RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL
Por: Carolina Monteiro • 11/6/2022 • Trabalho acadêmico • 912 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL
2022.1
Aluno: Carolina Barbosa Monteiro
Matrícula: 202007333551
Empresa: Deloitte Touche Tohmatsu Limited / Rua São Bento, 18 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - CEP 20090-010
Telefone: (21) 3981-0500
Site: www2.deloitte.com
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
- Processo de trabalho:
Entrei na Deloitte em outubro de 2018, como assistente júnior na área de Consultoria tributária. Em agosto de 2021, fui promovida para o cargo de Analista Pleno na área de Consultoria Tributária e trabalho diretamente com a Supervisora da área.
As principais atividades desempenhadas no meu dia a dia são o recebimento dos documentos da cartela de cliente de minha responsabilidade, a conferência e input no sistema. Além disso, sou responsável por cadastrar as regras fiscais de todos os clientes no sistema. Preciso fazer a análise das retenções e informar ao cliente quando há divergências.
Auxilio, também, a supervisora com algumas demandas com a equipe e participo / faço reuniões quando ela está ausente.
- Correlação das atividades desenvolvidas com os objetivos finais da organização:
A missão da minha empresa é ser referência na prestação de serviços na área contábil, TAX e auditoria, através da inovação, tecnologia e diversidade.
A área de Consultoria Tributária é uma das mais importantes da empresa. A minha célula é responsável pelo o começo, ou seja, pelo recebimento e escrituração dos diversos documentos enviados pelo cliente, além da análise e verificação das divergências, antes de colocar no sistema. Seguimos um cronograma, para que não haja atrasos nos pagamentose e, consequentemente, nas apurações e fechamento contábil.
- Recursos utilizados nas atividades – manuais e equipamentos:
- Notebook;
- Sistema Oracle para input dos documentos;
- Myinsight: Local onde o cliente disponibiliza as documentações;
- Outlook: para envio de e-mails interno e externos;
- Zehnk: ferramenta para mostrar todas as tarefas e prazos a cumprir de cada cliente. Lá, informamos os status das escriturações para as demais áreas;
- TSA: Local onde postamos as notas fiscais de serviços para subir para o Oracle TCT;
- Oracle TCT: Local onde visualizamos as notas fiscais de serviços, mercadorias e Ct-e, e processamos para o RI. Fazemos, também, a triagem de documentos não fiscais (Boleto, fatura, recibo);
- Oracle RI: É o local onde os lançamentos processados via TCT ficam visíveis para análise e aprovação. Após a aprovação, os lançamentos ficam disponíveis para as demais áreas.
- Resultados esperados em relação as atividades realizadas na empresa:
O resultado esperado por meus gestores são as escriturações realizadas e entregues no prazo acordado, com qualidade e que os erros sejam resolvidos e minimizados, para que as outras áreas possam dar continuidade e haja a satisfação do cliente com o serviço prestador por nós.
- Resultados alcançados:
- Escriturações finalizadas e entregue no prazo correto;
- Pagamentos efetuados nas datas de vencimento corretas;
- Fechamento contábil realizado e entregue ao cliente no prazo acordado;
- Feedback positivo do cliente e dos gestores.
- Indicadores relacionados ao desempenho profissional:
Na empresa, há reunião de feedback a cada três meses. Solicitamos, também, o Snapshot para nossos supervisores e gestores avaliarem nosso desempenho. Abaixo, segue um exemplo do indicador Snapshot.
[pic 1]
- Dificuldades encontradas X Oportunidades:
A maior dificuldade encontrada é o alto volume de trabalho e poucas pessoas para fazer.
As oportunidades de crescimento dependem da atuação do colaborador ao realizar suas atividades dentro da empresa. Temos plano de carreira, porém há muitas demissões.
- Fatores observados:
- Remuneração: salário abaixo do valor de mercado, mas com benefícios que complementam.
- Supervisão: na minha área, pela falta de pessoas para o volume de trabalho, a supervisora acaba exercendo atividades do operacional. Mas é uma excelente profissional.
- Autonomia: os colaboradores ganham autonomia se mostrarem capacidade para isso. Normalmente, solicitamos orientação da supervisora antes de responder e-mail do cliente ou de outra área quando se trata de algum problema a ser resolvido pelo time de entradas.
...