Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa
Ensaio: Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldocirino • 23/9/2014 • Ensaio • 332 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
- Livro Diario
-Livro Razão
-Livro Caixa
-Livro de Inventario
-Livro de entrada de mercadorias
-Livro de Saida de Mercadorias
-Livro de Registro de Prestação de Serviços
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma
empresa?
A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da com contabilidade. cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor original, lembrando que os princípios mais se confundem como regras pois sua observância é obrigatória ensejando inclusive punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.
Analisaremos com um maior detalhamento a escrituração nos campos da legislação societária, triburária e profissional, importantes campo do meio empresarial.
2. O que é o SPED?
A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e tem porobjetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II - livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787/07, estão obrigadas a adotar a ECD:
I - em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007, e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.
II - em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.
Portanto, a partir do ano-calendário 2009, estão obrigadas ao Sped Contábil todas as
...