RELEVÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES FINANCEIRAS
Por: leoneyde • 9/11/2016 • Projeto de pesquisa • 3.027 Palavras (13 Páginas) • 486 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS-CCHE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
- RELEVÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES FINANCEIRAS
LEONEIDE ALMEIDA MARTINS
- MONTEIRO-PB
- ABRIL/2016
LEONEIDE ALMEIDA MARTINS
RELEVÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES FINANCEIRAS
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Ciências contábeis da Universidade estadual da paraíba como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Pesquisa em contabilidade sob orientação do Prof. Me. Mamadou Dieng.
PROF. ME. MAMADOU DIENG
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA-UEPB
MONTEIRO 2016
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO............................................................….........
- – APRESENTAÇÃO DO TEMA……………………………..
1.2 - PROBLEMÁTICA DA PESQUISA…………… ………..
1.3 – OBJETIVOS……………………………………………….
1.3.1 – OBJETIVO GERAL………………………………………
1.3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS………………………………...
1.4- HIPÓTESE…………………………………………………….
- 1.5 JUSTIFICATIVA....................................................................…
2- REVISÃO TEÓRICA.............................................................…
2.1- AUDITORIA…………………………………….
2.1.2 - CONCEITOS E FORMAS………………
2.2 – AUDITORIA INTERNA
2.2.1 - NORMAS PARA AUDITORIA INTERNA……
2.3 – RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DE AUDITORIA INTERNA
3- METODOLOGIA......................................................................
4- CRONOGRAMA.......................................................................
5- BIBLIOGRAFIA........................................................................
6- ANEXOS..................................................................................
1-INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
Diante do cenário complexo em que se apresenta o mercado financeiro, devido sua própria expansão e também e por consequência o aumento da concorrência, as empresas ou instituições financeiras encontram adversidades em verificar a real situação tanto econômica quanto operacional das mesmas.
Com o objetivo de manterem-se inteiradas da situação e da realidade do que acontece dentro das organizações, os seus responsáveis sentem necessidade designar ou determinar pessoas ou setores capazes de identificar, ouvir e averiguar tudo o que acontece dentro da empresa e também analisar medidas adotadas em conformidade com as normas, legislação e regulamentos da própria instituição
Porém na configuração atual, as instituições tem por necessidade ter seu próprio quadro de auditores, desempenhando funções além das demonstrações contábeis,que é de verificar as relações organizacionais que interferem nas atividades operacionais , a qualidade do quadro, e sugerindo padrões e medidas de desempenho e assim a auditoria lhes fornecerá ferramentas que lhes auxiliem na adminitraçao alem de numeros, detectando falhas dos demais controles fornecendo recomendações , prestando informaçoes ,buscando a eficiencia dentro da empresa , atraves de um servico dotado de total comprotimento,com recomendacoes precisas e que resultem na antecipação de fatos que irão interferir no sucesso da empresa.
Portanto, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T 12), a auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.
1.2 PROBLEMÁTICA DA PESQUISA
Sob o enfoque de ter um controle interno mais amplo e contínuo e de eficácia é de suma importância existir dento das organizações mecanismos capazes de direcionar ou indicar alternativas viáveis num sentido mais abrangente além das questões econômicas, pois devido ao acirramento e competição mercantil é imprescindível haver norteamentos que dê conformidade aos objetivos esperados.
É fato que necessita-se manter o controle de tudo e todos em se tratando das empresas, o controle interno dá essas orientações, capazes de trazer para a organização orientações necessárias, demonstrando a real situação, subsidiados de ferramentas que auxiliam o controle interno.
Sabendo-se que tais informações são passadas a partir de dados coletados na mais alta transparência e imparcialidade possível e acompanhado de opiniões que serão de grande relevância para a organização.
Portanto essas informações trazem para as organizações melhorias e e diminuição de riscos e consequentemente a otimização de resultados positivos.
A auditoria surge como uma das possibilidades desse controle necessário e também como uma necessidade de um melhor acompanhamento das suas funcionalidades e desempenho.
Desta forma este trabalho é baseado no estudo bibliográfico de publicações de artigos e pesquisas científicas tendo em vista analisar a auditoria interna como mecanismo de controle interno, podendo destacar a seguinte questão problema:
...