COBIT (Control Objectives for Information and related Technology)
Artigo: COBIT (Control Objectives for Information and related Technology). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eolimabr • 5/6/2014 • Artigo • 354 Palavras (2 Páginas) • 634 Visualizações
JUSTIFICATIVA
A Governança de Tecnologia da Informação está a cada ano mais presente nas instituições empresariais de qualquer porte. O cenário de competitividade aumenta no mesmo passo e o alinhamento de TI com o negócio, tem se tornado estratégico para se obter muito mais resultados positivos. Além disto, o investimento tem requerido maior retorno, maior transparência e mais confiança da direção e a alta administração têm levado as empresas a aderirem a padrões, normas, procedimentos e processos. Dentre as formas existentes de conseguir esses objetivos a utilização de um conjunto de informações relacionadas a TI, tem-se utilizado o COBIT (Control Objectives for Information and related Technology). Este trabalho destacará como empresas de médio porte se, relacionamento direto a TI se posicionam frete ao COBIT e utilizam como base para seus modelos de gestão e controle.
PERGUNTA DE PESQUISA
Tendo como base o modelo de maturidade do COBIT, como identificar a existência do framework e iniciar o uso quando inexistente?
METODOLOGIA
Será realizado estudo de caso e a partir deste identificar e classificar o nível de maturidade do COBIT.
De maneira quantitativa o número de empresas que tem ou não COBIT implantado. Sobre o conhecimento e existência do framework e outros frameworks.
De maneira qualitativa como tem refletido no negócio da empresa na visão de alguns níveis hierárquicos, entre a produção e a alta administração.
REFERÊNCIAS
ÁLVARES, Elismar; GIACOMETI, Celso; GUSSO, Eduardo. Governança Corporativa: Um modelo brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA, Código das melhores práticas de governança corporativa, 4.ed. / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. São Paulo, SP: IBGC, 2009. Disponível em http://www.ibgc.org.br/userfiles/files/Codigo_Final_4a_Edicao.pdf. Acesso em 20 Maio 2014
WEISS, Marcos Cesar; BERNARDES, Roberto Carlos. As práticas de governança e gerenciamento de serviços de ti como vetor para a melhoria do desempenho empresarial: estudo de caso em uma empresa atacadista, 2014. Disponível em http://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/2649/2199. Acessado em 26 Maio 2014
WEBER, Ismael. Uma maturidade da governança de ti em relação às boas práticas estabelecidas pelo ITIL e pelo COBIT. Lajeado, 2013. Disponível em https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/359/1/Ismael%20Weber.pdf. Acessado em 26 Maio 2014
ANDRADE, Adriana; ROSSETTI, J. Paschoal. Cresce adesão às boas práticas de governança corporativa. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br/Pdf/Valor_280105.pdf. Acesso em: 01 abr. 2014.
...