chamada homogeneização cultural, portanto a cultura de um grupo dominante acaba sufocando a diversidade e a pluralidade de comportamentos únicos de cada povo.
[...] os “integrados” no mundo globalizado são aqueles que conseguem incorporar atitudes, valores e novos padrões de
comportamentos mais adequados ao usufruto das oportunidades que as sociedades capitalistas oferecem a todos os seus cidadãos. (SANTOS, 2001, p. 171)
Alguns autores dizem ainda que a globalização é a massificação do capitalismo, que em suas raízes incentiva a propriedade privada, o acumulo de riquezas, entre outras características que geram a desigualdade social e econômica tão presente na atualidade.
Enfim, todas essas mudanças comportamentais, sociais e econômicas trazidas pela globalização também são descritas no texto: A Sociedade Contemporânea: a visão de Zygmunt Bauman, que caracteriza o modelo de consumidor da atualidade. E como essa forma de consumir interfere nas empresas e no setor contábil? Responder essa pergunta será o objeto deste trabalho.
2- O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE
A globalização provocou mudanças em diversos setores da sociedade principalmente no mercado de consumo e no mercado de produção, dessa forma as empresas precisaram se adequar a nova realidade instaurada. Hoje em dia não há barreiras para a comercialização de produtos e serviços, uma pessoa no Brasil pode comprar produtos nos EUA, assim como um chinês pode comprar produtos brasileiros, o território não é mais empecilho para as negociações comerciais.
Entretanto, cada país possuía sua norma contábil e essas diferenças outrora foram obstáculos na aproximação comercial entre organizações nacionais e internacionais. Andrade (1997) mostrou que a linguagem contábil não é homogênea, existe uma grande variação entre os países, através da globalização foi possível formar-se a contabilidade internacional, que surgiu para harmonizar os relatórios financeiros elaborados dentro do contexto econômico individual de cada país.
Portanto, a contabilidade como um serviço de extrema utilidade, que tem o objetivo de gerar informações aos usuários, teve que se adaptar também às mudanças provenientes da globalização.
Segundo Souza apud Turner, o maior beneficio que poderia fluir da harmonização seria a comparabilidade das demonstrações financeiras internacionais. Esta comparabilidade eliminaria as correntes desconfianças sobre a confiabilidade das demonstrações financeiras “estrangeiras” e removeria um dos principais e mais importantes impedimentos para o fluxo internacional de investimentos.
Com o intuito de atingir a conformidade com os parâmetros internacionais de informações contábeis iniciou-se o processo de convergência das normas contábeis que tinha por objeto as leis 6.404/76 e 6.385/76 e objetivo de acrescentar mudanças que as alinhassem aos novos padrões. Segundo a CVM o projeto que traria às mudanças teria a finalidade:
...