Que livros são necessários de acordo com nossa legislação?
Ensaio: Que livros são necessários de acordo com nossa legislação?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estevaogallo • 7/10/2014 • Ensaio • 752 Palavras (4 Páginas) • 312 Visualizações
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
São livros obrigatórios em conformidade com a legislação vigente:
A) Livro Diário
O Livro Diário registra todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mês e ano, podendo contar com livros auxiliares para registrar operações específicas ou a movimentação de determinadas contas.
B) Livro Razão
O Livro Razão registra, também, todos os fatos, só que dando ênfase às contas que compõem o patrimônio. É esse livro que permite conhecer a movimentação de débito e crédito de cada elemento que compõe o patrimônio da empresa.
C) Livro Caixa
Contém o registro de todos os recebimentos e pagamentos efetuados pelos Autônimos e Profissionais Liberais. Livro Contas Correntes que também podem se escriturados em fichas, são dispensados de autenticação quando as operações a que se reportarem tiverem sido lançadas, em livros devidamente registros.
2- Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?
Como podemos visualizar acima todos os livros contábeis são obrigatórios, e tem a finalidade de registrar os atos diários, mensais e anuais, para facilitar o controle da Organização sobre todos os seus gastos, despesas e receitas que ocorrem ao decorrer dos anos ativos da mesma.
3- O que é o SPED?
É o Sistema Público de Escrituração Digital.
Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do
Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.
4- É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
Sim
Esse novo sistema, proporciona para o mercado, um melhor ambiente de negócios para o país, modernizando os processos de interação entre a administração pública e as empresas, contribuindo assim para a redução do “Custo Brasil”.
5-Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
O sistema antigo de contabilidade era um sistema mais deficiente de informações, sem precisão nas informações, mais com os avanços tecnológicos a contabilidade promoveu um avanço no sistema de informações contábil para facilitar o acesso para deixá-lo mais pratico, ou seja, o sped.
6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
Diário Geral, Diário com Escrituração Resumida, Diário Auxiliar Razão Auxiliar Livro de Balancetes, Diários e Balanços.
7-O que é necessário para que as empresas cumpram com
...