RELATÓRIO DE ESTÁGIO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMÇÃO CONTÁBIL DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
Por: Julio Araujo • 5/7/2017 • Resenha • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 526 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
JÚLIO CESAR PEREIRA DE ARAÚJO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMÇÃO CONTÁBIL DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
CURITIBA – PR
2017
JÚLIO CESAR PEREIRA DE ARAÚJO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Pré-projeto (PROJETO), apresentado na Disciplina de ESTÁGIO SUPERVIONADO, como requisito básico para a apresentação para obtenção do grau de Bacharel em CIËNCIAS CONTÄBEIS, do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER.
Orientador (a): LANA GOMES OTERO DA SILVA
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
Curitiba-PR
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................05
2. OBJETIVOS......................................................................................................06
2.1 GERAL.......................................................................................................06
2.2 ESPECÍFICOS...........................................................................................06
3. HISTÓRICO ESTRUTURA...............................................................................07
4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA OBJETO DE ESTUDO......................................09
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
O estágio supervisionado em Ciências Contábeis consiste em identificar e estudar os recursos e procedimentos contábeis usados em diversos setores do meio empresarial, ou seja, pessoas jurídicas de direito privado, visando a aprendizagem profissional materializada pelo estudante nas situações reais do meio contábil. A empresa na qual foi realizado o estágio, atua em diversos seguimentos da contabilidade.
Atividade escolhida e observada foi a de gestão, controladoria e administração de condomínios. Foi possível observar a metodologia utilizada para efetuar a gestão dos condomínios através da controladoria. A empresa consegue com facilidade executar um raio x das finanças do condomínio, convertendo os números em gestão condominial.
A empresa escolhida, utiliza um sistema próprio de contabilidade desenvolvido pelos profissionais que nela trabalham. A necessidade surgiu através de problemas e “engessamento” dos sistemas de contabilidade disponíveis no mercado.
A controladoria para condomínios não é muito utilizada em nossa região. Muitas administradoras de condomínios utilizam o método simples de controle financeiro, pois fica mais em conta para o condomínio, se tratando de custo.
2. OBJETIVOS
Pretende-se buscar o mais amplo conhecimento na área escolhida, afim de que se possa identificar problemas relacionados a contabilidade no meio condominial. Compreender e analisar as diversas formas de atuação neste seguimento buscando uma melhor compreensão acerca do assunto abordado.
2.1 GERAL
Ampliar o discernimento acerca da contabilidade e controladoria condominial através da observação constante de um profissional da área. Compreender a forma como são tratados todos os assuntos pertinentes a uma administração condominial, baseada na contabilidade e controladoria, e ainda comparar o sistema de controle contábil com sistema de controle apenas financeiro.
2.2 ESPECÍFICOS
Buscar se inteirar e profundar-se do conhecimento da ferramentas utilizadas no controle contábil, tais como: sistemas de contabilidade, sistemas de compartilhamento de dados e de informação, métodos de inteiração com os clientes e entender a forma com que é feito o armazenamento de informações contábeis.
3. HISTÓRICO ESTRUTURA
Inicialmente realizei a observação no contexto de um contador formado na área, procurando acompanhar ao máximo as atividades realizadas por ele, afim de absorver o maior conhecimento possível.
O local do estágio era um ambiente limpo, climatizado e com boa iluminação. O pessoal de trabalho fica em uma mesa retangular, em uma espécie de ilha, ambos com seu computador de trabalho conectado a uma rede de internet. Nos primeiros dias de observação percebi que a empresa, na qual estava sendo realizado o estágio, dispunha de um sistema próprio que foi desenvolvido por ela mesma. O sistema é baseado no Google Planilhas, onde é feita a captação de dados contábeis através do Livro Diário. Os lançamentos são todos feitos nessa planilha que fica sempre online e o sistema, que é no formato web e online, extrai esses lançamentos nos quais são feitos os balancetes, livro razão, balanço patrimonial, etc.
Nesta oportunidade pude acompanhar o cliente Condomínio Vivendas do Vale, um condomínio vertical, ou seja, de apartamentos, no qual estava sendo trabalhado nos dias em que foi feito o estágio. O condomínio como qualquer outro cliente, possui um plano de contas, porém com alguma peculiaridades. Cada apartamento possui uma conta individual, afim de que se tenha um controle de cada UP (Unidade Privativa) assim denominado nesta ocasião. Através destas contas por UPs, a empresa consegue controlar os valores devidos, os acordos e gerar os boletos de cobrança de cada unidade.
...