RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Por: Rosely Bispo • 25/8/2020 • Relatório de pesquisa • 2.293 Palavras (10 Páginas) • 3.294 Visualizações
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
SEMESTRE 2020/01
Nome: ROSELY TEIXEIRA BISPO
Matrícula: 201701231255
- PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
INTRODUÇÃO
É por meio das pesquisas científicas que pesquisadores e demais estudiosos ampliam seus conhecimentos específicos sobre determinado assunto (DALLABONA; OLIVEIRA; RAUSCH, 2011).
O desenvolvimento da pesquisa científica em Ciências Contábeis é recente em nosso país, havendo, somente com o aumento do número de programas de mestrado e doutorado, a partir do ano 2008, o incremento das pesquisas realizadas na área contábil (SILVA; OTT, 2012).
A construção de pesquisas na graduação também é recente nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil. Em função da Resolução CNE/CES nº 10/2004, do Ministério da Educação, muitos cursos de Ciências Contábeis incluíram em seu currículo a exigência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual poderá ser elaborado por meio de modalidades distintas, como: monografia, projeto de iniciação científica ou a realização por meio de um estágio. A resolução prevê o TCC como componente opcional da instituição. Os TCCs, conforme regras do MEC, deverão ser desenvolvidos nas modalidades de monografia e/ou projeto de iniciação científica. Para tais modalidades, prevê-se o desenvolvimento da pesquisa no ensino. Importante destacar que a pesquisa motiva a iniciativa pela busca de informações para gerar novos conhecimentos, o aperfeiçoamento investigativo, a capacidade crítica para a análise dos fenômenos estudados, dentre outros (CABERLON, 2003). Almeida, Vargas e Rausch (2011, p.3) reforçam que “o ensino e a pesquisa devem caminhar juntos, um complementando o outro, pois desta forma consegue-se obter melhores resultados nos processos de ensinar e de pesquisar”.
O objetivo proposto é identificar os fatores relacionados ao desenvolvimento da pesquisa científica por meio do Trabalho de Conclusão de Curso.
- TEMA
Entidades sem fins lucrativos.
O que são e o que as diferem.
- - CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Fundações, Organizações, Associações; entenda como funcionam e qual a diferença entre as instituições que atuam em diferentes setores a sociedade.
Quais são as atividades que as entidades sem fins lucrativos realizam e porque elas levam diferentes nomenclaturas?
A diferença entre elas são dúvidas quando utilizamos os termos instituição, entidades, associações e fundações, porem o que difere a essas nomenclaturas são apenas particularidades administrativas e jurídicas. Entretanto, algumas adaptações devem ser feitas e dizem respeito, principalmente, à nomenclatura de algumas contas a serem utilizadas.
A Constituição previu ainda diferentes nomenclaturas para as áreas da seguridade social: Na assistência social as entidades são denominadas beneficentes de assistência social e na saúde são chamadas filantrópicas sem fins lucrativos. Em 1993 foi criado o Certificado de Entidades de Fins Filantrópicos, reiterando as isenções para instituição beneficente de assistência social, educacional ou de saúde sem fins lucrativos criando a obrigação dessas entidades aplicarem a gratuidade de atendimento no percentual mínimo de 20% de sua renda bruta.
Outra diferença entre uma empresa comum e uma filantrópica são as normas contábeis; As Normas em vigor reconhecem que essas entidades são diferentes das demais e recomendam a adoção de terminologias específicas para as contas de Lucros ou Prejuízos, Capital e para a denominação da Demonstração do Resultado, com a finalidade de adequação dessas terminologias ao contexto das referidas entidades.
Entidades sem fins lucrativos, associações e fundações são instituições de natureza jurídica que tem o objetivo de realizar uma mudança social, e que as arrecadações e receitas são destinadas única e exclusivamente ao patrimônio da própria instituição, no caso, sem a finalidade de acumulação de capital/bens. Em outras palavras isto significa que empregam todo seu lucro de volta na respectiva entidade.
Terceiro Setor possuem uma grande importância para a sociedade devido as ações que auxiliam no processo de transformação da realidade de muitos cidadãos. Exercem desde atividades na área de assistência social, permitindo acesso à saúde, educação, cultura, entre outros. Além de estimular o voluntariado e atuar direta e indiretamente na geração de empregos.
- – PROBLEMA DE PESQUISA
COMO SOBREVIVE UMA ENTIDADE BENEFICENTE/FILANTROPICA?
No Brasil tem crescido o interesse e apoio a projetos e ações sociais desenvolvidos no terceiro setor, seja por pessoa física ou jurídica, em muitos casos na forma de fundações ou institutos sem fins lucrativos visando atuar em alguma atividades social (cuidar de crianças, idosos, animais; atuar com cultura, educação ou saúde ou ainda para prestar assistência social a população em situação de rua, dependentes químicos, ou pessoas com qualquer tipo de vulnerabilidade econômica e social). Percebemos que existe muita coragem, determinação e boa vontade, mas na maioria dos casos falta planejamento, noções de gestão pessoal qualificado, recursos, e principalmente informação, uma vez que na visão dos instituidores não está sendo montando um negócio comercial que precisa dar lucro, mas um negócio social que precisa dar certo. “Fazer o bem sem olhar a quem”
Distintas são as motivações que levam as pessoas a doar parte ou a integralidade de seu patrimônio numa ação de caráter filantrópico. Essas vão desde o altruísmo até a religiosidade, passando pela preocupação com o futuro do seu país e do próximo, até as razões as mais comezinhas como vaidade ou benefícios fiscais.
Na empresa que trabalho – Associação Pão de Santo Antônio – situada em Belo Horizonte/Minas Gerais, hoje com 112 funcionários, que neste ano completa 118 anos. Tenho a oportunidade de desenvolver essa pesquisa de conclusão de curso.
Ao longo desses anos não foi fácil de manter e ser o que é, uma empresa forte, auto sustentável, com renda própria e ainda consegue ajudar outras entidades mensalmente. A Associação Pão de Santo Antônio teve ao longo desses anos devotos que fizeram doações de imóveis e muitos deles foram transformados em projetos hoje funcionando como pré-escola, casas lares, clinica odontológicas, toda voltada ao menos favorecido. Sabemos que somos afortunados por isso e que muitas entidades de Minas Gerais mal conseguem pagar as contas essências.
...