RELATÓRIOS GERENCIAIS DE ANÁLISES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Por: Julianni Nunes • 27/11/2017 • Monografia • 1.741 Palavras (7 Páginas) • 289 Visualizações
FACULDADE SUMARÉ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JULIANNI NUNES GONÇALVES COUTINHO
LUCINEIDE NASCIMENTO DA SILVA
RENAN GARCIA PACHECO
RELATÓRIOS GERENCIAIS DE ANÁLISES
DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
SÃO PAULO
2017
JULIANNI NUNES GONÇALVES COUTINHO
LUCINEIDE NASCIMENTO DA SILVA
RENAN GARCIA PACHECO
RELATÓRIOS GERENCIAIS DE ANÁLISES
DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Trabalho de conclusão de curso da Faculdade Sumaré para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da Prof. Ivanice Teles.
SÃO PAULO
2017
- Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 JUSTIFICATIVA 6
1.2 PROBLEMA 6
1.3 HIPÓTESES 7
1.4 OBJETIVOS 7
1.4.1 Objetivo Geral 7
1.4.2 Objetivo específico 7
1.5 METODOLOGIA 8
1.6 QUANTO Á NATUREZA 8
1.7 QUANTO À FORMA DE ABORDAGEM 8
1.8 QUANTO AOS OBJETIVOS 8
1.9 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS 9
INTRODUÇÃO
A apresentação dos números e a sua utilização como ferramenta de tomada de decisão, não tem sido utilizada por um grande número de gestores, devido talvez, à complexidade e a falta de profissionais que realmente saibam executar e explicar esses números. Atualmente dispõe-se de diversos métodos e sistemas para o controle patrimonial de um indivíduo, seja pessoa física ou jurídica, já podemos ver até aplicativos para utilização em celulares que comportem essa tecnologia, a fim de controlar o patrimônio pessoal. Apesar de toda a facilidade que a tecnologia nos permite hoje, onde se pode realizar uma análise contábil gerada pelo próprio sistema gerencial de uma empresa, ainda existe uma defasagem de profissionais com experiência suficiente que possam, a partir de relatórios contábeis gerados pelo sistema, montar com clareza e confiabilidade relatórios gerenciais de demonstrações contábeis, assim como a grande maioria dos gestores de empresas de pequeno e médio porte, não estão preocupados com tais relatórios e sim apenas com um detalhe de sua empresa, o crescimento do seu faturamento, esquecendo-se de olhar se o seu caixa é rentável ou se as receitas pagam seu investimento a cada mês. Felizmente, a cada dia que passa, a importância desses relatórios gerenciais fica cada vez mais clara para os gestores das empresas, independentemente do tamanho delas. Olhar para as demonstrações contábeis tem sido uma rotina que o profissional contábil tem realizado cada vez mais cedo na carreira. Antes, o que era considerado de acesso e entendimento de apenas um contador de uma empresa, hoje já se pode ver cargos de assistentes e/ou analistas que já fazem uso dessas análises, construindo assim, profissionais que tem uma abrangência de conhecimento muito mais ampla sobre a sua área de atuação. Quanto mais forem as informações mensuradas pelos gestores, maior será a possibilidade de contribuir e fornecer resultados melhores às empresas e seus sócios, fazendo com que a empresa ganhe maior espaço perante a concorrência no mercado de hoje que, a cada dia que passa, está mais apertada. Porém é preciso analisar não somente a quantidade e os valores apurados em si, como também a qualidade da informação obtida, pois informação em quantidade exagerada pode vir a se tornar inútil para o gestor, se esta não vem com qualidade, clareza e confiabilidade que deve. Às vezes, uma informação mais sucinta, direcionada para o foco da empresa é o suficiente para a tomada de decisões assertivas pelo gestor, ficando enfim, para o responsável pela área contábil, efetuar e registrar as informações mais detalhadas para assim distribuir a quem for necessário.
JUSTIFICATIVA
O motivo pela escolha do tema é a necessidade que a sociedade tem que haja profissionais com uma visão mais detalhista das demonstrações financeiras e, que saibam analisa-las da maneira correta, podendo trazer a mais verdadeira e realista situação das instituições para que se possam tomar as devidas decisões quanto ao rumo que a sociedade irá tomar no decorrer de permanência no mercado de trabalho.
PROBLEMA
Problema vive-se hoje em dia uma época onde tudo é para agora, em um mundo que exige cada vez mais qualificações e mais conhecimentos. O foco das empresas está mais voltado para a fiabilidade e qualidade das informações, assim como também, em profissionais de qualidade que saibam lidar com diversas situações que outrora não eram de sua responsabilidade.
A análise dos relatórios gerenciais das demonstrações contábeis não é uma simples regra a ser utilizada pelos profissionais de contabilidade, hoje até profissionais de outras áreas, gestores e empresários de áreas não financeiras devem conhecer e aplicar essas análises, tomando o cuidado com a legalidade que hoje é exigida, com a fiabilidade das informações e se preocupando com o desenvolvimento contínuo e rentável.
Assim, é possível extrair desse contexto as seguintes questões:
Empresários, gestores e profissionais de contabilidade têm dado a devida importância para a utilização das análises dos relatórios gerenciais das demonstrações contábeis?
...