Qual Seria a “trama” ou a “história” Narrada por Platão na alegoria?
Por: Joao Victor Aguiar • 12/5/2020 • Trabalho acadêmico • 392 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
QUESTIONÁRIO:
1. Qual seria a “trama” ou a “história” narrada por Platão na alegoria?
2. As expressões: “mundo sensível” e “mundo inteligível” a que partes do relato aplicaria? Daria conta de definir o que Platão entende pelo termo “sensível” (exatamente que ele designa com esse vocábulo?) e o que ele entende por “inteligível” (o que designa?);
3. Qual seria a “lição moral” que Platão tenta mostrar ao nos apresentar esta alegoria? (lembrar aqui a pergunta frequente que nós fazemos no campo da literatura: qual seria “a moral” desse conto de Monteiro Lobato ou de Miguel de Cervantes?
4. Para concluirmos, se alguém nos perguntasse: como aplicaríamos a leitura do Mito da Caverna para nossos dias? O que responderíamos? Ao responder leve em consideração alguns desses termos: educação, política, ética e sociedade (será suficiente com fazer uso apenas de um desses termos).
RESPOSTAS:
1. A trama narrada na alegoria nos traz uma caverna sob a terra, um corredor longo e estreito, um lugar escuro, os personagens desse mito, são homens acorrentados, presos imóveis na escuridão, onde somente conseguem olhar para frente. A realidade que eles vivem é aquela que eles apenas imaginam um mundo desconhecido, a visão que eles tem de mundo é através da sombra das pessoas, objetos e animais que passam pelo corredor.
2. O mundo sensível seria o indivíduo dentro da caverna, aprisionado por correntes e que o mundo inteligível seria o contato com a luz fora da caverna, ou seja, o verdadeiro conhecimento.
3. A lição de moral do mito da caverna tem a ver, com a vida e o conhecimento adquirido no mundo exterior a nos, nosso eu é complementado com a realidade externa. Precisamos abrir nossas mentes para enxergar o mundo lá fora, entender que sua vida não pode ser baseada em apenas uma coisa, ou apenas a sua verdade.
4. O mito da caverna nos dias de hoje se daria com base na sociedade em que vivemos, onde a maioria das pessoas tem acesso a um oceano de informações por meio das mídias, televisivas, internet e rede sociais, mas mantem o nível informativo de forma muito razoável. Poucas pessoas buscam o conhecimento de forma aprofundada, ou seja a grande maioria pecam pela ignorância e pela não busca da verdade em sua totalidade. É como se fosse um iceberg de informações, e as pessoas só buscam a ponta dessas informações, não se aprofundam, e se tornam razoáveis.
...